Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Cassiê Rebellato
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fritz Filho,Luiz Fernando, Moretto,Cleide Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200206
Resumo: Resumo: A zona de amortecimento da Floresta Nacional (Flona) de Passo Fundo integra o Bioma da Mata Atlântica, uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Os processos produtivos agrícolas revelam as decisões dos proprietários de terras em relação às suas necessidades, ao modo de vida, ao nível de renda desejado e à utilização dos fatores de produção. O estudo objetiva (re)conhecer os diferentes tipos de produção presentes na zona de amortecimento da Flona de Passo Fundo, identificando as características socioeconômicas e analisando as motivações dos produtores rurais em relação ao processo produtivo adotado. A pesquisa, de nível descritivo e abordagem qualitativa, resulta da aplicação de entrevistas em profundidade com 18 proprietários rurais. As falas foram tratadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Conclui que a monocultura da soja é dominante nas concepções e percepções dos proprietários rurais entrevistados. O plantio da soja transgênica é priorizado em relação à convencional, o que fomenta o conflito entre os agentes fiscalizadores e os produtores inseridos na zona dos 500 metros em que o cultivo é proibido. A falta de incentivo econômico e a falta de orientação técnica são apontados como limitadores para a implementação de cultivos alternativos e sustentáveis.
id SBESR-1_6a4ddd3f54a49ec75c29dfb4a3344e61
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032022000200206
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundotipos de produçãounidades de conservaçãouso da terraResumo: A zona de amortecimento da Floresta Nacional (Flona) de Passo Fundo integra o Bioma da Mata Atlântica, uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Os processos produtivos agrícolas revelam as decisões dos proprietários de terras em relação às suas necessidades, ao modo de vida, ao nível de renda desejado e à utilização dos fatores de produção. O estudo objetiva (re)conhecer os diferentes tipos de produção presentes na zona de amortecimento da Flona de Passo Fundo, identificando as características socioeconômicas e analisando as motivações dos produtores rurais em relação ao processo produtivo adotado. A pesquisa, de nível descritivo e abordagem qualitativa, resulta da aplicação de entrevistas em profundidade com 18 proprietários rurais. As falas foram tratadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Conclui que a monocultura da soja é dominante nas concepções e percepções dos proprietários rurais entrevistados. O plantio da soja transgênica é priorizado em relação à convencional, o que fomenta o conflito entre os agentes fiscalizadores e os produtores inseridos na zona dos 500 metros em que o cultivo é proibido. A falta de incentivo econômico e a falta de orientação técnica são apontados como limitadores para a implementação de cultivos alternativos e sustentáveis.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200206Revista de Economia e Sociologia Rural v.60 n.2 2022reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2021.216709info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Cassiê RebellatoFritz Filho,Luiz FernandoMoretto,Cleide Fátimapor2021-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032022000200206Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2021-08-18T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo
title Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo
spellingShingle Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo
Souza,Cassiê Rebellato
tipos de produção
unidades de conservação
uso da terra
title_short Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo
title_full Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo
title_fullStr Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo
title_full_unstemmed Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo
title_sort Os processos produtivos agrícolas na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Passo Fundo
author Souza,Cassiê Rebellato
author_facet Souza,Cassiê Rebellato
Fritz Filho,Luiz Fernando
Moretto,Cleide Fátima
author_role author
author2 Fritz Filho,Luiz Fernando
Moretto,Cleide Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Cassiê Rebellato
Fritz Filho,Luiz Fernando
Moretto,Cleide Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv tipos de produção
unidades de conservação
uso da terra
topic tipos de produção
unidades de conservação
uso da terra
description Resumo: A zona de amortecimento da Floresta Nacional (Flona) de Passo Fundo integra o Bioma da Mata Atlântica, uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Os processos produtivos agrícolas revelam as decisões dos proprietários de terras em relação às suas necessidades, ao modo de vida, ao nível de renda desejado e à utilização dos fatores de produção. O estudo objetiva (re)conhecer os diferentes tipos de produção presentes na zona de amortecimento da Flona de Passo Fundo, identificando as características socioeconômicas e analisando as motivações dos produtores rurais em relação ao processo produtivo adotado. A pesquisa, de nível descritivo e abordagem qualitativa, resulta da aplicação de entrevistas em profundidade com 18 proprietários rurais. As falas foram tratadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Conclui que a monocultura da soja é dominante nas concepções e percepções dos proprietários rurais entrevistados. O plantio da soja transgênica é priorizado em relação à convencional, o que fomenta o conflito entre os agentes fiscalizadores e os produtores inseridos na zona dos 500 metros em que o cultivo é proibido. A falta de incentivo econômico e a falta de orientação técnica são apontados como limitadores para a implementação de cultivos alternativos e sustentáveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200206
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9479.2021.216709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.60 n.2 2022
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122558606475264