Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza de Jesus, Ravelle
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Ivanil Miranda dos, Pereira Grilo, Jaqueline de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/238
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar as potencialidades da Modelagem Matemática para o ensino de Matemática na Educação do Campo. A mesma apresenta uma discussão sobre Educação do Campo e Modelagem Matemática que fundamentaram a análise empreendida. Desenvolvida com base no método qualitativo, foram utilizados como fonte de produção de dados a observação, diário de campo dos pesquisadores e análise documental. Os dados foram analisados com base em duas categorias: 1) indícios sobre a identidade dos sujeitos do campo; e 2) a mobilização de conteúdos matemáticos. Os resultados alcançados apontam que a Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica pode favorecer o (re)conhecimento de si enquanto sujeito do campo, além de promover um ensino de Matemática mais significativo por problematizar temas da realidade dos sujeitos do campo.
id SBEM_c6170aa3f00a4a3c1cb1652c2e2785b3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/238
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do CampoModelagem MatemáticaEnsino de MatemáticaEducação do CampoEsta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar as potencialidades da Modelagem Matemática para o ensino de Matemática na Educação do Campo. A mesma apresenta uma discussão sobre Educação do Campo e Modelagem Matemática que fundamentaram a análise empreendida. Desenvolvida com base no método qualitativo, foram utilizados como fonte de produção de dados a observação, diário de campo dos pesquisadores e análise documental. Os dados foram analisados com base em duas categorias: 1) indícios sobre a identidade dos sujeitos do campo; e 2) a mobilização de conteúdos matemáticos. Os resultados alcançados apontam que a Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica pode favorecer o (re)conhecimento de si enquanto sujeito do campo, além de promover um ensino de Matemática mais significativo por problematizar temas da realidade dos sujeitos do campo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/238Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 173 - 189Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 173 - 189Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 173 - 1892526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/238/249https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Souza de Jesus, RavelleSantos, Ivanil Miranda dos Pereira Grilo, Jaqueline de Souza2023-07-11T02:48:56Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/238Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:48:56Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
title Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
spellingShingle Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
Souza de Jesus, Ravelle
Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Educação do Campo
title_short Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
title_full Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
title_fullStr Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
title_full_unstemmed Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
title_sort Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
author Souza de Jesus, Ravelle
author_facet Souza de Jesus, Ravelle
Santos, Ivanil Miranda dos
Pereira Grilo, Jaqueline de Souza
author_role author
author2 Santos, Ivanil Miranda dos
Pereira Grilo, Jaqueline de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza de Jesus, Ravelle
Santos, Ivanil Miranda dos
Pereira Grilo, Jaqueline de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Educação do Campo
topic Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Educação do Campo
description Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar as potencialidades da Modelagem Matemática para o ensino de Matemática na Educação do Campo. A mesma apresenta uma discussão sobre Educação do Campo e Modelagem Matemática que fundamentaram a análise empreendida. Desenvolvida com base no método qualitativo, foram utilizados como fonte de produção de dados a observação, diário de campo dos pesquisadores e análise documental. Os dados foram analisados com base em duas categorias: 1) indícios sobre a identidade dos sujeitos do campo; e 2) a mobilização de conteúdos matemáticos. Os resultados alcançados apontam que a Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica pode favorecer o (re)conhecimento de si enquanto sujeito do campo, além de promover um ensino de Matemática mais significativo por problematizar temas da realidade dos sujeitos do campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/238
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/238/249
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 173 - 189
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 173 - 189
Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 173 - 189
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495525064704