Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Alessandra Maria da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ponciano,Niraldo José, Souza,Paulo Marcelo de, Cezar,Lilian Sagio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032020000100200
Resumo: Resumo: A extensão rural no Brasil privilegiou a difusão tecnológica de práticas intensivas de produção, ampliando as desigualdades socioeconômicas no meio rural, especialmente as relacionadas a gênero. Com a instituição da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), a Extensão Rural passou a atender aos princípios de equidade de gênero previstos para atuação extensionista. Este trabalho teve por objetivo compreender como os extensionistas rurais do órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Espírito Santo entendem o seu papel na contribuição para a construção da equidade de gênero na agricultura familiar nos municípios de Linhares, Rio Bananal e Sooretama. Para tanto, aplicaram-se roteiros de entrevistas semiestruturadas para dez agentes de extensão em desenvolvimento rural, servidores da instituição oficial de Ater daqueles municípios. Os dados foram transcritos, sistematizados e submetidos à análise de conteúdo. Os extensionistas apresentaram-se naturalizados com as desigualdades de gênero, não desenvolvendo ações que incentivam a participação feminina nas políticas públicas. Mudanças nos paradigmas de gênero arraigados à extensão rural devem ser estimuladas, tanto na academia quanto nas instituições de Ater, com o propósito de se efetivar a participação feminina nas políticas públicas para a agricultura familiar.
id SBESR-1_c0fcb52ed03cf89ed5ea4882bfdbe637
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032020000100200
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidadesAssistência Técnica e Extensão Ruralmulheres ruraisPnaterrelações de gêneroResumo: A extensão rural no Brasil privilegiou a difusão tecnológica de práticas intensivas de produção, ampliando as desigualdades socioeconômicas no meio rural, especialmente as relacionadas a gênero. Com a instituição da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), a Extensão Rural passou a atender aos princípios de equidade de gênero previstos para atuação extensionista. Este trabalho teve por objetivo compreender como os extensionistas rurais do órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Espírito Santo entendem o seu papel na contribuição para a construção da equidade de gênero na agricultura familiar nos municípios de Linhares, Rio Bananal e Sooretama. Para tanto, aplicaram-se roteiros de entrevistas semiestruturadas para dez agentes de extensão em desenvolvimento rural, servidores da instituição oficial de Ater daqueles municípios. Os dados foram transcritos, sistematizados e submetidos à análise de conteúdo. Os extensionistas apresentaram-se naturalizados com as desigualdades de gênero, não desenvolvendo ações que incentivam a participação feminina nas políticas públicas. Mudanças nos paradigmas de gênero arraigados à extensão rural devem ser estimuladas, tanto na academia quanto nas instituições de Ater, com o propósito de se efetivar a participação feminina nas políticas públicas para a agricultura familiar.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032020000100200Revista de Economia e Sociologia Rural v.58 n.1 2020reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2020.187845info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alessandra Maria daPonciano,Niraldo JoséSouza,Paulo Marcelo deCezar,Lilian Sagiopor2020-04-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032020000100200Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2020-04-14T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades
title Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades
spellingShingle Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades
Silva,Alessandra Maria da
Assistência Técnica e Extensão Rural
mulheres rurais
Pnater
relações de gênero
title_short Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades
title_full Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades
title_fullStr Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades
title_full_unstemmed Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades
title_sort Extensão rural e construção da equidade de gênero: limites e possibilidades
author Silva,Alessandra Maria da
author_facet Silva,Alessandra Maria da
Ponciano,Niraldo José
Souza,Paulo Marcelo de
Cezar,Lilian Sagio
author_role author
author2 Ponciano,Niraldo José
Souza,Paulo Marcelo de
Cezar,Lilian Sagio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Alessandra Maria da
Ponciano,Niraldo José
Souza,Paulo Marcelo de
Cezar,Lilian Sagio
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Técnica e Extensão Rural
mulheres rurais
Pnater
relações de gênero
topic Assistência Técnica e Extensão Rural
mulheres rurais
Pnater
relações de gênero
description Resumo: A extensão rural no Brasil privilegiou a difusão tecnológica de práticas intensivas de produção, ampliando as desigualdades socioeconômicas no meio rural, especialmente as relacionadas a gênero. Com a instituição da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), a Extensão Rural passou a atender aos princípios de equidade de gênero previstos para atuação extensionista. Este trabalho teve por objetivo compreender como os extensionistas rurais do órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Espírito Santo entendem o seu papel na contribuição para a construção da equidade de gênero na agricultura familiar nos municípios de Linhares, Rio Bananal e Sooretama. Para tanto, aplicaram-se roteiros de entrevistas semiestruturadas para dez agentes de extensão em desenvolvimento rural, servidores da instituição oficial de Ater daqueles municípios. Os dados foram transcritos, sistematizados e submetidos à análise de conteúdo. Os extensionistas apresentaram-se naturalizados com as desigualdades de gênero, não desenvolvendo ações que incentivam a participação feminina nas políticas públicas. Mudanças nos paradigmas de gênero arraigados à extensão rural devem ser estimuladas, tanto na academia quanto nas instituições de Ater, com o propósito de se efetivar a participação feminina nas políticas públicas para a agricultura familiar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032020000100200
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032020000100200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9479.2020.187845
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.58 n.1 2020
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122558072750080