A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nilton Cezar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Luciano Duarte, Rodrigues, Márcio Urel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820
Resumo: Este trabalho buscou evidenciar aspectos relacionados ao processo de avaliação, ocorridos durante uma investigação em sala de aula, do primeiro autor deste artigo, promovidos pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa investigação foi desenvolvida em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. A pesquisa inicial teve como objetivo discutir as contribuições que a disciplina Álgebra II (em que se trabalham as teorias de Grupos, Anéis e Corpos, dentre outras) poderia dar à formação inicial de professores de Matemática. No presente trabalho, com a ajuda de dois outros pesquisadores, segundo e terceiro autores deste, os dados coletados foram retomados para uma nova análise, desta vez, com este novo propósito – uma discussão dos aspectos de avaliação evidenciados, levando-se em consideração alguns princípios e conceitos pré-estabelecidos e a metodologia de ensino utilizada durante a coleta dos dados.
id SBEM_MAT-1_c7c7f691dd9fd91ccee89b40a8739683
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/820
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de ProblemasResolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática.Este trabalho buscou evidenciar aspectos relacionados ao processo de avaliação, ocorridos durante uma investigação em sala de aula, do primeiro autor deste artigo, promovidos pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa investigação foi desenvolvida em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. A pesquisa inicial teve como objetivo discutir as contribuições que a disciplina Álgebra II (em que se trabalham as teorias de Grupos, Anéis e Corpos, dentre outras) poderia dar à formação inicial de professores de Matemática. No presente trabalho, com a ajuda de dois outros pesquisadores, segundo e terceiro autores deste, os dados coletados foram retomados para uma nova análise, desta vez, com este novo propósito – uma discussão dos aspectos de avaliação evidenciados, levando-se em consideração alguns princípios e conceitos pré-estabelecidos e a metodologia de ensino utilizada durante a coleta dos dados.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 319-3332317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Nilton CezarSilva, Luciano DuarteRodrigues, Márcio Urel2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/820Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
title A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
spellingShingle A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
Ferreira, Nilton Cezar
Resolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática.
title_short A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
title_full A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
title_fullStr A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
title_full_unstemmed A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
title_sort A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
author Ferreira, Nilton Cezar
author_facet Ferreira, Nilton Cezar
Silva, Luciano Duarte
Rodrigues, Márcio Urel
author_role author
author2 Silva, Luciano Duarte
Rodrigues, Márcio Urel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nilton Cezar
Silva, Luciano Duarte
Rodrigues, Márcio Urel
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática.
topic Resolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática.
description Este trabalho buscou evidenciar aspectos relacionados ao processo de avaliação, ocorridos durante uma investigação em sala de aula, do primeiro autor deste artigo, promovidos pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa investigação foi desenvolvida em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. A pesquisa inicial teve como objetivo discutir as contribuições que a disciplina Álgebra II (em que se trabalham as teorias de Grupos, Anéis e Corpos, dentre outras) poderia dar à formação inicial de professores de Matemática. No presente trabalho, com a ajuda de dois outros pesquisadores, segundo e terceiro autores deste, os dados coletados foram retomados para uma nova análise, desta vez, com este novo propósito – uma discussão dos aspectos de avaliação evidenciados, levando-se em consideração alguns princípios e conceitos pré-estabelecidos e a metodologia de ensino utilizada durante a coleta dos dados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 319-333
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129017995265