O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1086 |
Resumo: | Nossa prática docente e uma análise preliminar permitiram observar a grande dificuldade dos alunos no que se refere à aplicação do Teorema de Pitágoras como ferramenta na solução de problemas. Berté (1995) efetuou um levantamento identificando os erros mais frequentes apresentados pelos alunos na utilização do Teorema. Segundo a pesquisadora, os erros detectados seriam reflexo da ausência de problematização na abordagem do tema. Elaborou-se uma sequencia didática composta de situações-problema visando proporcionar aos alunos condições para melhor compreensão do significado do Teorema. Almejou-se com isso que eles o entendessem não como uma simples fórmula a memorizar, mas sim como ferramenta utilizável na resolução de inúmeros problemas da Geometria. As atividades constitutivas da sequência parecem ter contribuído para desenvolver nos alunos algumas capacidades, relativamente à aplicação do mesmo como ferramenta para a resolução de problemas. |
id |
SBEM_MAT-1_9391d047f3c3b6ba2fe80a263ced1ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1086 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficienteNossa prática docente e uma análise preliminar permitiram observar a grande dificuldade dos alunos no que se refere à aplicação do Teorema de Pitágoras como ferramenta na solução de problemas. Berté (1995) efetuou um levantamento identificando os erros mais frequentes apresentados pelos alunos na utilização do Teorema. Segundo a pesquisadora, os erros detectados seriam reflexo da ausência de problematização na abordagem do tema. Elaborou-se uma sequencia didática composta de situações-problema visando proporcionar aos alunos condições para melhor compreensão do significado do Teorema. Almejou-se com isso que eles o entendessem não como uma simples fórmula a memorizar, mas sim como ferramenta utilizável na resolução de inúmeros problemas da Geometria. As atividades constitutivas da sequência parecem ter contribuído para desenvolver nos alunos algumas capacidades, relativamente à aplicação do mesmo como ferramenta para a resolução de problemas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1086Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 45-532317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1086/614Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastian, Irma VerriAg Almouloud, Saddo2018-01-09T17:32:52Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1086Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T17:32:52Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente |
title |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente |
spellingShingle |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente Bastian, Irma Verri |
title_short |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente |
title_full |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente |
title_fullStr |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente |
title_full_unstemmed |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente |
title_sort |
O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente |
author |
Bastian, Irma Verri |
author_facet |
Bastian, Irma Verri Ag Almouloud, Saddo |
author_role |
author |
author2 |
Ag Almouloud, Saddo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastian, Irma Verri Ag Almouloud, Saddo |
description |
Nossa prática docente e uma análise preliminar permitiram observar a grande dificuldade dos alunos no que se refere à aplicação do Teorema de Pitágoras como ferramenta na solução de problemas. Berté (1995) efetuou um levantamento identificando os erros mais frequentes apresentados pelos alunos na utilização do Teorema. Segundo a pesquisadora, os erros detectados seriam reflexo da ausência de problematização na abordagem do tema. Elaborou-se uma sequencia didática composta de situações-problema visando proporcionar aos alunos condições para melhor compreensão do significado do Teorema. Almejou-se com isso que eles o entendessem não como uma simples fórmula a memorizar, mas sim como ferramenta utilizável na resolução de inúmeros problemas da Geometria. As atividades constitutivas da sequência parecem ter contribuído para desenvolver nos alunos algumas capacidades, relativamente à aplicação do mesmo como ferramenta para a resolução de problemas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1086 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1086/614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 45-53 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129473077248 |