A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/997 |
Resumo: | Este artigo descreve o ensino da Geometria nas escolas do Ensino Fundamental em Petrolina – PE, destacando a formação de professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental (Magistério – Lei 5.692/71). A pesquisa foi realizada numa abordagem descritiva com intervenção em três escolas públicas da Rede Estadual de Pernambuco, na qual buscamos entender a realidade, por meio da análise dos dados, no período de 1992 a 2002, de modo a identificar as relações estabelecidas pelos professores no que se refere às propostas curriculares, ao planejamento a à prática pedagógica. Os dados coletados permitiram perceber que a Geometria não era dada a mesma importância que aos outros campos da Matemática, sendo esta trabalhada de maneira assistemática, não existindo uma sintonia entre as propostas curriculares, o livro didático e a prática do professor. Nosso estudo indica, ainda, a avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) como positiva, pois ela despertou nos professores a importância do ensino e da aprendizagem da Geometria; além disso, eles reconhecem suas dificuldades; têm consciência das marcas deixadas pelo ensino tradicional; demostram vontade de aprender, de trocar experiências com seus colegas e, acima de tudo, declaram ter prazer em ensinar. |
id |
SBEM_MAT-1_c18a61ce0f44c55d02f19529e306128a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/997 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A geometria nas séries iniciais do Ensino FundamentalEste artigo descreve o ensino da Geometria nas escolas do Ensino Fundamental em Petrolina – PE, destacando a formação de professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental (Magistério – Lei 5.692/71). A pesquisa foi realizada numa abordagem descritiva com intervenção em três escolas públicas da Rede Estadual de Pernambuco, na qual buscamos entender a realidade, por meio da análise dos dados, no período de 1992 a 2002, de modo a identificar as relações estabelecidas pelos professores no que se refere às propostas curriculares, ao planejamento a à prática pedagógica. Os dados coletados permitiram perceber que a Geometria não era dada a mesma importância que aos outros campos da Matemática, sendo esta trabalhada de maneira assistemática, não existindo uma sintonia entre as propostas curriculares, o livro didático e a prática do professor. Nosso estudo indica, ainda, a avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) como positiva, pois ela despertou nos professores a importância do ensino e da aprendizagem da Geometria; além disso, eles reconhecem suas dificuldades; têm consciência das marcas deixadas pelo ensino tradicional; demostram vontade de aprender, de trocar experiências com seus colegas e, acima de tudo, declaram ter prazer em ensinar.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/997Educação Matemática em Revista; Número 20-21 - Dezembro 2006; 30-382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/997/555Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Edna Cavalcanti Novaes2018-01-09T11:48:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/997Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:48:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
title |
A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental Gonçalves, Edna Cavalcanti Novaes |
title_short |
A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Gonçalves, Edna Cavalcanti Novaes |
author_facet |
Gonçalves, Edna Cavalcanti Novaes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Edna Cavalcanti Novaes |
description |
Este artigo descreve o ensino da Geometria nas escolas do Ensino Fundamental em Petrolina – PE, destacando a formação de professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental (Magistério – Lei 5.692/71). A pesquisa foi realizada numa abordagem descritiva com intervenção em três escolas públicas da Rede Estadual de Pernambuco, na qual buscamos entender a realidade, por meio da análise dos dados, no período de 1992 a 2002, de modo a identificar as relações estabelecidas pelos professores no que se refere às propostas curriculares, ao planejamento a à prática pedagógica. Os dados coletados permitiram perceber que a Geometria não era dada a mesma importância que aos outros campos da Matemática, sendo esta trabalhada de maneira assistemática, não existindo uma sintonia entre as propostas curriculares, o livro didático e a prática do professor. Nosso estudo indica, ainda, a avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) como positiva, pois ela despertou nos professores a importância do ensino e da aprendizagem da Geometria; além disso, eles reconhecem suas dificuldades; têm consciência das marcas deixadas pelo ensino tradicional; demostram vontade de aprender, de trocar experiências com seus colegas e, acima de tudo, declaram ter prazer em ensinar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/997 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/997/555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 20-21 - Dezembro 2006; 30-38 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129411211264 |