Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594 |
Resumo: | Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com professores dos Anos Iniciais durante uma oficina no III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais – III EEMAI. A oficina objetivava: (1) promover a compreensão da produção do gênero textual roteiro cinematográfico; (2) criar roteiros voltados ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais; (3) compreender como são criados os filmes de curta-metragem e; (4) elaborar um curta-metragem como produto final. O relato apresentado visa analisar os conhecimentos de conteúdo matemático, tecnológicos e pedagógicos mobilizados quando professores dos Anos Iniciais têm a oportunidade de criar roteiros e filmes de curta-metragem, pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho visa contribuir com as discussões sobre a formação dos professores dos Anos Iniciais, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir de uma proposta de criação de roteiros e filmes de curta-metragem. |
id |
SBEM_MAT-1_84566c45fd3b25073008f2b3d7121f1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/594 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragemPretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com professores dos Anos Iniciais durante uma oficina no III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais – III EEMAI. A oficina objetivava: (1) promover a compreensão da produção do gênero textual roteiro cinematográfico; (2) criar roteiros voltados ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais; (3) compreender como são criados os filmes de curta-metragem e; (4) elaborar um curta-metragem como produto final. O relato apresentado visa analisar os conhecimentos de conteúdo matemático, tecnológicos e pedagógicos mobilizados quando professores dos Anos Iniciais têm a oportunidade de criar roteiros e filmes de curta-metragem, pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho visa contribuir com as discussões sobre a formação dos professores dos Anos Iniciais, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir de uma proposta de criação de roteiros e filmes de curta-metragem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 99-1082317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Everaldo GomesLima, Rodrigo FerreiraLima, Tarcísio de Souzado Nascimento, Lauriza Quina Barreto2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/594Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem |
title |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem |
spellingShingle |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem Leandro, Everaldo Gomes |
title_short |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem |
title_full |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem |
title_fullStr |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem |
title_full_unstemmed |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem |
title_sort |
Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem |
author |
Leandro, Everaldo Gomes |
author_facet |
Leandro, Everaldo Gomes Lima, Rodrigo Ferreira Lima, Tarcísio de Souza do Nascimento, Lauriza Quina Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Rodrigo Ferreira Lima, Tarcísio de Souza do Nascimento, Lauriza Quina Barreto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Everaldo Gomes Lima, Rodrigo Ferreira Lima, Tarcísio de Souza do Nascimento, Lauriza Quina Barreto |
description |
Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com professores dos Anos Iniciais durante uma oficina no III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais – III EEMAI. A oficina objetivava: (1) promover a compreensão da produção do gênero textual roteiro cinematográfico; (2) criar roteiros voltados ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais; (3) compreender como são criados os filmes de curta-metragem e; (4) elaborar um curta-metragem como produto final. O relato apresentado visa analisar os conhecimentos de conteúdo matemático, tecnológicos e pedagógicos mobilizados quando professores dos Anos Iniciais têm a oportunidade de criar roteiros e filmes de curta-metragem, pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho visa contribuir com as discussões sobre a formação dos professores dos Anos Iniciais, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir de uma proposta de criação de roteiros e filmes de curta-metragem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 99-108 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128596467712 |