Representações gráficas: da percepção do objeto ao registro gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Neiva Ignês
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Girardello, Lisandra Zelinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1737
Resumo: Representações gráficas, como uma das formas de comunicação de ideias ou organização do pensamento, vêm sendo utilizadas desde a época do homem das cavernas. Porém, a representação em perspectiva teve seu salto qualitativo entre os séculos XIV e XVII, quando pintores, escultores e arquitetos, promoveram, por meio da arte e da matemática, a geometrização do espaço. A partir de então, as possibilidades se ampliaram e os registros das representações reais e mentais vêm sendo cada vez mais elaborados. No cotidiano da escola, a utilização de diferentes tipos de linguagem, como a escrita e a falada, a gestual e a pictórica, revela-se como uma necessidade do processo de ensino e de aprendizagem de matemática. Este texto mostra como estudantes de 5ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio representam graficamente objetos do cotidiano escolar e de outros contextos
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