Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia e Sociologia Rural |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000300413 |
Resumo: | Resumo Sistemas de incentivos têm como objetivo motivar e direcionar o comportamento dos participantes de relacionamentos interorganizacionais. Incentivos cooperativos baseiam-se no compartilhamento de benefícios e ganhos gerados na relação, enquanto os competitivos referem-se a recompensar os fornecedores com base em seu desempenho em relação a outros fornecedores. Tomando como base a lente teórica da Visão Relacional, o estudo teve como objetivo analisar como incentivos competitivos e cooperativos originários da empresa compradora influenciam os resultados econômicos de seus fornecedores. Uma pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso, cuja unidade de análise foi a relação diádica em uma cadeia de suprimentos de produtos orgânicos. Os resultados demonstraram que a empresa compradora utiliza incentivos competitivos quando busca estimular os fornecedores a adotar comportamentos para evitar punições, especialmente em relação às atividades produtivas; já os incentivos cooperativos são utilizados para promover a troca de informações, transferência de conhecimentos e relações baseadas na confiança. Como contribuição teórica identificou-se que, no contexto da produção orgânica, além dos incentivos competitivos e cooperativos, as relações entre fornecedores e compradores são fortemente influenciadas por fatores externos, como os padrões das certificadoras e regulamentações internacionais. |
id |
SBESR-1_12c1c96edec65ae03329daedc20025d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-20032019000300413 |
network_acronym_str |
SBESR-1 |
network_name_str |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
repository_id_str |
|
spelling |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicasrelacionamentos interorganizacionaisprodução orgânicarelações de poderganhos relacionaisResumo Sistemas de incentivos têm como objetivo motivar e direcionar o comportamento dos participantes de relacionamentos interorganizacionais. Incentivos cooperativos baseiam-se no compartilhamento de benefícios e ganhos gerados na relação, enquanto os competitivos referem-se a recompensar os fornecedores com base em seu desempenho em relação a outros fornecedores. Tomando como base a lente teórica da Visão Relacional, o estudo teve como objetivo analisar como incentivos competitivos e cooperativos originários da empresa compradora influenciam os resultados econômicos de seus fornecedores. Uma pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso, cuja unidade de análise foi a relação diádica em uma cadeia de suprimentos de produtos orgânicos. Os resultados demonstraram que a empresa compradora utiliza incentivos competitivos quando busca estimular os fornecedores a adotar comportamentos para evitar punições, especialmente em relação às atividades produtivas; já os incentivos cooperativos são utilizados para promover a troca de informações, transferência de conhecimentos e relações baseadas na confiança. Como contribuição teórica identificou-se que, no contexto da produção orgânica, além dos incentivos competitivos e cooperativos, as relações entre fornecedores e compradores são fortemente influenciadas por fatores externos, como os padrões das certificadoras e regulamentações internacionais.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000300413Revista de Economia e Sociologia Rural v.57 n.3 2019reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2019.179934info:eu-repo/semantics/openAccessCislaghi,Tatiane PellinWegner,DouglasVieira,Luciana MarquesFernandes,Elieti Biquespor2019-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032019000300413Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2019-09-25T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas |
title |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas |
spellingShingle |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas Cislaghi,Tatiane Pellin relacionamentos interorganizacionais produção orgânica relações de poder ganhos relacionais |
title_short |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas |
title_full |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas |
title_fullStr |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas |
title_full_unstemmed |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas |
title_sort |
Incentivos competitivos e cooperativos em relações diádicas: um estudo de caso na cadeia de uvas orgânicas |
author |
Cislaghi,Tatiane Pellin |
author_facet |
Cislaghi,Tatiane Pellin Wegner,Douglas Vieira,Luciana Marques Fernandes,Elieti Biques |
author_role |
author |
author2 |
Wegner,Douglas Vieira,Luciana Marques Fernandes,Elieti Biques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cislaghi,Tatiane Pellin Wegner,Douglas Vieira,Luciana Marques Fernandes,Elieti Biques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relacionamentos interorganizacionais produção orgânica relações de poder ganhos relacionais |
topic |
relacionamentos interorganizacionais produção orgânica relações de poder ganhos relacionais |
description |
Resumo Sistemas de incentivos têm como objetivo motivar e direcionar o comportamento dos participantes de relacionamentos interorganizacionais. Incentivos cooperativos baseiam-se no compartilhamento de benefícios e ganhos gerados na relação, enquanto os competitivos referem-se a recompensar os fornecedores com base em seu desempenho em relação a outros fornecedores. Tomando como base a lente teórica da Visão Relacional, o estudo teve como objetivo analisar como incentivos competitivos e cooperativos originários da empresa compradora influenciam os resultados econômicos de seus fornecedores. Uma pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso, cuja unidade de análise foi a relação diádica em uma cadeia de suprimentos de produtos orgânicos. Os resultados demonstraram que a empresa compradora utiliza incentivos competitivos quando busca estimular os fornecedores a adotar comportamentos para evitar punições, especialmente em relação às atividades produtivas; já os incentivos cooperativos são utilizados para promover a troca de informações, transferência de conhecimentos e relações baseadas na confiança. Como contribuição teórica identificou-se que, no contexto da produção orgânica, além dos incentivos competitivos e cooperativos, as relações entre fornecedores e compradores são fortemente influenciadas por fatores externos, como os padrões das certificadoras e regulamentações internacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000300413 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000300413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9479.2019.179934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia e Sociologia Rural v.57 n.3 2019 reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) instacron:SBESR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) |
instacron_str |
SBESR |
institution |
SBESR |
reponame_str |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
collection |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) |
repository.mail.fl_str_mv |
sober@sober.org.br||resr@revistasober.org |
_version_ |
1752122558063312896 |