A SOCIEDADE DO CONSUMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Cristina de Moura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/285
Resumo: A sociedade capitalista define todos os padrões de comportamento, de beleza, de lazer, de costura, enfim, de consumo! Um sistema que é preocupado com a ordem material, somos impulsionados ao consumo compulsivo. Para além do que consumimos sem a necessidade para nossa sobrevivência há um sistema produtivo, improdutivo e reprodutivo que intensifica e explora os trabalhadores por extensas jornadas, péssimas condições e ambientes de trabalho.Outro ponto importante a se levantar em uma sociedade consumista, é a quantidade de lixo produzida diariamente, seja pelas embalagens ou pelos produtos descartados -alguns ainda em vida útil-, o meio ambiente grita em um pedido de socorro, e nós só ouvimos as propagandas para consumir mais. Contudo, a quem romantize a flexibilização das leis trabalhistas, das condições de trabalho e dos tipos de trabalho, o que chamamos de uberizacao do trabalho. E precisamos neste momento, nos unir ainda mais para combater esse processo de uberizacao e lutar por trabalhos dignos, com boas condições e direitos que garantam o trabalhador seu sustento e de sua prole com dignidade.      
id SBEO-1_b8995853e38166efa1165ec01b2df675
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/285
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling A SOCIEDADE DO CONSUMOA sociedade capitalista define todos os padrões de comportamento, de beleza, de lazer, de costura, enfim, de consumo! Um sistema que é preocupado com a ordem material, somos impulsionados ao consumo compulsivo. Para além do que consumimos sem a necessidade para nossa sobrevivência há um sistema produtivo, improdutivo e reprodutivo que intensifica e explora os trabalhadores por extensas jornadas, péssimas condições e ambientes de trabalho.Outro ponto importante a se levantar em uma sociedade consumista, é a quantidade de lixo produzida diariamente, seja pelas embalagens ou pelos produtos descartados -alguns ainda em vida útil-, o meio ambiente grita em um pedido de socorro, e nós só ouvimos as propagandas para consumir mais. Contudo, a quem romantize a flexibilização das leis trabalhistas, das condições de trabalho e dos tipos de trabalho, o que chamamos de uberizacao do trabalho. E precisamos neste momento, nos unir ainda mais para combater esse processo de uberizacao e lutar por trabalhos dignos, com boas condições e direitos que garantam o trabalhador seu sustento e de sua prole com dignidade.      Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisFernandes, Paula Cristina de Moura2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/28510.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.285Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 3 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais- Dezembro; 7262447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/285/pdfDireitos autorais 2019 Paula Cristina de Moura Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T16:50:22Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/285Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2019-12-31T16:50:22Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv A SOCIEDADE DO CONSUMO
title A SOCIEDADE DO CONSUMO
spellingShingle A SOCIEDADE DO CONSUMO
Fernandes, Paula Cristina de Moura
title_short A SOCIEDADE DO CONSUMO
title_full A SOCIEDADE DO CONSUMO
title_fullStr A SOCIEDADE DO CONSUMO
title_full_unstemmed A SOCIEDADE DO CONSUMO
title_sort A SOCIEDADE DO CONSUMO
author Fernandes, Paula Cristina de Moura
author_facet Fernandes, Paula Cristina de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paula Cristina de Moura
dc.subject.none.fl_str_mv

description A sociedade capitalista define todos os padrões de comportamento, de beleza, de lazer, de costura, enfim, de consumo! Um sistema que é preocupado com a ordem material, somos impulsionados ao consumo compulsivo. Para além do que consumimos sem a necessidade para nossa sobrevivência há um sistema produtivo, improdutivo e reprodutivo que intensifica e explora os trabalhadores por extensas jornadas, péssimas condições e ambientes de trabalho.Outro ponto importante a se levantar em uma sociedade consumista, é a quantidade de lixo produzida diariamente, seja pelas embalagens ou pelos produtos descartados -alguns ainda em vida útil-, o meio ambiente grita em um pedido de socorro, e nós só ouvimos as propagandas para consumir mais. Contudo, a quem romantize a flexibilização das leis trabalhistas, das condições de trabalho e dos tipos de trabalho, o que chamamos de uberizacao do trabalho. E precisamos neste momento, nos unir ainda mais para combater esse processo de uberizacao e lutar por trabalhos dignos, com boas condições e direitos que garantam o trabalhador seu sustento e de sua prole com dignidade.      
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/285
10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.285
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/285
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n3.285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/285/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Paula Cristina de Moura Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Paula Cristina de Moura Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 3 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais- Dezembro; 726
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1752122534247006208