Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Jaciene Arantes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho,José Márcio de, Leitão,Fabrício Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000400204
Resumo: Resumo: O presente estudo analisa a interação e as práticas de gestão da qualidade que caracterizam a relação entre os agricultores responsáveis pela produção de sementes de milho (fornecedores) e a indústria produtora de sementes (compradores). O objetivo do trabalho foi analisar a influência dos fatores relacionais − que incluem a confiança, a comunicação, a capacidade de adaptação, a relação de dependência e o nível de satisfação no desenvolvimento de uma parceria bem-sucedida, representada pelo comprometimento e pela orientação em longo prazo − e, consequentemente, a influência da parceria para a adoção de práticas de gestão da qualidade a partir da perspectiva dos agricultores. Foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de 69 questionários a agricultores fornecedores de sementes. Para analisar o modelo teórico proposto, foi realizada uma análise fatorial confirmatória. As hipóteses foram testadas através da análise de trilhas. Os resultados indicam que uma parceria bem-sucedida é altamente influenciada pela satisfação e pela troca de informações (comunicação), e que a parceria contribui para a adoção de práticas de gestão da qualidade.
id SBESR-1_ed8e08d57729a8ac999902519fedf708
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032021000400204
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milhogestão da qualidaderelação comprador-fornecedorsementes de milhoResumo: O presente estudo analisa a interação e as práticas de gestão da qualidade que caracterizam a relação entre os agricultores responsáveis pela produção de sementes de milho (fornecedores) e a indústria produtora de sementes (compradores). O objetivo do trabalho foi analisar a influência dos fatores relacionais − que incluem a confiança, a comunicação, a capacidade de adaptação, a relação de dependência e o nível de satisfação no desenvolvimento de uma parceria bem-sucedida, representada pelo comprometimento e pela orientação em longo prazo − e, consequentemente, a influência da parceria para a adoção de práticas de gestão da qualidade a partir da perspectiva dos agricultores. Foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de 69 questionários a agricultores fornecedores de sementes. Para analisar o modelo teórico proposto, foi realizada uma análise fatorial confirmatória. As hipóteses foram testadas através da análise de trilhas. Os resultados indicam que uma parceria bem-sucedida é altamente influenciada pela satisfação e pela troca de informações (comunicação), e que a parceria contribui para a adoção de práticas de gestão da qualidade.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000400204Revista de Economia e Sociologia Rural v.59 n.4 2021reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2021.229897info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Jaciene ArantesCarvalho,José Márcio deLeitão,Fabrício Oliveirapor2021-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032021000400204Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2021-05-17T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho
title Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho
spellingShingle Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho
Lopes,Jaciene Arantes
gestão da qualidade
relação comprador-fornecedor
sementes de milho
title_short Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho
title_full Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho
title_fullStr Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho
title_full_unstemmed Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho
title_sort Fatores de sucesso do relacionamento entre agricultores e indústria de sementes de milho
author Lopes,Jaciene Arantes
author_facet Lopes,Jaciene Arantes
Carvalho,José Márcio de
Leitão,Fabrício Oliveira
author_role author
author2 Carvalho,José Márcio de
Leitão,Fabrício Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Jaciene Arantes
Carvalho,José Márcio de
Leitão,Fabrício Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv gestão da qualidade
relação comprador-fornecedor
sementes de milho
topic gestão da qualidade
relação comprador-fornecedor
sementes de milho
description Resumo: O presente estudo analisa a interação e as práticas de gestão da qualidade que caracterizam a relação entre os agricultores responsáveis pela produção de sementes de milho (fornecedores) e a indústria produtora de sementes (compradores). O objetivo do trabalho foi analisar a influência dos fatores relacionais − que incluem a confiança, a comunicação, a capacidade de adaptação, a relação de dependência e o nível de satisfação no desenvolvimento de uma parceria bem-sucedida, representada pelo comprometimento e pela orientação em longo prazo − e, consequentemente, a influência da parceria para a adoção de práticas de gestão da qualidade a partir da perspectiva dos agricultores. Foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de 69 questionários a agricultores fornecedores de sementes. Para analisar o modelo teórico proposto, foi realizada uma análise fatorial confirmatória. As hipóteses foram testadas através da análise de trilhas. Os resultados indicam que uma parceria bem-sucedida é altamente influenciada pela satisfação e pela troca de informações (comunicação), e que a parceria contribui para a adoção de práticas de gestão da qualidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000400204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032021000400204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9479.2021.229897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.59 n.4 2021
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122558507909120