Metodologia para o uso da informática na Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953 |
Resumo: | Este artigo é fruto a pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, intitulada "A informática na construção do conhecimento e a formação de professores", pela UMESP-SP, na qual se destaca a importância da metodologia do uso de informática na educação, sob o ponto de vista construcionista, concepção esta pensada por Seymour Papert a partir do construtivismo de Piaget. A construção do conhecimento, segundo Piaget, propõe uma reflexão perante as observações e atuações do indivíduo, codificadas nas suas vivências, depurando sua lógica e percepção. Para Papert (1985), essa construção se concebe pela participação de um instrumento, o computador, mediado intencionalmente para este fim, o de construir conhecimento. Nesse foco, a prática do professor perante as tecnologias precisa ser cuidadosamente verificada, mais especificamente, o uso do computador, tanto no método como na teoria de aprendizagem, para que se proceda adequadamente à construção do conhecimento. A atuação do professor mediante o uso de meios eletrônicos requer um resgate da didática de odos os tempos, para uma adaptação ao contexto atual, em que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares enquanto mecanismo importante ao processo de educar, compreender e aprender. A metodologia aqui proposta é flexível privilegiada pela trajetória do pensamento e pela prática educativa, sempre na concepção de construção do conhecimento a partir da interatividade do aluno com o objeto de estudo e da mediação do professor com suas propostas pedagógicas adequadas ao processo. |
id |
SBEM_MAT-1_a0b3fa6864419866c789e184336526da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/953 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia para o uso da informática na EducaçãoEste artigo é fruto a pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, intitulada "A informática na construção do conhecimento e a formação de professores", pela UMESP-SP, na qual se destaca a importância da metodologia do uso de informática na educação, sob o ponto de vista construcionista, concepção esta pensada por Seymour Papert a partir do construtivismo de Piaget. A construção do conhecimento, segundo Piaget, propõe uma reflexão perante as observações e atuações do indivíduo, codificadas nas suas vivências, depurando sua lógica e percepção. Para Papert (1985), essa construção se concebe pela participação de um instrumento, o computador, mediado intencionalmente para este fim, o de construir conhecimento. Nesse foco, a prática do professor perante as tecnologias precisa ser cuidadosamente verificada, mais especificamente, o uso do computador, tanto no método como na teoria de aprendizagem, para que se proceda adequadamente à construção do conhecimento. A atuação do professor mediante o uso de meios eletrônicos requer um resgate da didática de odos os tempos, para uma adaptação ao contexto atual, em que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares enquanto mecanismo importante ao processo de educar, compreender e aprender. A metodologia aqui proposta é flexível privilegiada pela trajetória do pensamento e pela prática educativa, sempre na concepção de construção do conhecimento a partir da interatividade do aluno com o objeto de estudo e da mediação do professor com suas propostas pedagógicas adequadas ao processo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 57-672317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Elizabeth Magalhães2018-01-09T11:47:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/953Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:47:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia para o uso da informática na Educação |
title |
Metodologia para o uso da informática na Educação |
spellingShingle |
Metodologia para o uso da informática na Educação de Oliveira, Elizabeth Magalhães |
title_short |
Metodologia para o uso da informática na Educação |
title_full |
Metodologia para o uso da informática na Educação |
title_fullStr |
Metodologia para o uso da informática na Educação |
title_full_unstemmed |
Metodologia para o uso da informática na Educação |
title_sort |
Metodologia para o uso da informática na Educação |
author |
de Oliveira, Elizabeth Magalhães |
author_facet |
de Oliveira, Elizabeth Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Elizabeth Magalhães |
description |
Este artigo é fruto a pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, intitulada "A informática na construção do conhecimento e a formação de professores", pela UMESP-SP, na qual se destaca a importância da metodologia do uso de informática na educação, sob o ponto de vista construcionista, concepção esta pensada por Seymour Papert a partir do construtivismo de Piaget. A construção do conhecimento, segundo Piaget, propõe uma reflexão perante as observações e atuações do indivíduo, codificadas nas suas vivências, depurando sua lógica e percepção. Para Papert (1985), essa construção se concebe pela participação de um instrumento, o computador, mediado intencionalmente para este fim, o de construir conhecimento. Nesse foco, a prática do professor perante as tecnologias precisa ser cuidadosamente verificada, mais especificamente, o uso do computador, tanto no método como na teoria de aprendizagem, para que se proceda adequadamente à construção do conhecimento. A atuação do professor mediante o uso de meios eletrônicos requer um resgate da didática de odos os tempos, para uma adaptação ao contexto atual, em que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares enquanto mecanismo importante ao processo de educar, compreender e aprender. A metodologia aqui proposta é flexível privilegiada pela trajetória do pensamento e pela prática educativa, sempre na concepção de construção do conhecimento a partir da interatividade do aluno com o objeto de estudo e da mediação do professor com suas propostas pedagógicas adequadas ao processo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 57-67 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129374511104 |