Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauer,Sérgio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leite,Sergio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032012000300007
Resumo: A recente "corrida mundial por terras" transformou a América Latina, em geral, e o Brasil, em particular, em alvos preferenciais para negócios com aumento considerável de investimentos estrangeiros no setor agropecuário, inclusive na compra de terras, com a participação de empresas do setor financeiro. Mesmo sendo um mercado de baixa liquidez, negócios com terras não são novidade no Brasil, mas têm aumentado consideravelmente após 2002, sendo, inclusive, possível perceber esse processo no sistema de cadastro do Instituto Nacionalde Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com pesquisas de campo, a maioria dos investimentos recentes está relacionada à produção de grãos (principalmente soja) e de cana-de-açúcar (produção de açúcar e etanol), mas tambémà mineração, resultando em aumento dos preços da terra, entre outras consequências em algumas regiões do Brasil. Essa "corrida por terra" levou o governo federal a restabelecer um mecanismo legal para "controlar" esses investimentos estrangeiros em terra. O presente artigo discute esse processo recente de investimentos na compra de terras no Brasil, investigando causas para tais investimentos e suas principais consequências, incluindo possíveis influências sobre os preços da terra e impactos sociais e políticos nas históricas disputas pelo acesso à terra no Brasil.
id SBESR-1_d281acc4262a4bb5913c685780ebe8af
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032012000300007
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no BrasilTerramercado de terraestrangeirizaçãopreçosfronteiras agrícolasexpansão agrícolaBrasilA recente "corrida mundial por terras" transformou a América Latina, em geral, e o Brasil, em particular, em alvos preferenciais para negócios com aumento considerável de investimentos estrangeiros no setor agropecuário, inclusive na compra de terras, com a participação de empresas do setor financeiro. Mesmo sendo um mercado de baixa liquidez, negócios com terras não são novidade no Brasil, mas têm aumentado consideravelmente após 2002, sendo, inclusive, possível perceber esse processo no sistema de cadastro do Instituto Nacionalde Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com pesquisas de campo, a maioria dos investimentos recentes está relacionada à produção de grãos (principalmente soja) e de cana-de-açúcar (produção de açúcar e etanol), mas tambémà mineração, resultando em aumento dos preços da terra, entre outras consequências em algumas regiões do Brasil. Essa "corrida por terra" levou o governo federal a restabelecer um mecanismo legal para "controlar" esses investimentos estrangeiros em terra. O presente artigo discute esse processo recente de investimentos na compra de terras no Brasil, investigando causas para tais investimentos e suas principais consequências, incluindo possíveis influências sobre os preços da terra e impactos sociais e políticos nas históricas disputas pelo acesso à terra no Brasil.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032012000300007Revista de Economia e Sociologia Rural v.50 n.3 2012reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/S0103-20032012000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSauer,SérgioLeite,Sergio Pereirapor2012-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032012000300007Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2012-10-02T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil
title Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil
spellingShingle Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil
Sauer,Sérgio
Terra
mercado de terra
estrangeirização
preços
fronteiras agrícolas
expansão agrícola
Brasil
title_short Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil
title_full Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil
title_fullStr Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil
title_full_unstemmed Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil
title_sort Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil
author Sauer,Sérgio
author_facet Sauer,Sérgio
Leite,Sergio Pereira
author_role author
author2 Leite,Sergio Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sauer,Sérgio
Leite,Sergio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Terra
mercado de terra
estrangeirização
preços
fronteiras agrícolas
expansão agrícola
Brasil
topic Terra
mercado de terra
estrangeirização
preços
fronteiras agrícolas
expansão agrícola
Brasil
description A recente "corrida mundial por terras" transformou a América Latina, em geral, e o Brasil, em particular, em alvos preferenciais para negócios com aumento considerável de investimentos estrangeiros no setor agropecuário, inclusive na compra de terras, com a participação de empresas do setor financeiro. Mesmo sendo um mercado de baixa liquidez, negócios com terras não são novidade no Brasil, mas têm aumentado consideravelmente após 2002, sendo, inclusive, possível perceber esse processo no sistema de cadastro do Instituto Nacionalde Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com pesquisas de campo, a maioria dos investimentos recentes está relacionada à produção de grãos (principalmente soja) e de cana-de-açúcar (produção de açúcar e etanol), mas tambémà mineração, resultando em aumento dos preços da terra, entre outras consequências em algumas regiões do Brasil. Essa "corrida por terra" levou o governo federal a restabelecer um mecanismo legal para "controlar" esses investimentos estrangeiros em terra. O presente artigo discute esse processo recente de investimentos na compra de terras no Brasil, investigando causas para tais investimentos e suas principais consequências, incluindo possíveis influências sobre os preços da terra e impactos sociais e políticos nas históricas disputas pelo acesso à terra no Brasil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032012000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032012000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-20032012000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.50 n.3 2012
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122556660318208