A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bello, Samuel E. L.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bassoi, Tânia Stella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades e as implicações pedagógicas, num contexto de formação de professores, sobre a aplicabilidade do Método de Projetos para o ensino de diversas disciplinas escolares, entre elas, a Matemática. Alguns cursos de formação continuada com foco voltado para o “Método de Projetos”, ministrados a professores, supervisores e orientadores educacionais das diferentes escolas que compõem da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, constituem o referencial empírico de discussão e reflexão deste trabalho. Analisando pressupostos e a literatura atual sobre a Pedagogia de Projetos e verificando algumas convergências desta com a proposta de Modelagem Matemática, destacam-se a sua contribuição para um ensino contextualizado e interdisciplinar.
id SBEM_MAT-1_8bf592521eb8e214b1318a3eade75685
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1071
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemáticaEste trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades e as implicações pedagógicas, num contexto de formação de professores, sobre a aplicabilidade do Método de Projetos para o ensino de diversas disciplinas escolares, entre elas, a Matemática. Alguns cursos de formação continuada com foco voltado para o “Método de Projetos”, ministrados a professores, supervisores e orientadores educacionais das diferentes escolas que compõem da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, constituem o referencial empírico de discussão e reflexão deste trabalho. Analisando pressupostos e a literatura atual sobre a Pedagogia de Projetos e verificando algumas convergências desta com a proposta de Modelagem Matemática, destacam-se a sua contribuição para um ensino contextualizado e interdisciplinar.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071Educação Matemática em Revista; Número 15 - Dezembro, 2003; 29-382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071/599Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBello, Samuel E. L.Bassoi, Tânia Stella2018-01-09T14:23:37Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1071Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T14:23:37Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
title A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
spellingShingle A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
Bello, Samuel E. L.
title_short A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
title_full A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
title_fullStr A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
title_full_unstemmed A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
title_sort A pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática
author Bello, Samuel E. L.
author_facet Bello, Samuel E. L.
Bassoi, Tânia Stella
author_role author
author2 Bassoi, Tânia Stella
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bello, Samuel E. L.
Bassoi, Tânia Stella
description Este trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades e as implicações pedagógicas, num contexto de formação de professores, sobre a aplicabilidade do Método de Projetos para o ensino de diversas disciplinas escolares, entre elas, a Matemática. Alguns cursos de formação continuada com foco voltado para o “Método de Projetos”, ministrados a professores, supervisores e orientadores educacionais das diferentes escolas que compõem da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, constituem o referencial empírico de discussão e reflexão deste trabalho. Analisando pressupostos e a literatura atual sobre a Pedagogia de Projetos e verificando algumas convergências desta com a proposta de Modelagem Matemática, destacam-se a sua contribuição para um ensino contextualizado e interdisciplinar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1071/599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 15 - Dezembro, 2003; 29-38
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129459445760