Aspectos de Insubordinação Criativa em Etnomodelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milton
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Orey, Daniel Clark
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1044
Resumo: A aplicação dos métodos de modelagem tem sentido para os pesquisadores e educadores quando esses profissionais examinam os padrões matemáticos desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. Atualmente, um dilema importante na educação matemática é a sua tendência contra uma orientação local em seu paradigma de pesquisa. A busca de metodologias inovadoras como a etnomodelagem é necessária para registrar as formas históricas das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas em diversos contextos culturais. Contudo, a etnomodelagem não é uma tentativa de substituir a matemática acadêmica globalizada, mas é necessário reconhecer a existência de conhecimento matemático local no currículo escolar. A insubordinação desencadeada pela etnomodelagem é criativa e evoca um distúrbio que causa uma revisão das regras e regulamentos no processo de modelagem matemática. Esse processo desencadeia um debate sobre a natureza da matemática em relação à cultura ao propor um diálogo entre as abordagens local e global de uma maneira dialógica.
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