Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pommer, Wagner Marcelo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/253
Resumo: Na escolaridade básica, a abordagem dos números irracionais se baseia em um desenvolvimento operatório envolvendo aspectos exatos, finitos e determinísticos. O objetivo deste texto foi discutir aportes teóricos que permitam fundamentar propostas de ensino dos números irracionais na escolaridade básica. Neste mote, situamos que os pares discreto&contínuo; exato&aproximado; finito&infinito, eixos constitutivos extraídos da análise da evolução histórica e epistemológica dos números reais, propostos inicialmente em Machado (2009) e desenvolvidos em Pommer (2012), se constituem em referenciais teóricos para fundamentar uma abordagem problematizadora dos números irracionais. A exploração da polarização inerente a cada eixo e também internamente aos mesmos possibilita compor um mapa com vários caminhos para se trabalhar os números irracionais na escolaridade básica.
id SBEM_da099239fe72bff46d826037f4eab3dd
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/253
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reaisNúmeros IrracionaisEixos ConstitutivosNúmeros ReaisNa escolaridade básica, a abordagem dos números irracionais se baseia em um desenvolvimento operatório envolvendo aspectos exatos, finitos e determinísticos. O objetivo deste texto foi discutir aportes teóricos que permitam fundamentar propostas de ensino dos números irracionais na escolaridade básica. Neste mote, situamos que os pares discreto&contínuo; exato&aproximado; finito&infinito, eixos constitutivos extraídos da análise da evolução histórica e epistemológica dos números reais, propostos inicialmente em Machado (2009) e desenvolvidos em Pommer (2012), se constituem em referenciais teóricos para fundamentar uma abordagem problematizadora dos números irracionais. A exploração da polarização inerente a cada eixo e também internamente aos mesmos possibilita compor um mapa com vários caminhos para se trabalhar os números irracionais na escolaridade básica.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/253Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 610 - 628Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 610 - 628Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 610 - 6282526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/253/263https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPommer, Wagner Marcelo2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/253Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
title Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
spellingShingle Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
Pommer, Wagner Marcelo
Números Irracionais
Eixos Constitutivos
Números Reais
title_short Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
title_full Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
title_fullStr Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
title_full_unstemmed Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
title_sort Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
author Pommer, Wagner Marcelo
author_facet Pommer, Wagner Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pommer, Wagner Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Números Irracionais
Eixos Constitutivos
Números Reais
topic Números Irracionais
Eixos Constitutivos
Números Reais
description Na escolaridade básica, a abordagem dos números irracionais se baseia em um desenvolvimento operatório envolvendo aspectos exatos, finitos e determinísticos. O objetivo deste texto foi discutir aportes teóricos que permitam fundamentar propostas de ensino dos números irracionais na escolaridade básica. Neste mote, situamos que os pares discreto&contínuo; exato&aproximado; finito&infinito, eixos constitutivos extraídos da análise da evolução histórica e epistemológica dos números reais, propostos inicialmente em Machado (2009) e desenvolvidos em Pommer (2012), se constituem em referenciais teóricos para fundamentar uma abordagem problematizadora dos números irracionais. A exploração da polarização inerente a cada eixo e também internamente aos mesmos possibilita compor um mapa com vários caminhos para se trabalhar os números irracionais na escolaridade básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/253
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/253/263
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 610 - 628
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 610 - 628
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 610 - 628
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495547084800