Um enfoque neuropsicológico para a Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saiani, Cláudio Fernando
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1656
Resumo: Resumindo e comentando a obra The Number Sense: how the mind creates mathematics, inédita no Brasil, o artigo procura por possíveis consequências para a prática docente, a partir das pesquisas relacionadas com aquilo que poderia ser chamado de fundamentação biológica para a Matemática. Seguindo o trajeto proposto pela obra, passa pelos seguintes temas: a matemática dos bebês, a matemática do cérebro e consequências para a educação matemática, detendo-se mais demoradamente nesse último tópico. Localiza nos animais e nos bebês uma espécie de sendo numérico inato, mais relacionado com uma percepção imediata do que com a contagem. Procura, por meio de técnicas utilizadas em medicina, mapear os circuitos cerebrais utilizados no cálculo mental, e discute a existência de um possível dom biológico para a matemática.
id SBEM_MAT-1_79bc777c5797b3b92e0898dafa02ef2c
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1656
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Um enfoque neuropsicológico para a MatemáticaResumindo e comentando a obra The Number Sense: how the mind creates mathematics, inédita no Brasil, o artigo procura por possíveis consequências para a prática docente, a partir das pesquisas relacionadas com aquilo que poderia ser chamado de fundamentação biológica para a Matemática. Seguindo o trajeto proposto pela obra, passa pelos seguintes temas: a matemática dos bebês, a matemática do cérebro e consequências para a educação matemática, detendo-se mais demoradamente nesse último tópico. Localiza nos animais e nos bebês uma espécie de sendo numérico inato, mais relacionado com uma percepção imediata do que com a contagem. Procura, por meio de técnicas utilizadas em medicina, mapear os circuitos cerebrais utilizados no cálculo mental, e discute a existência de um possível dom biológico para a matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1656Educação Matemática em Revista; NÚMERO 13 - Março 2003; 49-592317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1656/1149Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaiani, Cláudio Fernando2019-01-07T23:08:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1656Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2019-01-07T23:08:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um enfoque neuropsicológico para a Matemática
title Um enfoque neuropsicológico para a Matemática
spellingShingle Um enfoque neuropsicológico para a Matemática
Saiani, Cláudio Fernando
title_short Um enfoque neuropsicológico para a Matemática
title_full Um enfoque neuropsicológico para a Matemática
title_fullStr Um enfoque neuropsicológico para a Matemática
title_full_unstemmed Um enfoque neuropsicológico para a Matemática
title_sort Um enfoque neuropsicológico para a Matemática
author Saiani, Cláudio Fernando
author_facet Saiani, Cláudio Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saiani, Cláudio Fernando
description Resumindo e comentando a obra The Number Sense: how the mind creates mathematics, inédita no Brasil, o artigo procura por possíveis consequências para a prática docente, a partir das pesquisas relacionadas com aquilo que poderia ser chamado de fundamentação biológica para a Matemática. Seguindo o trajeto proposto pela obra, passa pelos seguintes temas: a matemática dos bebês, a matemática do cérebro e consequências para a educação matemática, detendo-se mais demoradamente nesse último tópico. Localiza nos animais e nos bebês uma espécie de sendo numérico inato, mais relacionado com uma percepção imediata do que com a contagem. Procura, por meio de técnicas utilizadas em medicina, mapear os circuitos cerebrais utilizados no cálculo mental, e discute a existência de um possível dom biológico para a matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1656
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1656/1149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; NÚMERO 13 - Março 2003; 49-59
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130277335040