Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ângelo, Cláudia Laus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rigodanzo, Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1051
Resumo: Este artigo trata de uma experiência de transposição didática de conceitos geométricos num ambiente informatizado, realizada em 2002, com alunos e professores das turmas de 7ª e 8ª séries da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tal experiência envolveu a utilização do software Cabri-Geometre II como recurso didático para o ensino de Geometria. Por meio da metodologia da pesquisa-ação pretendeu-se investigar a atuação dos professores ao utilizarem o computador na transposição didática de conceitos geométricos e a participação dos alunos no aprendizado desses conceitos. Os resultados advindos desta experiência serão o tema central deste artigo.
id SBEM_MAT-1_95e124159870a77c74dc52e8185cff09
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1051
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2Este artigo trata de uma experiência de transposição didática de conceitos geométricos num ambiente informatizado, realizada em 2002, com alunos e professores das turmas de 7ª e 8ª séries da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tal experiência envolveu a utilização do software Cabri-Geometre II como recurso didático para o ensino de Geometria. Por meio da metodologia da pesquisa-ação pretendeu-se investigar a atuação dos professores ao utilizarem o computador na transposição didática de conceitos geométricos e a participação dos alunos no aprendizado desses conceitos. Os resultados advindos desta experiência serão o tema central deste artigo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1051Educação Matemática em Revista; Número 16 - Maio, 2004; 16-242317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1051/580Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessÂngelo, Cláudia LausRigodanzo, Mauro2018-01-09T13:07:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1051Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T13:07:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2
title Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2
spellingShingle Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2
Ângelo, Cláudia Laus
title_short Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2
title_full Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2
title_fullStr Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2
title_full_unstemmed Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2
title_sort Uma experiência de transposição didática com o Cabri Geometre 2
author Ângelo, Cláudia Laus
author_facet Ângelo, Cláudia Laus
Rigodanzo, Mauro
author_role author
author2 Rigodanzo, Mauro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ângelo, Cláudia Laus
Rigodanzo, Mauro
description Este artigo trata de uma experiência de transposição didática de conceitos geométricos num ambiente informatizado, realizada em 2002, com alunos e professores das turmas de 7ª e 8ª séries da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tal experiência envolveu a utilização do software Cabri-Geometre II como recurso didático para o ensino de Geometria. Por meio da metodologia da pesquisa-ação pretendeu-se investigar a atuação dos professores ao utilizarem o computador na transposição didática de conceitos geométricos e a participação dos alunos no aprendizado desses conceitos. Os resultados advindos desta experiência serão o tema central deste artigo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1051
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1051/580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 16 - Maio, 2004; 16-24
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129442668544