O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254 |
Resumo: | Este trabalho apresenta atividades desenvolvidas no ensino de Geometria com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de uma professora supervisora do Ensino Básico, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As atividades experimentais descritas neste trabalho mostram a metodologia utili- zada para o ensino de Geometria, envolvendo material concreto. Elas podem servir como modelo de atividades para os professores interessados em dar oportunidade aos seus alunos de construírem o seu próprio conhecimento e valorizarem sua experiência, por meio da participação ativa em sala de aula; o que possibilitará aliar a teoria e a prática na resolução de situações-problema, bem como estabelecer relações entre as figuras e suas representa- ções, relacionadas à Geometria. |
id |
SBEM_MAT-1_fe5fb3f20e989f30a06bde211d7c5e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/254 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID MatemáticaGeometria. Ensino Fundamental. Atividades Experimentais.Este trabalho apresenta atividades desenvolvidas no ensino de Geometria com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de uma professora supervisora do Ensino Básico, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As atividades experimentais descritas neste trabalho mostram a metodologia utili- zada para o ensino de Geometria, envolvendo material concreto. Elas podem servir como modelo de atividades para os professores interessados em dar oportunidade aos seus alunos de construírem o seu próprio conhecimento e valorizarem sua experiência, por meio da participação ativa em sala de aula; o que possibilitará aliar a teoria e a prática na resolução de situações-problema, bem como estabelecer relações entre as figuras e suas representa- ções, relacionadas à Geometria.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 46 - 532317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254/242Ciabotti, ValériaJúnior, Ailton Paulo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/254Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática |
title |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática |
spellingShingle |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática Ciabotti, Valéria Geometria. Ensino Fundamental. Atividades Experimentais. |
title_short |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática |
title_full |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática |
title_fullStr |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática |
title_sort |
O Ensino de Geometria no 9º Ano do Ensino Fundamental a Partir de A- tividades Desenvolvidas por Professor Supervisor do PIDID Matemática |
author |
Ciabotti, Valéria |
author_facet |
Ciabotti, Valéria Júnior, Ailton Paulo de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciabotti, Valéria Júnior, Ailton Paulo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria. Ensino Fundamental. Atividades Experimentais. |
topic |
Geometria. Ensino Fundamental. Atividades Experimentais. |
description |
Este trabalho apresenta atividades desenvolvidas no ensino de Geometria com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, de uma professora supervisora do Ensino Básico, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As atividades experimentais descritas neste trabalho mostram a metodologia utili- zada para o ensino de Geometria, envolvendo material concreto. Elas podem servir como modelo de atividades para os professores interessados em dar oportunidade aos seus alunos de construírem o seu próprio conhecimento e valorizarem sua experiência, por meio da participação ativa em sala de aula; o que possibilitará aliar a teoria e a prática na resolução de situações-problema, bem como estabelecer relações entre as figuras e suas representa- ções, relacionadas à Geometria. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/254/242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 46 - 53 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128178085888 |