Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102 |
Resumo: | A educação matemática, na sua relação com a sociedade, tecnologias e outros campos de saber, tem revelado grande complexidade de natureza sócio-cultural no processo de seu ensino e aprendizagem, sobretudo, em torno das interações sociais e aspectos discursivos decorrentes entre professores e alunos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre alguns aspectos interativos e discursivos observados entre fevereiro e abril de 2000 durante as aulas de duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de São Paulo. Durante 35 horas as docentes foram acompanhadas através de observação participante revelando traços de suas relações pedagógicas bastante significativos para o ensino e aprendizagem da matemática. |
id |
SBEM_MAT-1_d7a2c0661563f24573aecfdffa08dae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1102 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçãA educação matemática, na sua relação com a sociedade, tecnologias e outros campos de saber, tem revelado grande complexidade de natureza sócio-cultural no processo de seu ensino e aprendizagem, sobretudo, em torno das interações sociais e aspectos discursivos decorrentes entre professores e alunos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre alguns aspectos interativos e discursivos observados entre fevereiro e abril de 2000 durante as aulas de duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de São Paulo. Durante 35 horas as docentes foram acompanhadas através de observação participante revelando traços de suas relações pedagógicas bastante significativos para o ensino e aprendizagem da matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102Educação Matemática em Revista; Número 12 - Junho, 2002; 46-542317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102/629Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Claudino RodriguesGurgel, Célia Margutti do Amaral2018-01-11T22:43:41Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1102Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-11T22:43:41Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã |
title |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã |
spellingShingle |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã Filho, Claudino Rodrigues |
title_short |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã |
title_full |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã |
title_fullStr |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã |
title_full_unstemmed |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã |
title_sort |
Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã |
author |
Filho, Claudino Rodrigues |
author_facet |
Filho, Claudino Rodrigues Gurgel, Célia Margutti do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Gurgel, Célia Margutti do Amaral |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Claudino Rodrigues Gurgel, Célia Margutti do Amaral |
description |
A educação matemática, na sua relação com a sociedade, tecnologias e outros campos de saber, tem revelado grande complexidade de natureza sócio-cultural no processo de seu ensino e aprendizagem, sobretudo, em torno das interações sociais e aspectos discursivos decorrentes entre professores e alunos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre alguns aspectos interativos e discursivos observados entre fevereiro e abril de 2000 durante as aulas de duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de São Paulo. Durante 35 horas as docentes foram acompanhadas através de observação participante revelando traços de suas relações pedagógicas bastante significativos para o ensino e aprendizagem da matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102/629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 12 - Junho, 2002; 46-54 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129839030272 |