DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anicleide Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira, D’Ambrosio, Izabel Silva Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação corporativa (EC) como um modelo emergente frente aos tradicionais processos de treinamento e desenvolvimento (TD) nos espaços organizacionais. Para tanto, os fios discursivos conceituais de alguns autores foram tecidos, relacionando transições e controvérsias paradigmáticas na construção do saber nos campos científicos e nos espaços organizacionais. O debate proposto articula as noções de modernidade e pós-modernidade no campo acadêmico, conectando-as com os conceitos e as práticas nos modelos destacados de construção do saber nos espaços organizacionais. Discutimos argumentos que sustentam a EC como sistema com status de novo paradigma de desenvolvimento de trabalhadores. Enfatizamos a importância de compreender os sentidos e (res)significações do saber na concepção de “educação” em espaços organizacionais.
id SBEO-1_877457ccb0407453bde0f02937d91d2c
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/345
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAISEstudos Organizacionais, Administração, EducaçãoControvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa.Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação corporativa (EC) como um modelo emergente frente aos tradicionais processos de treinamento e desenvolvimento (TD) nos espaços organizacionais. Para tanto, os fios discursivos conceituais de alguns autores foram tecidos, relacionando transições e controvérsias paradigmáticas na construção do saber nos campos científicos e nos espaços organizacionais. O debate proposto articula as noções de modernidade e pós-modernidade no campo acadêmico, conectando-as com os conceitos e as práticas nos modelos destacados de construção do saber nos espaços organizacionais. Discutimos argumentos que sustentam a EC como sistema com status de novo paradigma de desenvolvimento de trabalhadores. Enfatizamos a importância de compreender os sentidos e (res)significações do saber na concepção de “educação” em espaços organizacionais.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisSilva, Anicleide PereiraFreitas, Florence Cavalcanti Heber PedreiraD’Ambrosio, Izabel Silva Souza2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/34510.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 425-4602447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/345/119Direitos autorais 2020 Anicleide Pereira Silva, Florence Cavalcanti Heber Pedreira Freitas, Izabel Silva Souza D’Ambrosioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-07T15:32:26Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/345Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2020-10-07T15:32:26Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
title DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
spellingShingle DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
Silva, Anicleide Pereira
Estudos Organizacionais, Administração, Educação
Controvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa.
title_short DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
title_full DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
title_fullStr DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
title_full_unstemmed DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
title_sort DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA: TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NOS ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS
author Silva, Anicleide Pereira
author_facet Silva, Anicleide Pereira
Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira
D’Ambrosio, Izabel Silva Souza
author_role author
author2 Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira
D’Ambrosio, Izabel Silva Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anicleide Pereira
Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pedreira
D’Ambrosio, Izabel Silva Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Organizacionais, Administração, Educação
Controvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa.
topic Estudos Organizacionais, Administração, Educação
Controvérsias paradigmáticas; Campos científico/organizacional; Treinamento e desenvolvimento; Educação corporativa.
description Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação corporativa (EC) como um modelo emergente frente aos tradicionais processos de treinamento e desenvolvimento (TD) nos espaços organizacionais. Para tanto, os fios discursivos conceituais de alguns autores foram tecidos, relacionando transições e controvérsias paradigmáticas na construção do saber nos campos científicos e nos espaços organizacionais. O debate proposto articula as noções de modernidade e pós-modernidade no campo acadêmico, conectando-as com os conceitos e as práticas nos modelos destacados de construção do saber nos espaços organizacionais. Discutimos argumentos que sustentam a EC como sistema com status de novo paradigma de desenvolvimento de trabalhadores. Enfatizamos a importância de compreender os sentidos e (res)significações do saber na concepção de “educação” em espaços organizacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345
10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/345/pdf
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/345/119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 425-460
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1752122534274269184