Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/807 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se uma discussão no campo teórico sobre a possibilidade da utilização dos cenários para investigação como ferramenta de avaliação. Nesse sentido, são contrastadas formas de se conceber o ensino e a avaliação em matemática. Procura-se enfatizar a relação do modelo ora hegemônico de avaliação com o ensino tradicional de matemática, bem como a proposta dos cenários para investigação com uma concepção mais formativa de avaliação dentro de um ensino mais preocupado com uma formação crítica dos indivíduos. Assim, tal estratégia é percebida como um modelo de avaliação que se distancia da medida do desempenho, classificação e seleção dos alunos, onde o erro é fonte de punição e não de reflexão ou investigação por parte do professor. Espera-se que essa discussão possa fomentar espaços de reflexão sobre as práticas de ensino e sobre as práticas avaliativas de professores de Matemática. |
id |
SBEM_MAT-1_cf43fc610506045dccb149cb307b4da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/807 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussãoNeste artigo, apresenta-se uma discussão no campo teórico sobre a possibilidade da utilização dos cenários para investigação como ferramenta de avaliação. Nesse sentido, são contrastadas formas de se conceber o ensino e a avaliação em matemática. Procura-se enfatizar a relação do modelo ora hegemônico de avaliação com o ensino tradicional de matemática, bem como a proposta dos cenários para investigação com uma concepção mais formativa de avaliação dentro de um ensino mais preocupado com uma formação crítica dos indivíduos. Assim, tal estratégia é percebida como um modelo de avaliação que se distancia da medida do desempenho, classificação e seleção dos alunos, onde o erro é fonte de punição e não de reflexão ou investigação por parte do professor. Espera-se que essa discussão possa fomentar espaços de reflexão sobre as práticas de ensino e sobre as práticas avaliativas de professores de Matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/807Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 21-382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/807/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessJürgensen, Bruno Damien da Costa Paes2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/807Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão |
title |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão |
spellingShingle |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão Jürgensen, Bruno Damien da Costa Paes |
title_short |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão |
title_full |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão |
title_fullStr |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão |
title_full_unstemmed |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão |
title_sort |
Cenários Para Investigação como Ferramenta de Avaliação: uma discussão |
author |
Jürgensen, Bruno Damien da Costa Paes |
author_facet |
Jürgensen, Bruno Damien da Costa Paes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jürgensen, Bruno Damien da Costa Paes |
description |
Neste artigo, apresenta-se uma discussão no campo teórico sobre a possibilidade da utilização dos cenários para investigação como ferramenta de avaliação. Nesse sentido, são contrastadas formas de se conceber o ensino e a avaliação em matemática. Procura-se enfatizar a relação do modelo ora hegemônico de avaliação com o ensino tradicional de matemática, bem como a proposta dos cenários para investigação com uma concepção mais formativa de avaliação dentro de um ensino mais preocupado com uma formação crítica dos indivíduos. Assim, tal estratégia é percebida como um modelo de avaliação que se distancia da medida do desempenho, classificação e seleção dos alunos, onde o erro é fonte de punição e não de reflexão ou investigação por parte do professor. Espera-se que essa discussão possa fomentar espaços de reflexão sobre as práticas de ensino e sobre as práticas avaliativas de professores de Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/807 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/807/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 21-38 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129004363776 |