Metodologia para o uso da informática na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Elizabeth Magalhães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953
Resumo: Este artigo é fruto a pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, intitulada "A informática na construção do conhecimento e a formação de professores", pela UMESP-SP, na qual se destaca a importância da metodologia do uso de informática na educação, sob o ponto de vista construcionista, concepção esta pensada por Seymour Papert a partir do construtivismo de Piaget. A construção do conhecimento, segundo Piaget, propõe uma reflexão perante as observações e atuações do indivíduo, codificadas nas suas vivências, depurando sua lógica e percepção. Para Papert (1985), essa construção se concebe pela participação de um instrumento, o computador, mediado intencionalmente para este fim, o de construir conhecimento. Nesse foco, a prática do professor perante as tecnologias precisa ser cuidadosamente verificada, mais especificamente, o uso do computador, tanto no método como na teoria de aprendizagem, para que se proceda adequadamente à construção do conhecimento. A atuação do professor mediante o uso de meios eletrônicos requer um resgate da didática de odos os tempos, para uma adaptação ao contexto atual, em que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares enquanto mecanismo importante ao processo de educar, compreender e aprender. A metodologia aqui proposta é flexível privilegiada pela trajetória do pensamento e pela prática educativa, sempre na concepção de construção do conhecimento a partir da interatividade do aluno com o objeto de estudo e da mediação do professor com suas propostas pedagógicas adequadas ao processo.
id SBEM_MAT-1_a0b3fa6864419866c789e184336526da
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/953
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Metodologia para o uso da informática na EducaçãoEste artigo é fruto a pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, intitulada "A informática na construção do conhecimento e a formação de professores", pela UMESP-SP, na qual se destaca a importância da metodologia do uso de informática na educação, sob o ponto de vista construcionista, concepção esta pensada por Seymour Papert a partir do construtivismo de Piaget. A construção do conhecimento, segundo Piaget, propõe uma reflexão perante as observações e atuações do indivíduo, codificadas nas suas vivências, depurando sua lógica e percepção. Para Papert (1985), essa construção se concebe pela participação de um instrumento, o computador, mediado intencionalmente para este fim, o de construir conhecimento. Nesse foco, a prática do professor perante as tecnologias precisa ser cuidadosamente verificada, mais especificamente, o uso do computador, tanto no método como na teoria de aprendizagem, para que se proceda adequadamente à construção do conhecimento. A atuação do professor mediante o uso de meios eletrônicos requer um resgate da didática de odos os tempos, para uma adaptação ao contexto atual, em que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares enquanto mecanismo importante ao processo de educar, compreender e aprender. A metodologia aqui proposta é flexível privilegiada pela trajetória do pensamento e pela prática educativa, sempre na concepção de construção do conhecimento a partir da interatividade do aluno com o objeto de estudo e da mediação do professor com suas propostas pedagógicas adequadas ao processo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 57-672317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Elizabeth Magalhães2018-01-09T11:47:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/953Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:47:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para o uso da informática na Educação
title Metodologia para o uso da informática na Educação
spellingShingle Metodologia para o uso da informática na Educação
de Oliveira, Elizabeth Magalhães
title_short Metodologia para o uso da informática na Educação
title_full Metodologia para o uso da informática na Educação
title_fullStr Metodologia para o uso da informática na Educação
title_full_unstemmed Metodologia para o uso da informática na Educação
title_sort Metodologia para o uso da informática na Educação
author de Oliveira, Elizabeth Magalhães
author_facet de Oliveira, Elizabeth Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Elizabeth Magalhães
description Este artigo é fruto a pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, intitulada "A informática na construção do conhecimento e a formação de professores", pela UMESP-SP, na qual se destaca a importância da metodologia do uso de informática na educação, sob o ponto de vista construcionista, concepção esta pensada por Seymour Papert a partir do construtivismo de Piaget. A construção do conhecimento, segundo Piaget, propõe uma reflexão perante as observações e atuações do indivíduo, codificadas nas suas vivências, depurando sua lógica e percepção. Para Papert (1985), essa construção se concebe pela participação de um instrumento, o computador, mediado intencionalmente para este fim, o de construir conhecimento. Nesse foco, a prática do professor perante as tecnologias precisa ser cuidadosamente verificada, mais especificamente, o uso do computador, tanto no método como na teoria de aprendizagem, para que se proceda adequadamente à construção do conhecimento. A atuação do professor mediante o uso de meios eletrônicos requer um resgate da didática de odos os tempos, para uma adaptação ao contexto atual, em que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares enquanto mecanismo importante ao processo de educar, compreender e aprender. A metodologia aqui proposta é flexível privilegiada pela trajetória do pensamento e pela prática educativa, sempre na concepção de construção do conhecimento a partir da interatividade do aluno com o objeto de estudo e da mediação do professor com suas propostas pedagógicas adequadas ao processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 57-67
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129374511104