A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades e as implicações pedagógicas, num contexto de formação de professores, sobre a aplicabilidade do Método de Projetos para o ensino de diversas disciplinas escolares, entre elas, a Matemática. Alguns cursos de formação continuada com foco voltado para o “Método de Projetos”, ministrados a professores, supervisores e orientadores educacionais das diferentes escolas que compõem da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, constituem o referencial empírico de discussão e reflexão deste trabalho. Analisando pressupostos e a literatura atual sobre a Pedagogia de Projetos e verificando algumas convergências desta com a proposta de Modelagem Matemática, destacam-se a sua contribuição para um ensino contextualizado e interdisciplinar. |
id |
SBEM_MAT-1_8bf592521eb8e214b1318a3eade75685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1071 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemáticaEste trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades e as implicações pedagógicas, num contexto de formação de professores, sobre a aplicabilidade do Método de Projetos para o ensino de diversas disciplinas escolares, entre elas, a Matemática. Alguns cursos de formação continuada com foco voltado para o “Método de Projetos”, ministrados a professores, supervisores e orientadores educacionais das diferentes escolas que compõem da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, constituem o referencial empírico de discussão e reflexão deste trabalho. Analisando pressupostos e a literatura atual sobre a Pedagogia de Projetos e verificando algumas convergências desta com a proposta de Modelagem Matemática, destacam-se a sua contribuição para um ensino contextualizado e interdisciplinar.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071Educação Matemática em Revista; Número 15 - Dezembro, 2003; 29-382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071/599Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBello, Samuel E. L.Bassoi, Tânia Stella2018-01-09T14:23:37Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1071Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T14:23:37Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática |
title |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática |
spellingShingle |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática Bello, Samuel E. L. |
title_short |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática |
title_full |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática |
title_fullStr |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática |
title_full_unstemmed |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática |
title_sort |
A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática |
author |
Bello, Samuel E. L. |
author_facet |
Bello, Samuel E. L. Bassoi, Tânia Stella |
author_role |
author |
author2 |
Bassoi, Tânia Stella |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bello, Samuel E. L. Bassoi, Tânia Stella |
description |
Este trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades e as implicações pedagógicas, num contexto de formação de professores, sobre a aplicabilidade do Método de Projetos para o ensino de diversas disciplinas escolares, entre elas, a Matemática. Alguns cursos de formação continuada com foco voltado para o “Método de Projetos”, ministrados a professores, supervisores e orientadores educacionais das diferentes escolas que compõem da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, constituem o referencial empírico de discussão e reflexão deste trabalho. Analisando pressupostos e a literatura atual sobre a Pedagogia de Projetos e verificando algumas convergências desta com a proposta de Modelagem Matemática, destacam-se a sua contribuição para um ensino contextualizado e interdisciplinar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071/599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 15 - Dezembro, 2003; 29-38 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129459445760 |