Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática. Este trabalho é um recorte da revisão bibliográfica da tese de doutorado que o primeiro autor está desenvolvendo no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Realizamos um levantamento bibliográfico no portal de periódicos CAPES, uma análise da investigação de Pereira e Nogueira e ainda, tomamos como base, um mapeamento apresentado por Fiorentini e colaboradores. Analisamos os dados à luz da metodologia da Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Os resultados evidenciam o quão é importante investigar a Licenciatura em Matemática, o quanto a Prática como Componente Curricular é possível de interpretações diversas por parte dos atores envolvidos na formação docente e indicam também desafios e fragilidades a serem superados em relação a Prática como Componente Curricular. E ainda, que a formação inicial de professores requer uma atenção especial, pois se percebe que sozinha ela não dá conta de construir os conhecimentos necessários aos futuros docentes e que a Prática como Componente Curricular, se adequadamente compreendida, é um aspecto que pode contribuir para a melhoria da formação inicial de professores. |
id |
SBEM_ed718127a26dc07bc87f7322482a6b49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/252 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em MatemáticaPrática como Componente CurricularLicenciatura em MatemáticaFormação InicialO objetivo deste artigo é apresentar um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática. Este trabalho é um recorte da revisão bibliográfica da tese de doutorado que o primeiro autor está desenvolvendo no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Realizamos um levantamento bibliográfico no portal de periódicos CAPES, uma análise da investigação de Pereira e Nogueira e ainda, tomamos como base, um mapeamento apresentado por Fiorentini e colaboradores. Analisamos os dados à luz da metodologia da Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Os resultados evidenciam o quão é importante investigar a Licenciatura em Matemática, o quanto a Prática como Componente Curricular é possível de interpretações diversas por parte dos atores envolvidos na formação docente e indicam também desafios e fragilidades a serem superados em relação a Prática como Componente Curricular. E ainda, que a formação inicial de professores requer uma atenção especial, pois se percebe que sozinha ela não dá conta de construir os conhecimentos necessários aos futuros docentes e que a Prática como Componente Curricular, se adequadamente compreendida, é um aspecto que pode contribuir para a melhoria da formação inicial de professores.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 598 - 609Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 598 - 609Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 598 - 6092526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252/262https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Lucas Diego AntunesBianchini, Barbara LutaifLima, Gabriel Loureiro de2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/252Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática |
title |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática |
spellingShingle |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática Barbosa, Lucas Diego Antunes Prática como Componente Curricular Licenciatura em Matemática Formação Inicial |
title_short |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática |
title_full |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática |
title_fullStr |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática |
title_full_unstemmed |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática |
title_sort |
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática |
author |
Barbosa, Lucas Diego Antunes |
author_facet |
Barbosa, Lucas Diego Antunes Bianchini, Barbara Lutaif Lima, Gabriel Loureiro de |
author_role |
author |
author2 |
Bianchini, Barbara Lutaif Lima, Gabriel Loureiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Lucas Diego Antunes Bianchini, Barbara Lutaif Lima, Gabriel Loureiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática como Componente Curricular Licenciatura em Matemática Formação Inicial |
topic |
Prática como Componente Curricular Licenciatura em Matemática Formação Inicial |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática. Este trabalho é um recorte da revisão bibliográfica da tese de doutorado que o primeiro autor está desenvolvendo no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Realizamos um levantamento bibliográfico no portal de periódicos CAPES, uma análise da investigação de Pereira e Nogueira e ainda, tomamos como base, um mapeamento apresentado por Fiorentini e colaboradores. Analisamos os dados à luz da metodologia da Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Os resultados evidenciam o quão é importante investigar a Licenciatura em Matemática, o quanto a Prática como Componente Curricular é possível de interpretações diversas por parte dos atores envolvidos na formação docente e indicam também desafios e fragilidades a serem superados em relação a Prática como Componente Curricular. E ainda, que a formação inicial de professores requer uma atenção especial, pois se percebe que sozinha ela não dá conta de construir os conhecimentos necessários aos futuros docentes e que a Prática como Componente Curricular, se adequadamente compreendida, é um aspecto que pode contribuir para a melhoria da formação inicial de professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/252/262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 598 - 609 Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 598 - 609 Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 598 - 609 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495544987648 |