Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Lucas Melo Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marta-Costa,Ana Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000100206
Resumo: Resumo: O agronegócio tornou-se um domínio estratégico para o Brasil, sendo o comércio de carnes um dos mais relevantes para o quadro apresentado. Nomeadamente no setor da carne bovina, o Brasil tem reconhecidamente sido um player forte e competitivo. Reflexo de um estruturado processo de desenvolvimento responsável por elevar a produtividade e a qualidade do produto, o país tem acompanhado a sinalização de um mercado crescente, aumentando a sua competitividade e abrangência internacional. Sabendo da importância da produção e comercialização de carne bovina para a economia brasileira, neste trabalho avaliou-se a competitividade das exportações desta mercadoria em referência aos principais países exportadores em nível mundial e regional, através do Índice de Vantagem Comparativa Revelada Normalizada (NRCA). Os resultados indicam que, entre 1998 e 2017, a vantagem comparativa do Brasil elevou-se de maneira significativa, fazendo do país um dos mais fortes competidores em nível internacional. A aplicação do NRCA apresentou de maneira satisfatória o desenvolvimento do cenário internacional da competitividade neste mercado, revelando a dinâmica de elevação e queda dos principais países exportadores. No entanto, o índice não permitiu perceber com exatidão os determinantes específicos do desempenho competitivo, sendo esta uma limitação da aplicação deste método.
id SBESR-1_8138e79523fb9fd8389bf17bed00f96d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032021000100206
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativascarne bovinacomércio internacionalcompetitividadevantagem comparativa revelada normalizadaResumo: O agronegócio tornou-se um domínio estratégico para o Brasil, sendo o comércio de carnes um dos mais relevantes para o quadro apresentado. Nomeadamente no setor da carne bovina, o Brasil tem reconhecidamente sido um player forte e competitivo. Reflexo de um estruturado processo de desenvolvimento responsável por elevar a produtividade e a qualidade do produto, o país tem acompanhado a sinalização de um mercado crescente, aumentando a sua competitividade e abrangência internacional. Sabendo da importância da produção e comercialização de carne bovina para a economia brasileira, neste trabalho avaliou-se a competitividade das exportações desta mercadoria em referência aos principais países exportadores em nível mundial e regional, através do Índice de Vantagem Comparativa Revelada Normalizada (NRCA). Os resultados indicam que, entre 1998 e 2017, a vantagem comparativa do Brasil elevou-se de maneira significativa, fazendo do país um dos mais fortes competidores em nível internacional. A aplicação do NRCA apresentou de maneira satisfatória o desenvolvimento do cenário internacional da competitividade neste mercado, revelando a dinâmica de elevação e queda dos principais países exportadores. No entanto, o índice não permitiu perceber com exatidão os determinantes específicos do desempenho competitivo, sendo esta uma limitação da aplicação deste método.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000100206Revista de Economia e Sociologia Rural v.59 n.1 2021reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2021.238883info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Lucas Melo SilvaMarta-Costa,Ana Alexandrapor2021-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032021000100206Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2021-01-18T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas
title Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas
spellingShingle Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas
Rodrigues,Lucas Melo Silva
carne bovina
comércio internacional
competitividade
vantagem comparativa revelada normalizada
title_short Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas
title_full Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas
title_fullStr Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas
title_full_unstemmed Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas
title_sort Competitividade das exportações de carne bovina do Brasil: uma análise das vantagens comparativas
author Rodrigues,Lucas Melo Silva
author_facet Rodrigues,Lucas Melo Silva
Marta-Costa,Ana Alexandra
author_role author
author2 Marta-Costa,Ana Alexandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Lucas Melo Silva
Marta-Costa,Ana Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv carne bovina
comércio internacional
competitividade
vantagem comparativa revelada normalizada
topic carne bovina
comércio internacional
competitividade
vantagem comparativa revelada normalizada
description Resumo: O agronegócio tornou-se um domínio estratégico para o Brasil, sendo o comércio de carnes um dos mais relevantes para o quadro apresentado. Nomeadamente no setor da carne bovina, o Brasil tem reconhecidamente sido um player forte e competitivo. Reflexo de um estruturado processo de desenvolvimento responsável por elevar a produtividade e a qualidade do produto, o país tem acompanhado a sinalização de um mercado crescente, aumentando a sua competitividade e abrangência internacional. Sabendo da importância da produção e comercialização de carne bovina para a economia brasileira, neste trabalho avaliou-se a competitividade das exportações desta mercadoria em referência aos principais países exportadores em nível mundial e regional, através do Índice de Vantagem Comparativa Revelada Normalizada (NRCA). Os resultados indicam que, entre 1998 e 2017, a vantagem comparativa do Brasil elevou-se de maneira significativa, fazendo do país um dos mais fortes competidores em nível internacional. A aplicação do NRCA apresentou de maneira satisfatória o desenvolvimento do cenário internacional da competitividade neste mercado, revelando a dinâmica de elevação e queda dos principais países exportadores. No entanto, o índice não permitiu perceber com exatidão os determinantes específicos do desempenho competitivo, sendo esta uma limitação da aplicação deste método.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000100206
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000100206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9479.2021.238883
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.59 n.1 2021
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122558432411648