Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Costa, Leila Pessôa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freire de Paula, Enio, Durão Ferreira, Lúcia de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081
Resumo: Este relato objetiva apresentar a constituição, as características, dinâmicas de trabalho e reflexões da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAc) no decorrer das ações junto aos Planos de Ação (PAs), submetidos ao Programa de Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM – FormAção), no período 2020-2021. A análise interpretativa foi realizada a partir de documentos como editais, planos de ação, relatórios e observações/acompanhamento das formações.  Constatamos a importância da CAAc a partir da sua constituição, com representatividade regional e investigativa, da dinâmica de trabalho adotada com produção de documentos, do acompanhamento particularizado dos PAs e das reflexões realizadas. Em particular para os docentes deste nível de ensino, carentes de ações formativas no campo da Educação Matemática, sugere-se que a SBEM avalie a possibilidade de tornar o FomAção uma iniciativa regular, sempre com acompanhamentos de pesquisadores(as) da SBEM.
id SBEM_MAT-1_c0ed048d29f048ccf4c441881de2bc5a
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/3081
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos IniciaisEste relato objetiva apresentar a constituição, as características, dinâmicas de trabalho e reflexões da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAc) no decorrer das ações junto aos Planos de Ação (PAs), submetidos ao Programa de Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM – FormAção), no período 2020-2021. A análise interpretativa foi realizada a partir de documentos como editais, planos de ação, relatórios e observações/acompanhamento das formações.  Constatamos a importância da CAAc a partir da sua constituição, com representatividade regional e investigativa, da dinâmica de trabalho adotada com produção de documentos, do acompanhamento particularizado dos PAs e das reflexões realizadas. Em particular para os docentes deste nível de ensino, carentes de ações formativas no campo da Educação Matemática, sugere-se que a SBEM avalie a possibilidade de tornar o FomAção uma iniciativa regular, sempre com acompanhamentos de pesquisadores(as) da SBEM.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 5-142317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081/2140Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Costa, Leila PessôaFreire de Paula, Enio Durão Ferreira, Lúcia de Fátima 2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3081Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
title Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
spellingShingle Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
Da Costa, Leila Pessôa
title_short Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
title_full Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
title_fullStr Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
title_full_unstemmed Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
title_sort Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
author Da Costa, Leila Pessôa
author_facet Da Costa, Leila Pessôa
Freire de Paula, Enio
Durão Ferreira, Lúcia de Fátima
author_role author
author2 Freire de Paula, Enio
Durão Ferreira, Lúcia de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Costa, Leila Pessôa
Freire de Paula, Enio
Durão Ferreira, Lúcia de Fátima
description Este relato objetiva apresentar a constituição, as características, dinâmicas de trabalho e reflexões da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAc) no decorrer das ações junto aos Planos de Ação (PAs), submetidos ao Programa de Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM – FormAção), no período 2020-2021. A análise interpretativa foi realizada a partir de documentos como editais, planos de ação, relatórios e observações/acompanhamento das formações.  Constatamos a importância da CAAc a partir da sua constituição, com representatividade regional e investigativa, da dinâmica de trabalho adotada com produção de documentos, do acompanhamento particularizado dos PAs e das reflexões realizadas. Em particular para os docentes deste nível de ensino, carentes de ações formativas no campo da Educação Matemática, sugere-se que a SBEM avalie a possibilidade de tornar o FomAção uma iniciativa regular, sempre com acompanhamentos de pesquisadores(as) da SBEM.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081/2140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 5-14
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131494731776