Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/68 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o tema Criptografia como motivador de situações didáticas para alunos do Ensino Médio. Apresenta, também, atividades didáticas que aliam os conteúdos matemáticos ao tema proposto, envolvendo os assuntos: aritmética, funções linear, quadrática, logarítmica, exponencial e matrizes. Esse artigo é fruto da pesquisa Teoria dos Números que vem sendo desenvolvida na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), desde 2002, e está vinculada ao Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM). |
id |
SBEM_d81080e703f11c13e83b0a24ee20156b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/68 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino MédioEste trabalho apresenta o tema Criptografia como motivador de situações didáticas para alunos do Ensino Médio. Apresenta, também, atividades didáticas que aliam os conteúdos matemáticos ao tema proposto, envolvendo os assuntos: aritmética, funções linear, quadrática, logarítmica, exponencial e matrizes. Esse artigo é fruto da pesquisa Teoria dos Números que vem sendo desenvolvida na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), desde 2002, e está vinculada ao Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM).Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/68Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 69 - 78Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 69 - 78Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 69 - 78Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 69 - 782526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/68/pdfCopyright (c) 2017 Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Clarossa de Assis Olgininfo:eu-repo/semantics/openAccessGroenwald, Claudia Lisete OliveiraOlgin, Clarossa de Assis2021-05-06T16:12:03ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio |
title |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio |
spellingShingle |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio Groenwald, Claudia Lisete Oliveira |
title_short |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio |
title_full |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio |
title_fullStr |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio |
title_sort |
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio |
author |
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira |
author_facet |
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira Olgin, Clarossa de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Olgin, Clarossa de Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira Olgin, Clarossa de Assis |
description |
Este trabalho apresenta o tema Criptografia como motivador de situações didáticas para alunos do Ensino Médio. Apresenta, também, atividades didáticas que aliam os conteúdos matemáticos ao tema proposto, envolvendo os assuntos: aritmética, funções linear, quadrática, logarítmica, exponencial e matrizes. Esse artigo é fruto da pesquisa Teoria dos Números que vem sendo desenvolvida na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), desde 2002, e está vinculada ao Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/68 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/68/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Clarossa de Assis Olgin info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Clarossa de Assis Olgin |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 69 - 78 Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 69 - 78 Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 69 - 78 Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 69 - 78 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313496856756224 |