DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação corporativa (EC) como um modelo emergente frente aos tradicionais processos de treinamento e desenvolvimento (TD) nos espaços organizacionais. Para tanto, os fios discursivos conceituais de alguns autores foram tecidos, relacionando transições e controvérsias paradigmáticas na construção do saber nos campos científicos e nos espaços organizacionais. O debate proposto articula as noções de modernidade e pós-modernidade no campo acadêmico, conectando-as com os conceitos e as práticas nos modelos destacados de construção do saber nos espaços organizacionais. Discutimos argumentos que sustentam a EC como sistema com status de novo paradigma de desenvolvimento de trabalhadores. Enfatizamos a importância de compreender os sentidos e (res)significações do saber na concepção de “educação” em espaços organizacionais. |
id |
SBEO-1_877457ccb0407453bde0f02937d91d2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/345 |
network_acronym_str |
SBEO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository_id_str |
|
spelling |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAISEstudos Organizacionais, Administração, EducaçãoControvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa.Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação corporativa (EC) como um modelo emergente frente aos tradicionais processos de treinamento e desenvolvimento (TD) nos espaços organizacionais. Para tanto, os fios discursivos conceituais de alguns autores foram tecidos, relacionando transições e controvérsias paradigmáticas na construção do saber nos campos científicos e nos espaços organizacionais. O debate proposto articula as noções de modernidade e pós-modernidade no campo acadêmico, conectando-as com os conceitos e as práticas nos modelos destacados de construção do saber nos espaços organizacionais. Discutimos argumentos que sustentam a EC como sistema com status de novo paradigma de desenvolvimento de trabalhadores. Enfatizamos a importância de compreender os sentidos e (res)significações do saber na concepção de “educação” em espaços organizacionais.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisSilva, Anicleide PereiraFreitas, Florence Cavalcanti Heber PedreiraD’Ambrosio, Izabel Silva Souza2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/34510.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 425-4602447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/345/119Direitos autorais 2020 Anicleide Pereira Silva, Florence Cavalcanti Heber Pedreira Freitas, Izabel Silva Souza D’Ambrosioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-07T15:32:26Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/345Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2020-10-07T15:32:26Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS |
title |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS |
spellingShingle |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS Silva, Anicleide Pereira Estudos Organizacionais, Administração, Educação Controvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa. |
title_short |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS |
title_full |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS |
title_fullStr |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS |
title_full_unstemmed |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS |
title_sort |
DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS |
author |
Silva, Anicleide Pereira |
author_facet |
Silva, Anicleide Pereira Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira D’Ambrosio, Izabel Silva Souza |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira D’Ambrosio, Izabel Silva Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anicleide Pereira Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira D’Ambrosio, Izabel Silva Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Organizacionais, Administração, Educação Controvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa. |
topic |
Estudos Organizacionais, Administração, Educação Controvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa. |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação corporativa (EC) como um modelo emergente frente aos tradicionais processos de treinamento e desenvolvimento (TD) nos espaços organizacionais. Para tanto, os fios discursivos conceituais de alguns autores foram tecidos, relacionando transições e controvérsias paradigmáticas na construção do saber nos campos científicos e nos espaços organizacionais. O debate proposto articula as noções de modernidade e pós-modernidade no campo acadêmico, conectando-as com os conceitos e as práticas nos modelos destacados de construção do saber nos espaços organizacionais. Discutimos argumentos que sustentam a EC como sistema com status de novo paradigma de desenvolvimento de trabalhadores. Enfatizamos a importância de compreender os sentidos e (res)significações do saber na concepção de “educação” em espaços organizacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345 10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345 |
url |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345 |
identifier_str_mv |
10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345/pdf https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/345/119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 425-460 2447-4851 reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) instacron:SBEO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
instacron_str |
SBEO |
institution |
SBEO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbeo@sbeo.org.br |
_version_ |
1752122534274269184 |