Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52 |
Resumo: | Os alunos em sua maioria não gostam de matemática e, como conseqüência, os professores encontram grande dificuldade em cativá-los. O uso de jogos na metodologia de ensino auxilia o professor a complementar suas aulas, faz com que os alunos se interessem pelas mesmas, pois o jogo estimula o raciocínio, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental e proporciona um aprendizado matemático de forma divertida e prazerosa. O objetivo do trabalho é mostrar os resultados alcançados com a utilização de jogos no ensino da Matemática. Realizou-se um projeto onde o mesmo foi aplicado no projeto escola da família. A partir da aplicação dos jogos notou-se que os alunos passaram a desenvolver sua capacidade, não só de resolver problemas, mas de encontrar várias maneiras de resolvê-los. Concluindo que os jogos facilitam a aprendizagem, pois desenvolvem a capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos matemáticos com maior precisão. |
id |
SBEM_bdf02bfe0a84de100f19e291d645947c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/52 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemáticaOs alunos em sua maioria não gostam de matemática e, como conseqüência, os professores encontram grande dificuldade em cativá-los. O uso de jogos na metodologia de ensino auxilia o professor a complementar suas aulas, faz com que os alunos se interessem pelas mesmas, pois o jogo estimula o raciocínio, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental e proporciona um aprendizado matemático de forma divertida e prazerosa. O objetivo do trabalho é mostrar os resultados alcançados com a utilização de jogos no ensino da Matemática. Realizou-se um projeto onde o mesmo foi aplicado no projeto escola da família. A partir da aplicação dos jogos notou-se que os alunos passaram a desenvolver sua capacidade, não só de resolver problemas, mas de encontrar várias maneiras de resolvê-los. Concluindo que os jogos facilitam a aprendizagem, pois desenvolvem a capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos matemáticos com maior precisão.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2008-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 782526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52/pdfCopyright (c) 2008 Sara Domeniciinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomenici, Sara2021-05-06T16:12:12ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática |
title |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática Domenici, Sara |
title_short |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática |
title_full |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática |
title_sort |
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática |
author |
Domenici, Sara |
author_facet |
Domenici, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domenici, Sara |
description |
Os alunos em sua maioria não gostam de matemática e, como conseqüência, os professores encontram grande dificuldade em cativá-los. O uso de jogos na metodologia de ensino auxilia o professor a complementar suas aulas, faz com que os alunos se interessem pelas mesmas, pois o jogo estimula o raciocínio, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental e proporciona um aprendizado matemático de forma divertida e prazerosa. O objetivo do trabalho é mostrar os resultados alcançados com a utilização de jogos no ensino da Matemática. Realizou-se um projeto onde o mesmo foi aplicado no projeto escola da família. A partir da aplicação dos jogos notou-se que os alunos passaram a desenvolver sua capacidade, não só de resolver problemas, mas de encontrar várias maneiras de resolvê-los. Concluindo que os jogos facilitam a aprendizagem, pois desenvolvem a capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos matemáticos com maior precisão. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/52/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Sara Domenici info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Sara Domenici |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 11 No. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78 Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 11 ##issue.no## 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78 Revista de Educação Matemática; Vol. 11 Núm. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78 Revista de Educação Matemática; v. 11 n. 13: Jan/Dez 2008; 63 - 78 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1730542052165287936 |