Explorando a proporcionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084 |
Resumo: | Através de experimentos simples de laboratório envolvendo medição e análise, são estudadas relações proporcionais entre grandezas. Foram utilizadas figuras geométricas de diferentes tamanhos e diferentes materiais, na forma de quadrados e círculos, para estabelecer relações matemáticas entre medidas experimentais de peso e um parâmetro geométrico da figura, tal como área, lado e raio. As constantes de proporcionalidade são obtidas através de ajuste linear de mínimos quadrados aos pontos experimentais. Procurou-se enfatizar a importância do conceito de proporcionalidade na construção de modelos matemáticos, a partir do reconhecimento de padrões apresentados pelos dados experimentais. |
id |
SBEM_MAT-1_f24871c3c5018531dc6ddafc18ef80a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1084 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Explorando a proporcionalidadeAtravés de experimentos simples de laboratório envolvendo medição e análise, são estudadas relações proporcionais entre grandezas. Foram utilizadas figuras geométricas de diferentes tamanhos e diferentes materiais, na forma de quadrados e círculos, para estabelecer relações matemáticas entre medidas experimentais de peso e um parâmetro geométrico da figura, tal como área, lado e raio. As constantes de proporcionalidade são obtidas através de ajuste linear de mínimos quadrados aos pontos experimentais. Procurou-se enfatizar a importância do conceito de proporcionalidade na construção de modelos matemáticos, a partir do reconhecimento de padrões apresentados pelos dados experimentais.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 29-342317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084/612Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCantarelli, Marizete MarconatoBarlette, Vânia Elisabeth2018-01-09T17:32:52Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1084Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T17:32:52Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando a proporcionalidade |
title |
Explorando a proporcionalidade |
spellingShingle |
Explorando a proporcionalidade Cantarelli, Marizete Marconato |
title_short |
Explorando a proporcionalidade |
title_full |
Explorando a proporcionalidade |
title_fullStr |
Explorando a proporcionalidade |
title_full_unstemmed |
Explorando a proporcionalidade |
title_sort |
Explorando a proporcionalidade |
author |
Cantarelli, Marizete Marconato |
author_facet |
Cantarelli, Marizete Marconato Barlette, Vânia Elisabeth |
author_role |
author |
author2 |
Barlette, Vânia Elisabeth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cantarelli, Marizete Marconato Barlette, Vânia Elisabeth |
description |
Através de experimentos simples de laboratório envolvendo medição e análise, são estudadas relações proporcionais entre grandezas. Foram utilizadas figuras geométricas de diferentes tamanhos e diferentes materiais, na forma de quadrados e círculos, para estabelecer relações matemáticas entre medidas experimentais de peso e um parâmetro geométrico da figura, tal como área, lado e raio. As constantes de proporcionalidade são obtidas através de ajuste linear de mínimos quadrados aos pontos experimentais. Procurou-se enfatizar a importância do conceito de proporcionalidade na construção de modelos matemáticos, a partir do reconhecimento de padrões apresentados pelos dados experimentais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1084/612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 14 - Agosto, 2003; 29-34 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129470980096 |