Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domenici, Sara
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52
Resumo: Os alunos em sua maioria não gostam de matemática e, como conseqüência, os professores encontram grande dificuldade em cativá-los. O uso de jogos na metodologia de ensino auxilia o professor a complementar suas aulas, faz com que os alunos se interessem pelas mesmas, pois o jogo estimula o raciocínio, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental e proporciona um aprendizado matemático de forma divertida e prazerosa. O objetivo do trabalho é mostrar os resultados alcançados com a utilização de jogos no ensino da Matemática. Realizou-se um projeto onde o mesmo foi aplicado no projeto escola da família. A partir da aplicação dos jogos notou-se que os alunos passaram a desenvolver sua capacidade, não só de resolver problemas, mas de encontrar várias maneiras de resolvê-los. Concluindo que os jogos facilitam a aprendizagem, pois desenvolvem a capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos matemáticos com maior precisão.
id SBEM_bdf02bfe0a84de100f19e291d645947c
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/52
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Cubo de Rubik na aprendizagem da matemáticaOs alunos em sua maioria não gostam de matemática e, como conseqüência, os professores encontram grande dificuldade em cativá-los. O uso de jogos na metodologia de ensino auxilia o professor a complementar suas aulas, faz com que os alunos se interessem pelas mesmas, pois o jogo estimula o raciocínio, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental e proporciona um aprendizado matemático de forma divertida e prazerosa. O objetivo do trabalho é mostrar os resultados alcançados com a utilização de jogos no ensino da Matemática. Realizou-se um projeto onde o mesmo foi aplicado no projeto escola da família. A partir da aplicação dos jogos notou-se que os alunos passaram a desenvolver sua capacidade, não só de resolver problemas, mas de encontrar várias maneiras de resolvê-los. Concluindo que os jogos facilitam a aprendizagem, pois desenvolvem a capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos matemáticos com maior precisão.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2008-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 782526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52/pdfCopyright (c) 2008 Sara Domeniciinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomenici, Sara2021-05-06T16:12:12ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
title Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
spellingShingle Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
Domenici, Sara
title_short Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
title_full Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
title_fullStr Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
title_sort Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
author Domenici, Sara
author_facet Domenici, Sara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domenici, Sara
description Os alunos em sua maioria não gostam de matemática e, como conseqüência, os professores encontram grande dificuldade em cativá-los. O uso de jogos na metodologia de ensino auxilia o professor a complementar suas aulas, faz com que os alunos se interessem pelas mesmas, pois o jogo estimula o raciocínio, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental e proporciona um aprendizado matemático de forma divertida e prazerosa. O objetivo do trabalho é mostrar os resultados alcançados com a utilização de jogos no ensino da Matemática. Realizou-se um projeto onde o mesmo foi aplicado no projeto escola da família. A partir da aplicação dos jogos notou-se que os alunos passaram a desenvolver sua capacidade, não só de resolver problemas, mas de encontrar várias maneiras de resolvê-los. Concluindo que os jogos facilitam a aprendizagem, pois desenvolvem a capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos matemáticos com maior precisão.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Sara Domenici
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Sara Domenici
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78
Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78
Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1730542052165287936