Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia e Sociologia Rural |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000100131 |
Resumo: | Resumo: Os produtores de milho precisam decidir sobre qual a melhor alternativa para comercialização do produto: vender antes da colheita, no momento da colheita, no mercado futuro ou armazenar para vender na entressafra. Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil já que depende de diversas variáveis que afetam diretamente essa decisão. Neste estudo, foram analisados dados da produção de milho internacional e brasileira e buscou-se identificar qual a melhor estratégia de comercialização de milho para os produtores de Mato Grosso do Sul (MS) considerando quatro variáveis de decisão em conjunto: logística, preço, produtividade e disponibilidade de produto. Essa análise multicritério foi realizada adotando-se a metodologia do Analytic Hierarchy Process (AHP) com o uso do software Expert Choice (r) v. 11. Os resultados indicaram que a melhor decisão para o produtor de milho de MS seria vender o produto na entressafra e também apontaram que a logística foi o critério de maior peso na tomada de decisão (0,467). |
id |
SBESR-1_a7c9849fefcc15e612233cabfa43ae8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-20032016000100131 |
network_acronym_str |
SBESR-1 |
network_name_str |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP)AHPProdução de milhoLogística de grãosMato Grosso do Sul.Resumo: Os produtores de milho precisam decidir sobre qual a melhor alternativa para comercialização do produto: vender antes da colheita, no momento da colheita, no mercado futuro ou armazenar para vender na entressafra. Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil já que depende de diversas variáveis que afetam diretamente essa decisão. Neste estudo, foram analisados dados da produção de milho internacional e brasileira e buscou-se identificar qual a melhor estratégia de comercialização de milho para os produtores de Mato Grosso do Sul (MS) considerando quatro variáveis de decisão em conjunto: logística, preço, produtividade e disponibilidade de produto. Essa análise multicritério foi realizada adotando-se a metodologia do Analytic Hierarchy Process (AHP) com o uso do software Expert Choice (r) v. 11. Os resultados indicaram que a melhor decisão para o produtor de milho de MS seria vender o produto na entressafra e também apontaram que a logística foi o critério de maior peso na tomada de decisão (0,467).Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000100131Revista de Economia e Sociologia Rural v.54 n.1 2016reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1234-56781806-9479005401007info:eu-repo/semantics/openAccessReis,João Gilberto Mendes dosVendrametto,OduvaldoNaas,Irenilza de AlencarCostabile,Lucio TadeuMachado,Sivanilza Teixeirapor2016-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032016000100131Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2016-04-15T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP) |
title |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP) |
spellingShingle |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP) Reis,João Gilberto Mendes dos AHP Produção de milho Logística de grãos Mato Grosso do Sul. |
title_short |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP) |
title_full |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP) |
title_fullStr |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP) |
title_full_unstemmed |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP) |
title_sort |
Avaliação das Estratégias de Comercialização do Milho em MS Aplicando o Analytic Hierarchy Process (AHP) |
author |
Reis,João Gilberto Mendes dos |
author_facet |
Reis,João Gilberto Mendes dos Vendrametto,Oduvaldo Naas,Irenilza de Alencar Costabile,Lucio Tadeu Machado,Sivanilza Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Vendrametto,Oduvaldo Naas,Irenilza de Alencar Costabile,Lucio Tadeu Machado,Sivanilza Teixeira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis,João Gilberto Mendes dos Vendrametto,Oduvaldo Naas,Irenilza de Alencar Costabile,Lucio Tadeu Machado,Sivanilza Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AHP Produção de milho Logística de grãos Mato Grosso do Sul. |
topic |
AHP Produção de milho Logística de grãos Mato Grosso do Sul. |
description |
Resumo: Os produtores de milho precisam decidir sobre qual a melhor alternativa para comercialização do produto: vender antes da colheita, no momento da colheita, no mercado futuro ou armazenar para vender na entressafra. Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil já que depende de diversas variáveis que afetam diretamente essa decisão. Neste estudo, foram analisados dados da produção de milho internacional e brasileira e buscou-se identificar qual a melhor estratégia de comercialização de milho para os produtores de Mato Grosso do Sul (MS) considerando quatro variáveis de decisão em conjunto: logística, preço, produtividade e disponibilidade de produto. Essa análise multicritério foi realizada adotando-se a metodologia do Analytic Hierarchy Process (AHP) com o uso do software Expert Choice (r) v. 11. Os resultados indicaram que a melhor decisão para o produtor de milho de MS seria vender o produto na entressafra e também apontaram que a logística foi o critério de maior peso na tomada de decisão (0,467). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000100131 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000100131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1234-56781806-9479005401007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia e Sociologia Rural v.54 n.1 2016 reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) instacron:SBESR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) |
instacron_str |
SBESR |
institution |
SBESR |
reponame_str |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
collection |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) |
repository.mail.fl_str_mv |
sober@sober.org.br||resr@revistasober.org |
_version_ |
1752122557468770304 |