O POPULISMO E A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS: PROPOSIÇÕES A PARTIR DOS PROCESSOS DISCURSIVOS DE LEGITIMAÇÃO
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/483 |
Resumo: | Nos últimos anos, movimentos populistas de direita eclodiram em todo o mundo compartilhando características comuns bem como produzindo contradições particulares em cada lugar. O presente artigo concentra-se no tema da militarização ao entender que esse é um elemento particular em nosso cenário. O objetivo central deste estudo consiste em analisar as estratégias discursivas de legitimação da militarização utilizadas pelo atual governo. Através da abordagem da Análise Crítica do Discurso toma-se como base de investigação os textos produzidos a respeito do Programa das escolas cívico-militares (Pecim) provenientes de sites do governo ou produzidos por seus representantes diretos. Os resultados apontam que, no discurso populista atual, a legitimação é articulada como uma forma de moralismo compensatório. Já na legitimação por meio da racionalização, a militarização seria aquilo capaz de criar sujeitos melhor ajustados socialmente. |
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O POPULISMO E A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS: PROPOSIÇÕES A PARTIR DOS PROCESSOS DISCURSIVOS DE LEGITIMAÇÃOEstudos Organizacionais; Sociologia; LinguísticaPopulismo de direita; Militarização; Processos de legitimação Nos últimos anos, movimentos populistas de direita eclodiram em todo o mundo compartilhando características comuns bem como produzindo contradições particulares em cada lugar. O presente artigo concentra-se no tema da militarização ao entender que esse é um elemento particular em nosso cenário. O objetivo central deste estudo consiste em analisar as estratégias discursivas de legitimação da militarização utilizadas pelo atual governo. Através da abordagem da Análise Crítica do Discurso toma-se como base de investigação os textos produzidos a respeito do Programa das escolas cívico-militares (Pecim) provenientes de sites do governo ou produzidos por seus representantes diretos. Os resultados apontam que, no discurso populista atual, a legitimação é articulada como uma forma de moralismo compensatório. Já na legitimação por meio da racionalização, a militarização seria aquilo capaz de criar sujeitos melhor ajustados socialmente. Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Gomes, Greice Martins2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/48310.21583/2447-4851.rbeo.2022.v9n1.483Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 9, n. 1 (2022): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 99 - 1332447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/483/pdfDireitos autorais 2022 Greice Martins Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T21:59:15Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/483Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2022-03-21T21:59:15Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
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