Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081 |
Resumo: | Este relato objetiva apresentar a constituição, as características, dinâmicas de trabalho e reflexões da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAc) no decorrer das ações junto aos Planos de Ação (PAs), submetidos ao Programa de Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM – FormAção), no período 2020-2021. A análise interpretativa foi realizada a partir de documentos como editais, planos de ação, relatórios e observações/acompanhamento das formações. Constatamos a importância da CAAc a partir da sua constituição, com representatividade regional e investigativa, da dinâmica de trabalho adotada com produção de documentos, do acompanhamento particularizado dos PAs e das reflexões realizadas. Em particular para os docentes deste nível de ensino, carentes de ações formativas no campo da Educação Matemática, sugere-se que a SBEM avalie a possibilidade de tornar o FomAção uma iniciativa regular, sempre com acompanhamentos de pesquisadores(as) da SBEM. |
id |
SBEM_MAT-1_c0ed048d29f048ccf4c441881de2bc5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/3081 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos IniciaisEste relato objetiva apresentar a constituição, as características, dinâmicas de trabalho e reflexões da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAc) no decorrer das ações junto aos Planos de Ação (PAs), submetidos ao Programa de Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM – FormAção), no período 2020-2021. A análise interpretativa foi realizada a partir de documentos como editais, planos de ação, relatórios e observações/acompanhamento das formações. Constatamos a importância da CAAc a partir da sua constituição, com representatividade regional e investigativa, da dinâmica de trabalho adotada com produção de documentos, do acompanhamento particularizado dos PAs e das reflexões realizadas. Em particular para os docentes deste nível de ensino, carentes de ações formativas no campo da Educação Matemática, sugere-se que a SBEM avalie a possibilidade de tornar o FomAção uma iniciativa regular, sempre com acompanhamentos de pesquisadores(as) da SBEM.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 5-142317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081/2140Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Costa, Leila PessôaFreire de Paula, Enio Durão Ferreira, Lúcia de Fátima 2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3081Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais |
title |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais |
spellingShingle |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais Da Costa, Leila Pessôa |
title_short |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais |
title_full |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais |
title_fullStr |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais |
title_full_unstemmed |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais |
title_sort |
Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais |
author |
Da Costa, Leila Pessôa |
author_facet |
Da Costa, Leila Pessôa Freire de Paula, Enio Durão Ferreira, Lúcia de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Freire de Paula, Enio Durão Ferreira, Lúcia de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Costa, Leila Pessôa Freire de Paula, Enio Durão Ferreira, Lúcia de Fátima |
description |
Este relato objetiva apresentar a constituição, as características, dinâmicas de trabalho e reflexões da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAc) no decorrer das ações junto aos Planos de Ação (PAs), submetidos ao Programa de Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM – FormAção), no período 2020-2021. A análise interpretativa foi realizada a partir de documentos como editais, planos de ação, relatórios e observações/acompanhamento das formações. Constatamos a importância da CAAc a partir da sua constituição, com representatividade regional e investigativa, da dinâmica de trabalho adotada com produção de documentos, do acompanhamento particularizado dos PAs e das reflexões realizadas. Em particular para os docentes deste nível de ensino, carentes de ações formativas no campo da Educação Matemática, sugere-se que a SBEM avalie a possibilidade de tornar o FomAção uma iniciativa regular, sempre com acompanhamentos de pesquisadores(as) da SBEM. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081/2140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 5-14 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131494731776 |