História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Celso Pessanha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Giraffa, Lucia Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/20
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa que propõe a utilização pedagógica da evolução tecnológica das ferramentas utilizadasno ensino de Geometria. A proposta é resultado de uma revisão bibliográfica, que teve por objetivo pesquisar elementos históricos douso de instrumentos de medição que pudessem servir para a elaboração de um conjunto de aulas, que foi planejado a partir dos instrumentoselencados no texto. São apresentados desde instrumentos geométricos da Antiguidade até softwares educacionais (SE) que sãousados atualmente nas instituições de ensino.
id SBEM_MAT-1_d6d2a7b20fa1e7f23e8ccc5adaa88a76
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/20
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.Este trabalho apresenta uma pesquisa que propõe a utilização pedagógica da evolução tecnológica das ferramentas utilizadasno ensino de Geometria. A proposta é resultado de uma revisão bibliográfica, que teve por objetivo pesquisar elementos históricos douso de instrumentos de medição que pudessem servir para a elaboração de um conjunto de aulas, que foi planejado a partir dos instrumentoselencados no texto. São apresentados desde instrumentos geométricos da Antiguidade até softwares educacionais (SE) que sãousados atualmente nas instituições de ensino.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/20Educação Matemática em Revista; Número 27 - Agosto, 2009; 10-152317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/20/19Machado, Celso PessanhaGiraffa, Lucia Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/20Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.
title História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.
spellingShingle História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.
Machado, Celso Pessanha
title_short História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.
title_full História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.
title_fullStr História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.
title_full_unstemmed História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.
title_sort História das ferramentas para ensino de Geometria: da corda com 12 nós aos softwares educacionais.
author Machado, Celso Pessanha
author_facet Machado, Celso Pessanha
Giraffa, Lucia Maria Martins
author_role author
author2 Giraffa, Lucia Maria Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Celso Pessanha
Giraffa, Lucia Maria Martins
description Este trabalho apresenta uma pesquisa que propõe a utilização pedagógica da evolução tecnológica das ferramentas utilizadasno ensino de Geometria. A proposta é resultado de uma revisão bibliográfica, que teve por objetivo pesquisar elementos históricos douso de instrumentos de medição que pudessem servir para a elaboração de um conjunto de aulas, que foi planejado a partir dos instrumentoselencados no texto. São apresentados desde instrumentos geométricos da Antiguidade até softwares educacionais (SE) que sãousados atualmente nas instituições de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/20
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/20/19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 27 - Agosto, 2009; 10-15
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127812132864