Explorando a proporcionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantarelli, Marizete Marconato
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barlette, Vânia Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084
Resumo: Através de experimentos simples de laboratório envolvendo medição e análise, são estudadas relações proporcionais entre grandezas. Foram utilizadas figuras geométricas de diferentes tamanhos e diferentes materiais, na forma de quadrados e círculos, para estabelecer relações matemáticas entre medidas experimentais de peso e um parâmetro geométrico da figura, tal como área, lado e raio. As constantes de proporcionalidade são obtidas através de ajuste linear de mínimos quadrados aos pontos experimentais. Procurou-se enfatizar a importância do conceito de proporcionalidade na construção de modelos matemáticos, a partir do reconhecimento de padrões apresentados pelos dados experimentais.
id SBEM_MAT-1_f24871c3c5018531dc6ddafc18ef80a7
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1084
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Explorando a proporcionalidadeAtravés de experimentos simples de laboratório envolvendo medição e análise, são estudadas relações proporcionais entre grandezas. Foram utilizadas figuras geométricas de diferentes tamanhos e diferentes materiais, na forma de quadrados e círculos, para estabelecer relações matemáticas entre medidas experimentais de peso e um parâmetro geométrico da figura, tal como área, lado e raio. As constantes de proporcionalidade são obtidas através de ajuste linear de mínimos quadrados aos pontos experimentais. Procurou-se enfatizar a importância do conceito de proporcionalidade na construção de modelos matemáticos, a partir do reconhecimento de padrões apresentados pelos dados experimentais.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 29-342317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084/612Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCantarelli, Marizete MarconatoBarlette, Vânia Elisabeth2018-01-09T17:32:52Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1084Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T17:32:52Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a proporcionalidade
title Explorando a proporcionalidade
spellingShingle Explorando a proporcionalidade
Cantarelli, Marizete Marconato
title_short Explorando a proporcionalidade
title_full Explorando a proporcionalidade
title_fullStr Explorando a proporcionalidade
title_full_unstemmed Explorando a proporcionalidade
title_sort Explorando a proporcionalidade
author Cantarelli, Marizete Marconato
author_facet Cantarelli, Marizete Marconato
Barlette, Vânia Elisabeth
author_role author
author2 Barlette, Vânia Elisabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantarelli, Marizete Marconato
Barlette, Vânia Elisabeth
description Através de experimentos simples de laboratório envolvendo medição e análise, são estudadas relações proporcionais entre grandezas. Foram utilizadas figuras geométricas de diferentes tamanhos e diferentes materiais, na forma de quadrados e círculos, para estabelecer relações matemáticas entre medidas experimentais de peso e um parâmetro geométrico da figura, tal como área, lado e raio. As constantes de proporcionalidade são obtidas através de ajuste linear de mínimos quadrados aos pontos experimentais. Procurou-se enfatizar a importância do conceito de proporcionalidade na construção de modelos matemáticos, a partir do reconhecimento de padrões apresentados pelos dados experimentais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084/612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 29-34
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129470980096