O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neves, Joviane Viana Cruz, Silva, Ilaine Chaves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/925
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar fatores que levam estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), da escola pública, a terem ou não dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Expõem-se também as representações visuais e verbais que estudantes da EJA fizeram para retratar a disciplina, os desafios apontados por eles quanto ao ensino e à aprendizagem da Matemática e os métodos pedagógicos que os professores utilizam ao lecionar essa matéria. O trabalho se fundamenta nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizam-se fontes iconográficas, observação, diário de campo e entrevistas. Os resultados sinalizam que as causas mais frequentes para a rejeição da Matemática se devem à dificuldade dos estudantes em lidar com a disciplina, à falta de vinculação entre o conhecimento escolar e o cotidiano dos estudantes, às experiências negativas envolvendo essa matéria e à maneira como os professores desenvolvem suas atividades.
id SBEM_MAT-1_77928102f91357fcba8a4e415fd84937
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/925
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?Este trabalho objetiva apresentar fatores que levam estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), da escola pública, a terem ou não dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Expõem-se também as representações visuais e verbais que estudantes da EJA fizeram para retratar a disciplina, os desafios apontados por eles quanto ao ensino e à aprendizagem da Matemática e os métodos pedagógicos que os professores utilizam ao lecionar essa matéria. O trabalho se fundamenta nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizam-se fontes iconográficas, observação, diário de campo e entrevistas. Os resultados sinalizam que as causas mais frequentes para a rejeição da Matemática se devem à dificuldade dos estudantes em lidar com a disciplina, à falta de vinculação entre o conhecimento escolar e o cotidiano dos estudantes, às experiências negativas envolvendo essa matéria e à maneira como os professores desenvolvem suas atividades.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/925Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 6-222317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/925/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Sônia Maria Alves de OliveiraNeves, Joviane Viana CruzSilva, Ilaine Chaves da2022-12-23T10:54:02Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/925Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:02Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?
title O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?
spellingShingle O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?
Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira
title_short O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?
title_full O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?
title_fullStr O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?
title_full_unstemmed O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?
title_sort O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?
author Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira
author_facet Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira
Neves, Joviane Viana Cruz
Silva, Ilaine Chaves da
author_role author
author2 Neves, Joviane Viana Cruz
Silva, Ilaine Chaves da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira
Neves, Joviane Viana Cruz
Silva, Ilaine Chaves da
description Este trabalho objetiva apresentar fatores que levam estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), da escola pública, a terem ou não dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Expõem-se também as representações visuais e verbais que estudantes da EJA fizeram para retratar a disciplina, os desafios apontados por eles quanto ao ensino e à aprendizagem da Matemática e os métodos pedagógicos que os professores utilizam ao lecionar essa matéria. O trabalho se fundamenta nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizam-se fontes iconográficas, observação, diário de campo e entrevistas. Os resultados sinalizam que as causas mais frequentes para a rejeição da Matemática se devem à dificuldade dos estudantes em lidar com a disciplina, à falta de vinculação entre o conhecimento escolar e o cotidiano dos estudantes, às experiências negativas envolvendo essa matéria e à maneira como os professores desenvolvem suas atividades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/925
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/925/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 58 (2018): abr./jun.; 6-22
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129062035456