Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mariana Passos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Innocenti, Mariana Souza, dos Santos, Edilaine Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/565
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de aula via Resolução de Problemas, para o estudo de função do tipo exponencial e progressão geométrica, tendo como base o roteiro de aula apresentado por Allevato e Onuchic (2009). São apresentados: problemas a serem abordados e objetivos para o trabalho com os alunos, uma proposta de formalização para o conteúdo pretendido a partir de uma possível resolução, bem como sugestões de encaminhamentos para o desenvolvimento da aula. Esta proposta foi elaborada por alunas do 4º ano de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, sob a supervisão de um docente do departamento de Matemática desta mesma instituição para o trabalho com alunos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual paranaense em oficinas de Matemática realizadas como parte do estágio curricular obrigatório.
id SBEM_MAT-1_e53613500278642670b9b021a1253aea
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/565
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de ProblemasEste artigo apresenta uma proposta de aula via Resolução de Problemas, para o estudo de função do tipo exponencial e progressão geométrica, tendo como base o roteiro de aula apresentado por Allevato e Onuchic (2009). São apresentados: problemas a serem abordados e objetivos para o trabalho com os alunos, uma proposta de formalização para o conteúdo pretendido a partir de uma possível resolução, bem como sugestões de encaminhamentos para o desenvolvimento da aula. Esta proposta foi elaborada por alunas do 4º ano de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, sob a supervisão de um docente do departamento de Matemática desta mesma instituição para o trabalho com alunos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual paranaense em oficinas de Matemática realizadas como parte do estágio curricular obrigatório.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/565Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 116-1262317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/565/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Mariana PassosInnocenti, Mariana Souzados Santos, Edilaine Regina2022-12-26T15:18:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/565Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas
title Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas
spellingShingle Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas
Dias, Mariana Passos
title_short Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas
title_full Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas
title_fullStr Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas
title_full_unstemmed Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas
title_sort Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas
author Dias, Mariana Passos
author_facet Dias, Mariana Passos
Innocenti, Mariana Souza
dos Santos, Edilaine Regina
author_role author
author2 Innocenti, Mariana Souza
dos Santos, Edilaine Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Mariana Passos
Innocenti, Mariana Souza
dos Santos, Edilaine Regina
description Este artigo apresenta uma proposta de aula via Resolução de Problemas, para o estudo de função do tipo exponencial e progressão geométrica, tendo como base o roteiro de aula apresentado por Allevato e Onuchic (2009). São apresentados: problemas a serem abordados e objetivos para o trabalho com os alunos, uma proposta de formalização para o conteúdo pretendido a partir de uma possível resolução, bem como sugestões de encaminhamentos para o desenvolvimento da aula. Esta proposta foi elaborada por alunas do 4º ano de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, sob a supervisão de um docente do departamento de Matemática desta mesma instituição para o trabalho com alunos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual paranaense em oficinas de Matemática realizadas como parte do estágio curricular obrigatório.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/565
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/565/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 116-126
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128582836224