O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves,Mateus de Carvalho Reis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro,Lucas Siqueira de, Freitas,Carlos Otávio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000400559
Resumo: Resumo Como importantes elos de ligação entre os produtores e o mercado, e respondendo direta ou indiretamente por relevante parte do Produto Interno Bruto agropecuário nacional, as cooperativas carecem de estudos que mensurem o quanto são capazes de influenciar a produção no meio rural, considerando as diferenças regionais brasileiras. Assim, este trabalho visou avaliar a existência e a magnitude do efeito das cooperativas na produção agropecuária das regiões brasileiras. Para tanto, foi construída uma função de produção, tendo as cooperativas como um fator deslocador da função de produção, considerando correção espacial, em termos municipais, para as regiões brasileiras. Os resultados evidenciam dependência espacial nos dados utilizados, justificando a abordagem metodológica utilizada neste trabalho. Verificou-se efeito positivo do cooperativismo no Valor Bruto da Produção da agropecuária nos municípios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, ao passo que se notou influência restritiva da associação às cooperativas no Norte e Nordeste do País. Conclui-se, portanto, que a expansão do cooperativismo pelas regiões não foi um processo homogêneo, havendo ainda um longo caminho a ser percorrido para que se tenham níveis mais elevados de cooperação no meio rural brasileiro.
id SBESR-1_b7f81322f3b19710c0a6ce62519f7c81
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032019000400559
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacialCooperativismoeconometria espacialfunção de produçãoResumo Como importantes elos de ligação entre os produtores e o mercado, e respondendo direta ou indiretamente por relevante parte do Produto Interno Bruto agropecuário nacional, as cooperativas carecem de estudos que mensurem o quanto são capazes de influenciar a produção no meio rural, considerando as diferenças regionais brasileiras. Assim, este trabalho visou avaliar a existência e a magnitude do efeito das cooperativas na produção agropecuária das regiões brasileiras. Para tanto, foi construída uma função de produção, tendo as cooperativas como um fator deslocador da função de produção, considerando correção espacial, em termos municipais, para as regiões brasileiras. Os resultados evidenciam dependência espacial nos dados utilizados, justificando a abordagem metodológica utilizada neste trabalho. Verificou-se efeito positivo do cooperativismo no Valor Bruto da Produção da agropecuária nos municípios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, ao passo que se notou influência restritiva da associação às cooperativas no Norte e Nordeste do País. Conclui-se, portanto, que a expansão do cooperativismo pelas regiões não foi um processo homogêneo, havendo ainda um longo caminho a ser percorrido para que se tenham níveis mais elevados de cooperação no meio rural brasileiro.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000400559Revista de Economia e Sociologia Rural v.57 n.4 2019reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2019.187145info:eu-repo/semantics/openAccessNeves,Mateus de Carvalho ReisCastro,Lucas Siqueira deFreitas,Carlos Otávio depor2019-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032019000400559Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2019-11-26T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial
title O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial
spellingShingle O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial
Neves,Mateus de Carvalho Reis
Cooperativismo
econometria espacial
função de produção
title_short O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial
title_full O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial
title_fullStr O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial
title_full_unstemmed O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial
title_sort O impacto das cooperativas na produção agropecuária brasileira: uma análise econométrica espacial
author Neves,Mateus de Carvalho Reis
author_facet Neves,Mateus de Carvalho Reis
Castro,Lucas Siqueira de
Freitas,Carlos Otávio de
author_role author
author2 Castro,Lucas Siqueira de
Freitas,Carlos Otávio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves,Mateus de Carvalho Reis
Castro,Lucas Siqueira de
Freitas,Carlos Otávio de
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativismo
econometria espacial
função de produção
topic Cooperativismo
econometria espacial
função de produção
description Resumo Como importantes elos de ligação entre os produtores e o mercado, e respondendo direta ou indiretamente por relevante parte do Produto Interno Bruto agropecuário nacional, as cooperativas carecem de estudos que mensurem o quanto são capazes de influenciar a produção no meio rural, considerando as diferenças regionais brasileiras. Assim, este trabalho visou avaliar a existência e a magnitude do efeito das cooperativas na produção agropecuária das regiões brasileiras. Para tanto, foi construída uma função de produção, tendo as cooperativas como um fator deslocador da função de produção, considerando correção espacial, em termos municipais, para as regiões brasileiras. Os resultados evidenciam dependência espacial nos dados utilizados, justificando a abordagem metodológica utilizada neste trabalho. Verificou-se efeito positivo do cooperativismo no Valor Bruto da Produção da agropecuária nos municípios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, ao passo que se notou influência restritiva da associação às cooperativas no Norte e Nordeste do País. Conclui-se, portanto, que a expansão do cooperativismo pelas regiões não foi um processo homogêneo, havendo ainda um longo caminho a ser percorrido para que se tenham níveis mais elevados de cooperação no meio rural brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000400559
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000400559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9479.2019.187145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.57 n.4 2019
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122558050729984