Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282 |
Resumo: | Usando dados de uma disciplina de desenvolvimento profissional para professores de matemática em serviço, investigamos as mudanças nas práticas discursivas dos professores de Fundamental II e Ensino Médio em uma última parte da disciplina, em comparação com o início da disciplina. Os professores interagiram em um ambiente colaborativo online, conhecido como Virtual Math Teams com GeoGebra (VMTcG), com foco em práticas discursivas, matemáticas e colaborativas. De uma perspectiva sociocultural, acreditamos que os professores desenvolvem gradualmente o seu conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo (TPACK), interagindo discursivamente em equipes pequenas. Usando a análise de conteúdo convencional da revisão dos professores sobre seu discurso gravado, investigamos as mudanças nas práticas da perspectiva dos professores. Nossos resultados mostram que os professores perceberam que suas práticas discursivas diferiam importantemente de suas práticas no início do curso. |
id |
SBEM_da91d1688ce170b9133136f15e235a80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/282 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo onlineUsando dados de uma disciplina de desenvolvimento profissional para professores de matemática em serviço, investigamos as mudanças nas práticas discursivas dos professores de Fundamental II e Ensino Médio em uma última parte da disciplina, em comparação com o início da disciplina. Os professores interagiram em um ambiente colaborativo online, conhecido como Virtual Math Teams com GeoGebra (VMTcG), com foco em práticas discursivas, matemáticas e colaborativas. De uma perspectiva sociocultural, acreditamos que os professores desenvolvem gradualmente o seu conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo (TPACK), interagindo discursivamente em equipes pequenas. Usando a análise de conteúdo convencional da revisão dos professores sobre seu discurso gravado, investigamos as mudanças nas práticas da perspectiva dos professores. Nossos resultados mostram que os professores perceberam que suas práticas discursivas diferiam importantemente de suas práticas no início do curso.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 1592526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMenghttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282/291https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDicker, Loretta M. GrisiAlqahtani, Muteb M.Powell, Arthur B.2023-07-12T01:57:23Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/282Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:57:23Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online |
title |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online |
spellingShingle |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online Dicker, Loretta M. Grisi |
title_short |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online |
title_full |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online |
title_fullStr |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online |
title_full_unstemmed |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online |
title_sort |
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online |
author |
Dicker, Loretta M. Grisi |
author_facet |
Dicker, Loretta M. Grisi Alqahtani, Muteb M. Powell, Arthur B. |
author_role |
author |
author2 |
Alqahtani, Muteb M. Powell, Arthur B. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dicker, Loretta M. Grisi Alqahtani, Muteb M. Powell, Arthur B. |
description |
Usando dados de uma disciplina de desenvolvimento profissional para professores de matemática em serviço, investigamos as mudanças nas práticas discursivas dos professores de Fundamental II e Ensino Médio em uma última parte da disciplina, em comparação com o início da disciplina. Os professores interagiram em um ambiente colaborativo online, conhecido como Virtual Math Teams com GeoGebra (VMTcG), com foco em práticas discursivas, matemáticas e colaborativas. De uma perspectiva sociocultural, acreditamos que os professores desenvolvem gradualmente o seu conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo (TPACK), interagindo discursivamente em equipes pequenas. Usando a análise de conteúdo convencional da revisão dos professores sobre seu discurso gravado, investigamos as mudanças nas práticas da perspectiva dos professores. Nossos resultados mostram que os professores perceberam que suas práticas discursivas diferiam importantemente de suas práticas no início do curso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/282/291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159 Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159 Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 147 - 159 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495590076416 |