Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Claudino Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gurgel, Célia Margutti do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102
Resumo: A educação matemática, na sua relação com a sociedade, tecnologias e outros campos de saber, tem revelado grande complexidade de natureza sócio-cultural no processo de seu ensino e aprendizagem, sobretudo, em torno das interações sociais e aspectos discursivos decorrentes entre professores e alunos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre alguns aspectos interativos e discursivos observados entre fevereiro e abril de 2000 durante as aulas de duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de São Paulo. Durante 35 horas as docentes foram acompanhadas através de observação participante revelando traços de suas relações pedagógicas bastante significativos para o ensino e aprendizagem da matemática.
id SBEM_MAT-1_d7a2c0661563f24573aecfdffa08dae5
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1102
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçãA educação matemática, na sua relação com a sociedade, tecnologias e outros campos de saber, tem revelado grande complexidade de natureza sócio-cultural no processo de seu ensino e aprendizagem, sobretudo, em torno das interações sociais e aspectos discursivos decorrentes entre professores e alunos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre alguns aspectos interativos e discursivos observados entre fevereiro e abril de 2000 durante as aulas de duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de São Paulo. Durante 35 horas as docentes foram acompanhadas através de observação participante revelando traços de suas relações pedagógicas bastante significativos para o ensino e aprendizagem da matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102Educação Matemática em Revista; Número 12 - Junho, 2002; 46-542317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102/629Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Claudino RodriguesGurgel, Célia Margutti do Amaral2018-01-11T22:43:41Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1102Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-11T22:43:41Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
title Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
spellingShingle Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
Filho, Claudino Rodrigues
title_short Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
title_full Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
title_fullStr Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
title_full_unstemmed Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
title_sort Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã
author Filho, Claudino Rodrigues
author_facet Filho, Claudino Rodrigues
Gurgel, Célia Margutti do Amaral
author_role author
author2 Gurgel, Célia Margutti do Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Claudino Rodrigues
Gurgel, Célia Margutti do Amaral
description A educação matemática, na sua relação com a sociedade, tecnologias e outros campos de saber, tem revelado grande complexidade de natureza sócio-cultural no processo de seu ensino e aprendizagem, sobretudo, em torno das interações sociais e aspectos discursivos decorrentes entre professores e alunos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre alguns aspectos interativos e discursivos observados entre fevereiro e abril de 2000 durante as aulas de duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de São Paulo. Durante 35 horas as docentes foram acompanhadas através de observação participante revelando traços de suas relações pedagógicas bastante significativos para o ensino e aprendizagem da matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102/629
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 12 - Junho, 2002; 46-54
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129839030272