A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820 |
Resumo: | Este trabalho buscou evidenciar aspectos relacionados ao processo de avaliação, ocorridos durante uma investigação em sala de aula, do primeiro autor deste artigo, promovidos pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa investigação foi desenvolvida em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. A pesquisa inicial teve como objetivo discutir as contribuições que a disciplina Álgebra II (em que se trabalham as teorias de Grupos, Anéis e Corpos, dentre outras) poderia dar à formação inicial de professores de Matemática. No presente trabalho, com a ajuda de dois outros pesquisadores, segundo e terceiro autores deste, os dados coletados foram retomados para uma nova análise, desta vez, com este novo propósito – uma discussão dos aspectos de avaliação evidenciados, levando-se em consideração alguns princípios e conceitos pré-estabelecidos e a metodologia de ensino utilizada durante a coleta dos dados. |
id |
SBEM_MAT-1_c7c7f691dd9fd91ccee89b40a8739683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/820 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de ProblemasResolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática.Este trabalho buscou evidenciar aspectos relacionados ao processo de avaliação, ocorridos durante uma investigação em sala de aula, do primeiro autor deste artigo, promovidos pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa investigação foi desenvolvida em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. A pesquisa inicial teve como objetivo discutir as contribuições que a disciplina Álgebra II (em que se trabalham as teorias de Grupos, Anéis e Corpos, dentre outras) poderia dar à formação inicial de professores de Matemática. No presente trabalho, com a ajuda de dois outros pesquisadores, segundo e terceiro autores deste, os dados coletados foram retomados para uma nova análise, desta vez, com este novo propósito – uma discussão dos aspectos de avaliação evidenciados, levando-se em consideração alguns princípios e conceitos pré-estabelecidos e a metodologia de ensino utilizada durante a coleta dos dados.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 319-3332317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Nilton CezarSilva, Luciano DuarteRodrigues, Márcio Urel2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/820Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas |
title |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas |
spellingShingle |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas Ferreira, Nilton Cezar Resolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática. |
title_short |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas |
title_full |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas |
title_fullStr |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas |
title_full_unstemmed |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas |
title_sort |
A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas |
author |
Ferreira, Nilton Cezar |
author_facet |
Ferreira, Nilton Cezar Silva, Luciano Duarte Rodrigues, Márcio Urel |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciano Duarte Rodrigues, Márcio Urel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Nilton Cezar Silva, Luciano Duarte Rodrigues, Márcio Urel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática. |
topic |
Resolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática. |
description |
Este trabalho buscou evidenciar aspectos relacionados ao processo de avaliação, ocorridos durante uma investigação em sala de aula, do primeiro autor deste artigo, promovidos pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa investigação foi desenvolvida em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. A pesquisa inicial teve como objetivo discutir as contribuições que a disciplina Álgebra II (em que se trabalham as teorias de Grupos, Anéis e Corpos, dentre outras) poderia dar à formação inicial de professores de Matemática. No presente trabalho, com a ajuda de dois outros pesquisadores, segundo e terceiro autores deste, os dados coletados foram retomados para uma nova análise, desta vez, com este novo propósito – uma discussão dos aspectos de avaliação evidenciados, levando-se em consideração alguns princípios e conceitos pré-estabelecidos e a metodologia de ensino utilizada durante a coleta dos dados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 319-333 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129017995265 |