Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Everaldo Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Rodrigo Ferreira, Lima, Tarcísio de Souza, do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594
Resumo: Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com professores dos Anos Iniciais durante uma oficina no III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais – III EEMAI. A oficina objetivava: (1) promover a compreensão da produção do gênero textual roteiro cinematográfico; (2) criar roteiros voltados ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais; (3) compreender como são criados os filmes de curta-metragem e; (4) elaborar um curta-metragem como produto final. O relato apresentado visa analisar os conhecimentos de conteúdo matemático, tecnológicos e pedagógicos mobilizados quando professores dos Anos Iniciais têm a oportunidade de criar roteiros e filmes de curta-metragem, pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho visa contribuir com as discussões sobre a formação dos professores dos Anos Iniciais, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir de uma proposta de criação de roteiros e filmes de curta-metragem.
id SBEM_MAT-1_84566c45fd3b25073008f2b3d7121f1d
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/594
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragemPretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com professores dos Anos Iniciais durante uma oficina no III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais – III EEMAI. A oficina objetivava: (1) promover a compreensão da produção do gênero textual roteiro cinematográfico; (2) criar roteiros voltados ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais; (3) compreender como são criados os filmes de curta-metragem e; (4) elaborar um curta-metragem como produto final. O relato apresentado visa analisar os conhecimentos de conteúdo matemático, tecnológicos e pedagógicos mobilizados quando professores dos Anos Iniciais têm a oportunidade de criar roteiros e filmes de curta-metragem, pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho visa contribuir com as discussões sobre a formação dos professores dos Anos Iniciais, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir de uma proposta de criação de roteiros e filmes de curta-metragem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 99-1082317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Everaldo GomesLima, Rodrigo FerreiraLima, Tarcísio de Souzado Nascimento, Lauriza Quina Barreto2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/594Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
title Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
spellingShingle Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
Leandro, Everaldo Gomes
title_short Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
title_full Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
title_fullStr Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
title_full_unstemmed Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
title_sort Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
author Leandro, Everaldo Gomes
author_facet Leandro, Everaldo Gomes
Lima, Rodrigo Ferreira
Lima, Tarcísio de Souza
do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
author_role author
author2 Lima, Rodrigo Ferreira
Lima, Tarcísio de Souza
do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Everaldo Gomes
Lima, Rodrigo Ferreira
Lima, Tarcísio de Souza
do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
description Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com professores dos Anos Iniciais durante uma oficina no III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais – III EEMAI. A oficina objetivava: (1) promover a compreensão da produção do gênero textual roteiro cinematográfico; (2) criar roteiros voltados ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais; (3) compreender como são criados os filmes de curta-metragem e; (4) elaborar um curta-metragem como produto final. O relato apresentado visa analisar os conhecimentos de conteúdo matemático, tecnológicos e pedagógicos mobilizados quando professores dos Anos Iniciais têm a oportunidade de criar roteiros e filmes de curta-metragem, pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho visa contribuir com as discussões sobre a formação dos professores dos Anos Iniciais, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir de uma proposta de criação de roteiros e filmes de curta-metragem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 99-108
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128596467712