A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Marilene Rosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bellemain, Paula Moreira Baltar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/951
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar regularidades em uma coleção de livros didáticos, relativas à área do paralelogramo, à luz de conceitos da Didática da Matemática Francesa, mais especificamente das noções de contrato didático e variável didática. Observamos que o desenho prototípico do paralelogramo apresenta o lado de maior comprimento na posição horizontal e é "inclinado para direita". Os aspectos numéricos são enfatizados, mas há também escolhas que que favorecem a construção da noção de área como uma grandeza. O tratamento dado a fórmula da área de um paralelogramo contribui para a construção de seu significado e não se limita à aplicação mecânica. Entretanto, observamos também escolhas das quais discordamos. A predominância de certos valores de variáveis didáticas (base do paralelogramo horizontal, por exempli) e a ênfase insuficiente em questões tais como a invariância da área com relação à escolha do lado tomado como base, sobretudo nos textos referentes à sistematização pelo professor, podem provocar lacunas no conhecimento dos alunos acerca desse tema.
id SBEM_MAT-1_e00b4dad93e5f547b8401d970bb3fac3
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/951
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticasO presente estudo teve como objetivo identificar regularidades em uma coleção de livros didáticos, relativas à área do paralelogramo, à luz de conceitos da Didática da Matemática Francesa, mais especificamente das noções de contrato didático e variável didática. Observamos que o desenho prototípico do paralelogramo apresenta o lado de maior comprimento na posição horizontal e é "inclinado para direita". Os aspectos numéricos são enfatizados, mas há também escolhas que que favorecem a construção da noção de área como uma grandeza. O tratamento dado a fórmula da área de um paralelogramo contribui para a construção de seu significado e não se limita à aplicação mecânica. Entretanto, observamos também escolhas das quais discordamos. A predominância de certos valores de variáveis didáticas (base do paralelogramo horizontal, por exempli) e a ênfase insuficiente em questões tais como a invariância da área com relação à escolha do lado tomado como base, sobretudo nos textos referentes à sistematização pelo professor, podem provocar lacunas no conhecimento dos alunos acerca desse tema.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/951Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 25-422317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/951/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Marilene RosaBellemain, Paula Moreira Baltar2018-01-09T11:47:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/951Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:47:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas
title A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas
spellingShingle A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas
dos Santos, Marilene Rosa
title_short A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas
title_full A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas
title_fullStr A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas
title_full_unstemmed A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas
title_sort A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas
author dos Santos, Marilene Rosa
author_facet dos Santos, Marilene Rosa
Bellemain, Paula Moreira Baltar
author_role author
author2 Bellemain, Paula Moreira Baltar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Marilene Rosa
Bellemain, Paula Moreira Baltar
description O presente estudo teve como objetivo identificar regularidades em uma coleção de livros didáticos, relativas à área do paralelogramo, à luz de conceitos da Didática da Matemática Francesa, mais especificamente das noções de contrato didático e variável didática. Observamos que o desenho prototípico do paralelogramo apresenta o lado de maior comprimento na posição horizontal e é "inclinado para direita". Os aspectos numéricos são enfatizados, mas há também escolhas que que favorecem a construção da noção de área como uma grandeza. O tratamento dado a fórmula da área de um paralelogramo contribui para a construção de seu significado e não se limita à aplicação mecânica. Entretanto, observamos também escolhas das quais discordamos. A predominância de certos valores de variáveis didáticas (base do paralelogramo horizontal, por exempli) e a ênfase insuficiente em questões tais como a invariância da área com relação à escolha do lado tomado como base, sobretudo nos textos referentes à sistematização pelo professor, podem provocar lacunas no conhecimento dos alunos acerca desse tema.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/951
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/951/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 23 - Dezembro, 2007; 25-42
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129371365376