Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Caroline Mendes dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1253
Resumo: O presente texto traz a seguinte questão como discussão central: “O que é etnomatemática?” A partir dela, são apresentados diferentes entendimentos para o termo, bem como as possibilidades que surgem a partir desses entendimentos. As reflexões aqui apresentadas foram resultantes de uma pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Considerada neste texto como um programa de pesquisa que busca uma compreensão sobre as ticas de matema em distintos etnos, o entendimento que se apresenta para a etnomatemática é sustentado por uma concepção de conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras e que dialoga com os discursos pós-modernos da sociedade contemporânea.
id SBEM_MAT-1_ec270fa5d29c9b5532219dfa9ada3a70
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1253
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteirasO presente texto traz a seguinte questão como discussão central: “O que é etnomatemática?” A partir dela, são apresentados diferentes entendimentos para o termo, bem como as possibilidades que surgem a partir desses entendimentos. As reflexões aqui apresentadas foram resultantes de uma pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Considerada neste texto como um programa de pesquisa que busca uma compreensão sobre as ticas de matema em distintos etnos, o entendimento que se apresenta para a etnomatemática é sustentado por uma concepção de conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras e que dialoga com os discursos pós-modernos da sociedade contemporânea.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1253Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 30-422317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1253/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Caroline Mendes dos2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1253Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
title Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
spellingShingle Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
Passos, Caroline Mendes dos
title_short Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
title_full Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
title_fullStr Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
title_full_unstemmed Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
title_sort Etnomatemática: conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras
author Passos, Caroline Mendes dos
author_facet Passos, Caroline Mendes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Caroline Mendes dos
description O presente texto traz a seguinte questão como discussão central: “O que é etnomatemática?” A partir dela, são apresentados diferentes entendimentos para o termo, bem como as possibilidades que surgem a partir desses entendimentos. As reflexões aqui apresentadas foram resultantes de uma pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Considerada neste texto como um programa de pesquisa que busca uma compreensão sobre as ticas de matema em distintos etnos, o entendimento que se apresenta para a etnomatemática é sustentado por uma concepção de conhecimento que constrói sua existência nas fronteiras e que dialoga com os discursos pós-modernos da sociedade contemporânea.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1253
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1253/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 30-42
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129865244672