Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dicker, Loretta M. Grisi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alqahtani, Muteb M., Powell, Arthur B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282
Resumo: Usando dados de uma disciplina de desenvolvimento profissional para professores de matemática em serviço, investigamos as mudanças nas práticas discursivas dos professores de Fundamental II e Ensino Médio em uma última parte da disciplina, em comparação com o início da disciplina. Os professores interagiram em um ambiente colaborativo online, conhecido como Virtual Math Teams com GeoGebra (VMTcG), com foco em práticas discursivas, matemáticas e colaborativas. De uma perspectiva sociocultural, acreditamos que os professores desenvolvem gradualmente o seu conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo (TPACK), interagindo discursivamente em equipes pequenas. Usando a análise de conteúdo convencional da revisão dos professores sobre seu discurso gravado, investigamos as mudanças nas práticas da perspectiva dos professores. Nossos resultados mostram que os professores perceberam que suas práticas discursivas diferiam importantemente de suas práticas no início do curso.
id SBEM_da91d1688ce170b9133136f15e235a80
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/282
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo onlineUsando dados de uma disciplina de desenvolvimento profissional para professores de matemática em serviço, investigamos as mudanças nas práticas discursivas dos professores de Fundamental II e Ensino Médio em uma última parte da disciplina, em comparação com o início da disciplina. Os professores interagiram em um ambiente colaborativo online, conhecido como Virtual Math Teams com GeoGebra (VMTcG), com foco em práticas discursivas, matemáticas e colaborativas. De uma perspectiva sociocultural, acreditamos que os professores desenvolvem gradualmente o seu conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo (TPACK), interagindo discursivamente em equipes pequenas. Usando a análise de conteúdo convencional da revisão dos professores sobre seu discurso gravado, investigamos as mudanças nas práticas da perspectiva dos professores. Nossos resultados mostram que os professores perceberam que suas práticas discursivas diferiam importantemente de suas práticas no início do curso.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 1592526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMenghttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282/291https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDicker, Loretta M. GrisiAlqahtani, Muteb M.Powell, Arthur B.2023-07-12T01:57:23Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/282Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:57:23Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
title Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
spellingShingle Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
Dicker, Loretta M. Grisi
title_short Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
title_full Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
title_fullStr Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
title_full_unstemmed Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
title_sort Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
author Dicker, Loretta M. Grisi
author_facet Dicker, Loretta M. Grisi
Alqahtani, Muteb M.
Powell, Arthur B.
author_role author
author2 Alqahtani, Muteb M.
Powell, Arthur B.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dicker, Loretta M. Grisi
Alqahtani, Muteb M.
Powell, Arthur B.
description Usando dados de uma disciplina de desenvolvimento profissional para professores de matemática em serviço, investigamos as mudanças nas práticas discursivas dos professores de Fundamental II e Ensino Médio em uma última parte da disciplina, em comparação com o início da disciplina. Os professores interagiram em um ambiente colaborativo online, conhecido como Virtual Math Teams com GeoGebra (VMTcG), com foco em práticas discursivas, matemáticas e colaborativas. De uma perspectiva sociocultural, acreditamos que os professores desenvolvem gradualmente o seu conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo (TPACK), interagindo discursivamente em equipes pequenas. Usando a análise de conteúdo convencional da revisão dos professores sobre seu discurso gravado, investigamos as mudanças nas práticas da perspectiva dos professores. Nossos resultados mostram que os professores perceberam que suas práticas discursivas diferiam importantemente de suas práticas no início do curso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282/291
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495590076416