O POPULISMO E A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS: PROPOSIÇÕES A PARTIR DOS PROCESSOS DISCURSIVOS DE LEGITIMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Greice Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/483
Resumo:  Nos últimos anos, movimentos populistas de direita eclodiram em todo o mundo compartilhando características comuns bem como produzindo contradições particulares em cada lugar. O presente artigo concentra-se no tema da militarização ao entender que esse é um elemento particular em nosso cenário. O objetivo central deste estudo consiste em analisar as estratégias discursivas de legitimação da militarização utilizadas pelo atual governo. Através da abordagem da Análise Crítica do Discurso toma-se como base de investigação os textos produzidos a respeito do Programa das escolas cívico-militares (Pecim) provenientes de sites do governo ou produzidos por seus representantes diretos. Os resultados apontam que, no discurso populista atual, a legitimação é articulada como uma forma de moralismo compensatório. Já na legitimação por meio da racionalização, a militarização seria aquilo capaz de criar sujeitos melhor ajustados socialmente. 
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