Elementos articuladores da Prática Profissional na Formação Inicial de professores que ensinam matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/209 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar e compreender os elementos articuladores da prática profissional desenvolvidos na formação inicial de professores que ensinam matemática. A problemática surgiu ao considerar a necessidade do repensar a formação inicial de professores para enfrentar o desafio da escola atual e a complexidade da prática docente, bem como dos resultados das pesquisas brasileiras realizadas sobre o início da carreira docente em matemática e dos egressos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia apontando indícios que muitos dos problemas dessa fase inicial são decorrentes das próprias dicotomias do processo de formação inicial. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, do tipo estado da arte que identificou pesquisas acadêmicas brasileiras (teses e dissertações) produzidas no Programa Observatório da Educação que previa a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica e envolveram matemática. Essas pesquisas (251) são apresentadas em um breve mapeamento e dentre elas, foram selecionadas as que versavam sobre a formação inicial dos professores (25) que constituiu o corpus de análise. Para o processo analítico foi realizado a leitura dos trabalhos e a construção de uma ficha contendo título, instituição, autor(a) e orientador(a), temática e foco, nível de ensino, metodologia da pesquisa, referencial teórico e principais resultados. Para a apresentação dos resultados foi construído um panorama destacando três eixos articuladores: a) currículo; b) conhecimento matemático e c) programas/projetos nos cursos. Os resultados apontam para a relevância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação inicial de professores. As pesquisas sinalizaram que as discussões os sobre currículo nos cursos de licenciatura permanecem presentes para o cumprimento dos pressupostos legais e com iniciativas pontuais de algumas universidades e/ou programas fomentados para as articulações entre a teoria e prática e entre a universidade e escola. Identifica-se também que a articulação entre os conhecimentos pedagógico e matemático inclui a problemática do aspecto conceitual do conteúdo matemático com o curso não voltado para a docência na Educação Básica. Por fim, foram identificadas iniciativas que promoveram outras articulações como entre a formação inicial e continuada (PIBID e OBEDUC) e entre as licenciaturas de Pedagogia e Matemática (CluMat). |
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Este artigo tem como objetivo identificar e compreender os elementos articuladores da prática profissional desenvolvidos na formação inicial de professores que ensinam matemática. A problemática surgiu ao considerar a necessidade do repensar a formação inicial de professores para enfrentar o desafio da escola atual e a complexidade da prática docente, bem como dos resultados das pesquisas brasileiras realizadas sobre o início da carreira docente em matemática e dos egressos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia apontando indícios que muitos dos problemas dessa fase inicial são decorrentes das próprias dicotomias do processo de formação inicial. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, do tipo estado da arte que identificou pesquisas acadêmicas brasileiras (teses e dissertações) produzidas no Programa Observatório da Educação que previa a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica e envolveram matemática. Essas pesquisas (251) são apresentadas em um breve mapeamento e dentre elas, foram selecionadas as que versavam sobre a formação inicial dos professores (25) que constituiu o corpus de análise. Para o processo analítico foi realizado a leitura dos trabalhos e a construção de uma ficha contendo título, instituição, autor(a) e orientador(a), temática e foco, nível de ensino, metodologia da pesquisa, referencial teórico e principais resultados. Para a apresentação dos resultados foi construído um panorama destacando três eixos articuladores: a) currículo; b) conhecimento matemático e c) programas/projetos nos cursos. Os resultados apontam para a relevância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação inicial de professores. As pesquisas sinalizaram que as discussões os sobre currículo nos cursos de licenciatura permanecem presentes para o cumprimento dos pressupostos legais e com iniciativas pontuais de algumas universidades e/ou programas fomentados para as articulações entre a teoria e prática e entre a universidade e escola. Identifica-se também que a articulação entre os conhecimentos pedagógico e matemático inclui a problemática do aspecto conceitual do conteúdo matemático com o curso não voltado para a docência na Educação Básica. Por fim, foram identificadas iniciativas que promoveram outras articulações como entre a formação inicial e continuada (PIBID e OBEDUC) e entre as licenciaturas de Pedagogia e Matemática (CluMat). |
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