Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Junior,Weimar Freire da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Carvalheiro,Elizângela Mara, Staduto,Jefferson Andronio, Opazo,Miguel Angel Uribe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000200007
Resumo: Este trabalho, à luz da Nova Economia Institucional (NEI), avaliou nove contratos, destacando alguns usados no agronegócio brasileiro. Para isso, usaram-se os atributos da transação nos três principais vetores que os caracterizam, os quais possibilitam arquitetar formas contratuais que tenham o menor custo de transação. O fato de os contratos serem uma modalidade de estrutura de governança, quando considerados de forma ampla, representam os mais variados acordos entre os agentes econômicos. Neste sentido, a análise a ser desenvolvida utilizará um método estatístico multivariado que avaliará nove contratos, em sua maioria em consonância com o agronegócio: cinco contratos de venda, três contratos de franquia, um contrato de parceria agrícola. Essas relações possibilitaram enfatizar quais são as principais preocupações dos agentes quando firmam relações contratuais entre si, ou seja, qual ou quais atributos da transação está(ão) implícito(s) na elaboração dos contratos. Como resultado, observou-se que os contratos de compra e venda de cana-de-açúcar 2 e 3, compra e venda de mandioca, franquia de bebida/cachaça, franquia de produtos de concreto, franquia de escola de idiomas e parceria agrícola visam resguardar o atributo especificidade do ativo; e contratos de compra e venda de cana-de-açúcar 1, direciona para a freqüência. Já contratos de compra e venda de soja estão mais propensos à incerteza.
id SBESR-1_aa913d0c62f99794a17e58278d4ac947
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032008000200007
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de CorrespondênciaContratoEconomia dos custos de transaçãoAnálise multivariadaEste trabalho, à luz da Nova Economia Institucional (NEI), avaliou nove contratos, destacando alguns usados no agronegócio brasileiro. Para isso, usaram-se os atributos da transação nos três principais vetores que os caracterizam, os quais possibilitam arquitetar formas contratuais que tenham o menor custo de transação. O fato de os contratos serem uma modalidade de estrutura de governança, quando considerados de forma ampla, representam os mais variados acordos entre os agentes econômicos. Neste sentido, a análise a ser desenvolvida utilizará um método estatístico multivariado que avaliará nove contratos, em sua maioria em consonância com o agronegócio: cinco contratos de venda, três contratos de franquia, um contrato de parceria agrícola. Essas relações possibilitaram enfatizar quais são as principais preocupações dos agentes quando firmam relações contratuais entre si, ou seja, qual ou quais atributos da transação está(ão) implícito(s) na elaboração dos contratos. Como resultado, observou-se que os contratos de compra e venda de cana-de-açúcar 2 e 3, compra e venda de mandioca, franquia de bebida/cachaça, franquia de produtos de concreto, franquia de escola de idiomas e parceria agrícola visam resguardar o atributo especificidade do ativo; e contratos de compra e venda de cana-de-açúcar 1, direciona para a freqüência. Já contratos de compra e venda de soja estão mais propensos à incerteza.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000200007Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.2 2008reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/S0103-20032008000200007info:eu-repo/semantics/openAccessRocha Junior,Weimar Freire daCarvalheiro,Elizângela MaraStaduto,Jefferson AndronioOpazo,Miguel Angel Uribepor2008-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032008000200007Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2008-12-17T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência
title Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência
spellingShingle Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência
Rocha Junior,Weimar Freire da
Contrato
Economia dos custos de transação
Análise multivariada
title_short Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência
title_full Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência
title_fullStr Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência
title_full_unstemmed Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência
title_sort Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência
author Rocha Junior,Weimar Freire da
author_facet Rocha Junior,Weimar Freire da
Carvalheiro,Elizângela Mara
Staduto,Jefferson Andronio
Opazo,Miguel Angel Uribe
author_role author
author2 Carvalheiro,Elizângela Mara
Staduto,Jefferson Andronio
Opazo,Miguel Angel Uribe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Junior,Weimar Freire da
Carvalheiro,Elizângela Mara
Staduto,Jefferson Andronio
Opazo,Miguel Angel Uribe
dc.subject.por.fl_str_mv Contrato
Economia dos custos de transação
Análise multivariada
topic Contrato
Economia dos custos de transação
Análise multivariada
description Este trabalho, à luz da Nova Economia Institucional (NEI), avaliou nove contratos, destacando alguns usados no agronegócio brasileiro. Para isso, usaram-se os atributos da transação nos três principais vetores que os caracterizam, os quais possibilitam arquitetar formas contratuais que tenham o menor custo de transação. O fato de os contratos serem uma modalidade de estrutura de governança, quando considerados de forma ampla, representam os mais variados acordos entre os agentes econômicos. Neste sentido, a análise a ser desenvolvida utilizará um método estatístico multivariado que avaliará nove contratos, em sua maioria em consonância com o agronegócio: cinco contratos de venda, três contratos de franquia, um contrato de parceria agrícola. Essas relações possibilitaram enfatizar quais são as principais preocupações dos agentes quando firmam relações contratuais entre si, ou seja, qual ou quais atributos da transação está(ão) implícito(s) na elaboração dos contratos. Como resultado, observou-se que os contratos de compra e venda de cana-de-açúcar 2 e 3, compra e venda de mandioca, franquia de bebida/cachaça, franquia de produtos de concreto, franquia de escola de idiomas e parceria agrícola visam resguardar o atributo especificidade do ativo; e contratos de compra e venda de cana-de-açúcar 1, direciona para a freqüência. Já contratos de compra e venda de soja estão mais propensos à incerteza.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-20032008000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.2 2008
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122555824603136