A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Marcelino Armindo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves,Lucir Reinaldo, Piffer,Moacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200214
Resumo: Resumo: A África tem potencial na agricultura, com terras férteis não utilizadas. Na parte ocidental, com abundantes recursos naturais e humanos, a agricultura representa a riqueza e é um importante catalisador para alcançar segurança alimentar. Esta pesquisa analisou a vulnerabilidade e a segurança alimentar nas regiões dos países da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA): Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo. Os períodos foram selecionados de acordo com a disponibilidade dos dados de cada país, de 2013 até 2018. Foi aplicada a Análise e Mapeamento da Vulnerabilidade (VAM, sigla em inglês), em conjunto com a Análise Fatorial de Componentes Principais, com base em dados secundários, coletados da FAO e dos Institutos Nacionais de Pesquisa de cada país. Os resultados mostraram que os países da UEMOA estão entre a F3 e a F4 de vulnerabilidade, numa escala que varia entre F1, muito baixo (bom), e F5, muito alto (ruim). Percebe-se também que no território vivem pessoas com situações de vulnerabilidade média e alta. Pode-se concluir que o Indicador Acesso e o Indicador Instabilidade são os dois fatores mais importantes para pressionar, de forma negativa, a situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar da UEMOA.
id SBESR-1_c4f2c1ebf25f07bee8f761eba3a60d7c
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032022000200214
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)vulnerabilidadeUEMOAsegurança alimentardesenvolvimentoResumo: A África tem potencial na agricultura, com terras férteis não utilizadas. Na parte ocidental, com abundantes recursos naturais e humanos, a agricultura representa a riqueza e é um importante catalisador para alcançar segurança alimentar. Esta pesquisa analisou a vulnerabilidade e a segurança alimentar nas regiões dos países da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA): Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo. Os períodos foram selecionados de acordo com a disponibilidade dos dados de cada país, de 2013 até 2018. Foi aplicada a Análise e Mapeamento da Vulnerabilidade (VAM, sigla em inglês), em conjunto com a Análise Fatorial de Componentes Principais, com base em dados secundários, coletados da FAO e dos Institutos Nacionais de Pesquisa de cada país. Os resultados mostraram que os países da UEMOA estão entre a F3 e a F4 de vulnerabilidade, numa escala que varia entre F1, muito baixo (bom), e F5, muito alto (ruim). Percebe-se também que no território vivem pessoas com situações de vulnerabilidade média e alta. Pode-se concluir que o Indicador Acesso e o Indicador Instabilidade são os dois fatores mais importantes para pressionar, de forma negativa, a situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar da UEMOA.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200214Revista de Economia e Sociologia Rural v.60 n.2 2022reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2021.223563info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Marcelino ArmindoAlves,Lucir ReinaldoPiffer,Moacirpor2021-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032022000200214Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2021-08-30T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)
title A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)
spellingShingle A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)
Monteiro,Marcelino Armindo
vulnerabilidade
UEMOA
segurança alimentar
desenvolvimento
title_short A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)
title_full A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)
title_fullStr A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)
title_full_unstemmed A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)
title_sort A vulnerabilidade e segurança alimentar da região da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA)
author Monteiro,Marcelino Armindo
author_facet Monteiro,Marcelino Armindo
Alves,Lucir Reinaldo
Piffer,Moacir
author_role author
author2 Alves,Lucir Reinaldo
Piffer,Moacir
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro,Marcelino Armindo
Alves,Lucir Reinaldo
Piffer,Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv vulnerabilidade
UEMOA
segurança alimentar
desenvolvimento
topic vulnerabilidade
UEMOA
segurança alimentar
desenvolvimento
description Resumo: A África tem potencial na agricultura, com terras férteis não utilizadas. Na parte ocidental, com abundantes recursos naturais e humanos, a agricultura representa a riqueza e é um importante catalisador para alcançar segurança alimentar. Esta pesquisa analisou a vulnerabilidade e a segurança alimentar nas regiões dos países da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA): Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo. Os períodos foram selecionados de acordo com a disponibilidade dos dados de cada país, de 2013 até 2018. Foi aplicada a Análise e Mapeamento da Vulnerabilidade (VAM, sigla em inglês), em conjunto com a Análise Fatorial de Componentes Principais, com base em dados secundários, coletados da FAO e dos Institutos Nacionais de Pesquisa de cada país. Os resultados mostraram que os países da UEMOA estão entre a F3 e a F4 de vulnerabilidade, numa escala que varia entre F1, muito baixo (bom), e F5, muito alto (ruim). Percebe-se também que no território vivem pessoas com situações de vulnerabilidade média e alta. Pode-se concluir que o Indicador Acesso e o Indicador Instabilidade são os dois fatores mais importantes para pressionar, de forma negativa, a situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar da UEMOA.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200214
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9479.2021.223563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.60 n.2 2022
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122558626398208