Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1121 |
Resumo: | Este trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, teve como objetivo realizar um mapeamento de periódicos produzidos acerca do uso da criatividade para o ensino ou aprendizagem da matemática. Para tanto, como procedimento metodológico, realizou-se um mapeamento virtual compreendendo todas as revistas da área de ensino, nacionais ou internacionais, avaliadas pela CAPES como A1. Filtrou-se todas aquelas que permitiram acesso virtual livre, pela plataforma digital, aos seus volumes. Assim, conseguiu-se localizar sete artigos que atenderam ou se aproximaram da área de interesse. Por fim, após análise, foram relacionados seus conteúdos com a proposta da Criatividade em Matemática estudada, na perspectiva defendida por Isabel Vale e Hercule Gontijo, concluindo sobre a convergência dessa temática para elementos que remetem à flexibilidade e à originalidade do pensamento ou ato criativo. |
id |
SBEM_MAT-1_d11d1bad983d11d875dd4c1faec903c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1121 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticosEste trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, teve como objetivo realizar um mapeamento de periódicos produzidos acerca do uso da criatividade para o ensino ou aprendizagem da matemática. Para tanto, como procedimento metodológico, realizou-se um mapeamento virtual compreendendo todas as revistas da área de ensino, nacionais ou internacionais, avaliadas pela CAPES como A1. Filtrou-se todas aquelas que permitiram acesso virtual livre, pela plataforma digital, aos seus volumes. Assim, conseguiu-se localizar sete artigos que atenderam ou se aproximaram da área de interesse. Por fim, após análise, foram relacionados seus conteúdos com a proposta da Criatividade em Matemática estudada, na perspectiva defendida por Isabel Vale e Hercule Gontijo, concluindo sobre a convergência dessa temática para elementos que remetem à flexibilidade e à originalidade do pensamento ou ato criativo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/112110.37001/emr.v0i0.1121Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 73-902317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1121/2004Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta dos Santos, Marcus ViníciusSantana, Eurivalda Ribeiro dos Santos2022-12-21T18:40:46Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1121Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:40:46Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos |
title |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos |
spellingShingle |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos Costa dos Santos, Marcus Vinícius |
title_short |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos |
title_full |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos |
title_fullStr |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos |
title_full_unstemmed |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos |
title_sort |
Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos |
author |
Costa dos Santos, Marcus Vinícius |
author_facet |
Costa dos Santos, Marcus Vinícius Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa dos Santos, Marcus Vinícius Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos |
description |
Este trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, teve como objetivo realizar um mapeamento de periódicos produzidos acerca do uso da criatividade para o ensino ou aprendizagem da matemática. Para tanto, como procedimento metodológico, realizou-se um mapeamento virtual compreendendo todas as revistas da área de ensino, nacionais ou internacionais, avaliadas pela CAPES como A1. Filtrou-se todas aquelas que permitiram acesso virtual livre, pela plataforma digital, aos seus volumes. Assim, conseguiu-se localizar sete artigos que atenderam ou se aproximaram da área de interesse. Por fim, após análise, foram relacionados seus conteúdos com a proposta da Criatividade em Matemática estudada, na perspectiva defendida por Isabel Vale e Hercule Gontijo, concluindo sobre a convergência dessa temática para elementos que remetem à flexibilidade e à originalidade do pensamento ou ato criativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1121 10.37001/emr.v0i0.1121 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1121 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v0i0.1121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1121/2004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 73-90 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129850564608 |