Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/201 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo estudar as representações do simbólico religioso no consumo dos artigos católicos sob a perspectiva dos representantes das igrejas católicas (padres), os consumidores de artigos católicos e o gestor de uma empresa que comercializa tais produtos na cidade de Ituiutaba-MG. Este trabalho faz-se relevante por estudar os motivos que levam as pessoas a adquirirem tais produtos, que, de uma forma geral, lida com a fé das pessoas. O estudo se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa, onde foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os indivíduos citados, no período de agosto a outubro do ano de 2017. E como técnica para estudar as informações levantadas, foi utilizada a análise de discurso. Foi tido que, o consumo de artigos religiosos não segue um padrão determinado de consumo, ou seja, as pessoas quando desejam realizar compras, não se baseiam no valor, e sim, no significado do bem a ser consumido. E que, ao consumir artigos católicos, eles acabam por propagar a sua fé perante os demais religiosos. |
id |
SBEO-1_8abe0dce924684660480cbb479c8774c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/201 |
network_acronym_str |
SBEO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MGEstudos organizacionais, administração, sociologia, antropologia.Artigos Religiosos; Consumo; Ituiutaba/MGO presente estudo teve por objetivo estudar as representações do simbólico religioso no consumo dos artigos católicos sob a perspectiva dos representantes das igrejas católicas (padres), os consumidores de artigos católicos e o gestor de uma empresa que comercializa tais produtos na cidade de Ituiutaba-MG. Este trabalho faz-se relevante por estudar os motivos que levam as pessoas a adquirirem tais produtos, que, de uma forma geral, lida com a fé das pessoas. O estudo se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa, onde foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os indivíduos citados, no período de agosto a outubro do ano de 2017. E como técnica para estudar as informações levantadas, foi utilizada a análise de discurso. Foi tido que, o consumo de artigos religiosos não segue um padrão determinado de consumo, ou seja, as pessoas quando desejam realizar compras, não se baseiam no valor, e sim, no significado do bem a ser consumido. E que, ao consumir artigos católicos, eles acabam por propagar a sua fé perante os demais religiosos.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisFundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)da Silveira, Veridiane RodriguesEnoque, Alessandro GomesBorges, Alex Fernando2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/20110.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.201Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 3 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais- Dezembro; 546-5722447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/201/265https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/201/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/201/80Direitos autorais 2019 Veridiane Rodrigues da Silveira, Alessandro Gomes Enoque, Alex Fernando Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T16:50:22Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/201Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2019-12-31T16:50:22Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG |
title |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG |
spellingShingle |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG da Silveira, Veridiane Rodrigues Estudos organizacionais, administração, sociologia, antropologia. Artigos Religiosos; Consumo; Ituiutaba/MG |
title_short |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG |
title_full |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG |
title_fullStr |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG |
title_full_unstemmed |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG |
title_sort |
Representações do simbólico religioso no consumo de artigos católicos na cidade de Ituiutaba/MG |
author |
da Silveira, Veridiane Rodrigues |
author_facet |
da Silveira, Veridiane Rodrigues Enoque, Alessandro Gomes Borges, Alex Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Enoque, Alessandro Gomes Borges, Alex Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silveira, Veridiane Rodrigues Enoque, Alessandro Gomes Borges, Alex Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos organizacionais, administração, sociologia, antropologia. Artigos Religiosos; Consumo; Ituiutaba/MG |
topic |
Estudos organizacionais, administração, sociologia, antropologia. Artigos Religiosos; Consumo; Ituiutaba/MG |
description |
O presente estudo teve por objetivo estudar as representações do simbólico religioso no consumo dos artigos católicos sob a perspectiva dos representantes das igrejas católicas (padres), os consumidores de artigos católicos e o gestor de uma empresa que comercializa tais produtos na cidade de Ituiutaba-MG. Este trabalho faz-se relevante por estudar os motivos que levam as pessoas a adquirirem tais produtos, que, de uma forma geral, lida com a fé das pessoas. O estudo se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa, onde foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os indivíduos citados, no período de agosto a outubro do ano de 2017. E como técnica para estudar as informações levantadas, foi utilizada a análise de discurso. Foi tido que, o consumo de artigos religiosos não segue um padrão determinado de consumo, ou seja, as pessoas quando desejam realizar compras, não se baseiam no valor, e sim, no significado do bem a ser consumido. E que, ao consumir artigos católicos, eles acabam por propagar a sua fé perante os demais religiosos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/201 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.201 |
url |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/201 |
identifier_str_mv |
10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/201/265 https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/201/pdf https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/201/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 3 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais- Dezembro; 546-572 2447-4851 reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) instacron:SBEO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
instacron_str |
SBEO |
institution |
SBEO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbeo@sbeo.org.br |
_version_ |
1808859027860357120 |