Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista,Maria Larissa Bezerra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves,Janaina da Silva, Alves,Christiane Luci Bezerra, André,Diego de Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032023000300211
Resumo: Resumo: A região do MATOPIBA, formada pelos municípios fronteiriços dos estados do Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA), é apontada na literatura como a última fronteira agrícola do país, resultante do avanço do agronegócio e do crescimento de um modelo de produção apoiado em alta mecanização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a situação da modernização agrícola dessa extensão geográfica no ano de 2017. Para isso, as metodologias empregadas consistem na aplicação da Análise Fatorial (AF), Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e na estimação do modelo espacial SAC, tendo como variável dependente o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e como variáveis independentes os fatores obtidos pela AF. Os resultados encontrados indicaram a presença de sete fatores; e apenas o intensivo em capitalização da atividade agrícola (F1), intensivo em exploração do fator terra (F2) e intensivo em máquinas e implementos agrícolas tradicionais (F3) foram estatisticamente significantes. Portanto, é possível concluir que foi identificada a concentração de alguns fatores em determinadas áreas e que a região precisa de maiores investimentos para que possa se consolidar como uma fronteira agrícola.
id SBESR-1_3b7a9e4322dba507e58cb84ef7fbef9b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032023000300211
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBAmodernização agrícolaMATOPIBAefeitos espaciaisResumo: A região do MATOPIBA, formada pelos municípios fronteiriços dos estados do Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA), é apontada na literatura como a última fronteira agrícola do país, resultante do avanço do agronegócio e do crescimento de um modelo de produção apoiado em alta mecanização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a situação da modernização agrícola dessa extensão geográfica no ano de 2017. Para isso, as metodologias empregadas consistem na aplicação da Análise Fatorial (AF), Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e na estimação do modelo espacial SAC, tendo como variável dependente o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e como variáveis independentes os fatores obtidos pela AF. Os resultados encontrados indicaram a presença de sete fatores; e apenas o intensivo em capitalização da atividade agrícola (F1), intensivo em exploração do fator terra (F2) e intensivo em máquinas e implementos agrícolas tradicionais (F3) foram estatisticamente significantes. Portanto, é possível concluir que foi identificada a concentração de alguns fatores em determinadas áreas e que a região precisa de maiores investimentos para que possa se consolidar como uma fronteira agrícola.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2023-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032023000300211Revista de Economia e Sociologia Rural v.61 n.3 2023reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2022.261413info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Maria Larissa BezerraAlves,Janaina da SilvaAlves,Christiane Luci BezerraAndré,Diego de Mariapor2022-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032023000300211Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2022-09-15T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA
title Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA
spellingShingle Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA
Batista,Maria Larissa Bezerra
modernização agrícola
MATOPIBA
efeitos espaciais
title_short Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA
title_full Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA
title_fullStr Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA
title_full_unstemmed Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA
title_sort Análise fatorial e espacial da modernização agrícola no MATOPIBA
author Batista,Maria Larissa Bezerra
author_facet Batista,Maria Larissa Bezerra
Alves,Janaina da Silva
Alves,Christiane Luci Bezerra
André,Diego de Maria
author_role author
author2 Alves,Janaina da Silva
Alves,Christiane Luci Bezerra
André,Diego de Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista,Maria Larissa Bezerra
Alves,Janaina da Silva
Alves,Christiane Luci Bezerra
André,Diego de Maria
dc.subject.por.fl_str_mv modernização agrícola
MATOPIBA
efeitos espaciais
topic modernização agrícola
MATOPIBA
efeitos espaciais
description Resumo: A região do MATOPIBA, formada pelos municípios fronteiriços dos estados do Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA), é apontada na literatura como a última fronteira agrícola do país, resultante do avanço do agronegócio e do crescimento de um modelo de produção apoiado em alta mecanização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a situação da modernização agrícola dessa extensão geográfica no ano de 2017. Para isso, as metodologias empregadas consistem na aplicação da Análise Fatorial (AF), Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e na estimação do modelo espacial SAC, tendo como variável dependente o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e como variáveis independentes os fatores obtidos pela AF. Os resultados encontrados indicaram a presença de sete fatores; e apenas o intensivo em capitalização da atividade agrícola (F1), intensivo em exploração do fator terra (F2) e intensivo em máquinas e implementos agrícolas tradicionais (F3) foram estatisticamente significantes. Portanto, é possível concluir que foi identificada a concentração de alguns fatores em determinadas áreas e que a região precisa de maiores investimentos para que possa se consolidar como uma fronteira agrícola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032023000300211
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032023000300211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9479.2022.261413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.61 n.3 2023
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122559052120064