A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conti, Keli Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Duarte Pinto, Nayara Katherine, Martins, Danielle Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/280
Resumo: Este relato foi desenvolvido com o objetivo principal de descrever a utilização do jogo Trinca-Espinhas, a partir do uso de computadores, na formação de professores indígenas (habilitação em Matemática) em um curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais, especificamente na disciplina “Prática de Ensino”. Levando em conta as especificidades da educação escolar indígena, almejamos refletir sobre a formação de professores que atuarão nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e a utilização do jogo e do computador como possibilidade didático-pedagógica no trabalho com estudantes na escola básica, em especial na escola indígena. A descrição da utilização do jogo foi realizada considerando a sequência didática desenvolvida durante a aula, com a apresentação do jogo, a familiarização com as regras, as intervenções e as discussões realizadas durante as jogadas até a elaboração de situações-problema sobre o jogo. No relato, demos destaque para os momentos de interação que consideramos serem mais produtivos. Avaliamos que essa atividade oportunizou momentos de aprendizagem por meio de uma abordagem lúdica e, por isso, acreditamos que as reflexões obtidas a partir dessa atividade poderão contribuir para a formação de professores e para a educação básica de maneira geral.
id SBEM_c9a33353b18f9ca7423c97d7e89848ab
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/280
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemáticaEducação MatemáticaEducação escolar indígenaFormação inicial de professoresJogosUso do computadorSequência didáticaEste relato foi desenvolvido com o objetivo principal de descrever a utilização do jogo Trinca-Espinhas, a partir do uso de computadores, na formação de professores indígenas (habilitação em Matemática) em um curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais, especificamente na disciplina “Prática de Ensino”. Levando em conta as especificidades da educação escolar indígena, almejamos refletir sobre a formação de professores que atuarão nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e a utilização do jogo e do computador como possibilidade didático-pedagógica no trabalho com estudantes na escola básica, em especial na escola indígena. A descrição da utilização do jogo foi realizada considerando a sequência didática desenvolvida durante a aula, com a apresentação do jogo, a familiarização com as regras, as intervenções e as discussões realizadas durante as jogadas até a elaboração de situações-problema sobre o jogo. No relato, demos destaque para os momentos de interação que consideramos serem mais produtivos. Avaliamos que essa atividade oportunizou momentos de aprendizagem por meio de uma abordagem lúdica e, por isso, acreditamos que as reflexões obtidas a partir dessa atividade poderão contribuir para a formação de professores e para a educação básica de maneira geral.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/280Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 136 - 149Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 136 - 149Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 136 - 1492526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/280/289https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConti, Keli CristinaDuarte Pinto, Nayara KatherineMartins, Danielle Alves2023-07-12T01:38:17Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/280Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:38:17Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
title A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
spellingShingle A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
Conti, Keli Cristina
Educação Matemática
Educação escolar indígena
Formação inicial de professores
Jogos
Uso do computador
Sequência didática
title_short A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
title_full A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
title_fullStr A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
title_full_unstemmed A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
title_sort A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
author Conti, Keli Cristina
author_facet Conti, Keli Cristina
Duarte Pinto, Nayara Katherine
Martins, Danielle Alves
author_role author
author2 Duarte Pinto, Nayara Katherine
Martins, Danielle Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conti, Keli Cristina
Duarte Pinto, Nayara Katherine
Martins, Danielle Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação escolar indígena
Formação inicial de professores
Jogos
Uso do computador
Sequência didática
topic Educação Matemática
Educação escolar indígena
Formação inicial de professores
Jogos
Uso do computador
Sequência didática
description Este relato foi desenvolvido com o objetivo principal de descrever a utilização do jogo Trinca-Espinhas, a partir do uso de computadores, na formação de professores indígenas (habilitação em Matemática) em um curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais, especificamente na disciplina “Prática de Ensino”. Levando em conta as especificidades da educação escolar indígena, almejamos refletir sobre a formação de professores que atuarão nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e a utilização do jogo e do computador como possibilidade didático-pedagógica no trabalho com estudantes na escola básica, em especial na escola indígena. A descrição da utilização do jogo foi realizada considerando a sequência didática desenvolvida durante a aula, com a apresentação do jogo, a familiarização com as regras, as intervenções e as discussões realizadas durante as jogadas até a elaboração de situações-problema sobre o jogo. No relato, demos destaque para os momentos de interação que consideramos serem mais produtivos. Avaliamos que essa atividade oportunizou momentos de aprendizagem por meio de uma abordagem lúdica e, por isso, acreditamos que as reflexões obtidas a partir dessa atividade poderão contribuir para a formação de professores e para a educação básica de maneira geral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/280
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/280/289
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 136 - 149
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 136 - 149
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018; 136 - 149
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495587979264