A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia,Alexandre Gori
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miyamoto,Bruno César Brito, Silveira,José Maria Ferreira Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000200203
Resumo: Resumo: Este trabalho analisa os padrões de produção de grupos de pequenos produtores do algodão no Brasil e seus impactos sobre as preferências declaradas por novos sistemas de produção. Especificamente, verificam-se as principais características que diferenciam as escolhas pelos sistemas de algodão geneticamente modificado (Bt e RR) e não geneticamente modificado (colorido, orgânico e branco convencional). As análises baseiam-se em dados primários aplicados a grupos de pequenos produtores de algodão nas principais regiões produtoras no Brasil. Os padrões de associação entre as características do produtor e do sistema de produção foram analisados com a Análise de Correspondência Múltipla. A propensão a adotar novos sistemas de produção foi analisada pela Análise Conjunta. Os resultados destacam que, mesmo entre pequenos produtores, há distinções importantes entre os padrões de produção que determinam a escolha pelo tipo de semente. O conhecimento prévio do sistema de cultivo, através da prática agrícola corrente, mostra-se um fator fundamental nas preferências dos produtores por novos sistemas de produção. Conclui-se que a cadeia produtiva, principalmente o papel das cooperativas locais e das redes privadas de apoio à produção e à comercialização, teria um papel decisivo na definição de redes de influência e, consequentemente, na adoção dos sistemas produtivos.
id SBESR-1_fd4864436ea1981232f295859d44d335
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032016000200203
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no BrasilTransgênicosCotoniculturaTecnologia agrícolaModelo de escolhasAnálise de correspondência múltiplaResumo: Este trabalho analisa os padrões de produção de grupos de pequenos produtores do algodão no Brasil e seus impactos sobre as preferências declaradas por novos sistemas de produção. Especificamente, verificam-se as principais características que diferenciam as escolhas pelos sistemas de algodão geneticamente modificado (Bt e RR) e não geneticamente modificado (colorido, orgânico e branco convencional). As análises baseiam-se em dados primários aplicados a grupos de pequenos produtores de algodão nas principais regiões produtoras no Brasil. Os padrões de associação entre as características do produtor e do sistema de produção foram analisados com a Análise de Correspondência Múltipla. A propensão a adotar novos sistemas de produção foi analisada pela Análise Conjunta. Os resultados destacam que, mesmo entre pequenos produtores, há distinções importantes entre os padrões de produção que determinam a escolha pelo tipo de semente. O conhecimento prévio do sistema de cultivo, através da prática agrícola corrente, mostra-se um fator fundamental nas preferências dos produtores por novos sistemas de produção. Conclui-se que a cadeia produtiva, principalmente o papel das cooperativas locais e das redes privadas de apoio à produção e à comercialização, teria um papel decisivo na definição de redes de influência e, consequentemente, na adoção dos sistemas produtivos.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000200203Revista de Economia e Sociologia Rural v.54 n.2 2016reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1234.56781806-977900540201info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Alexandre GoriMiyamoto,Bruno César BritoSilveira,José Maria Ferreira Jardimpor2016-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032016000200203Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2016-07-21T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil
title A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil
spellingShingle A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil
Maia,Alexandre Gori
Transgênicos
Cotonicultura
Tecnologia agrícola
Modelo de escolhas
Análise de correspondência múltipla
title_short A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil
title_full A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil
title_fullStr A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil
title_full_unstemmed A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil
title_sort A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil
author Maia,Alexandre Gori
author_facet Maia,Alexandre Gori
Miyamoto,Bruno César Brito
Silveira,José Maria Ferreira Jardim
author_role author
author2 Miyamoto,Bruno César Brito
Silveira,José Maria Ferreira Jardim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia,Alexandre Gori
Miyamoto,Bruno César Brito
Silveira,José Maria Ferreira Jardim
dc.subject.por.fl_str_mv Transgênicos
Cotonicultura
Tecnologia agrícola
Modelo de escolhas
Análise de correspondência múltipla
topic Transgênicos
Cotonicultura
Tecnologia agrícola
Modelo de escolhas
Análise de correspondência múltipla
description Resumo: Este trabalho analisa os padrões de produção de grupos de pequenos produtores do algodão no Brasil e seus impactos sobre as preferências declaradas por novos sistemas de produção. Especificamente, verificam-se as principais características que diferenciam as escolhas pelos sistemas de algodão geneticamente modificado (Bt e RR) e não geneticamente modificado (colorido, orgânico e branco convencional). As análises baseiam-se em dados primários aplicados a grupos de pequenos produtores de algodão nas principais regiões produtoras no Brasil. Os padrões de associação entre as características do produtor e do sistema de produção foram analisados com a Análise de Correspondência Múltipla. A propensão a adotar novos sistemas de produção foi analisada pela Análise Conjunta. Os resultados destacam que, mesmo entre pequenos produtores, há distinções importantes entre os padrões de produção que determinam a escolha pelo tipo de semente. O conhecimento prévio do sistema de cultivo, através da prática agrícola corrente, mostra-se um fator fundamental nas preferências dos produtores por novos sistemas de produção. Conclui-se que a cadeia produtiva, principalmente o papel das cooperativas locais e das redes privadas de apoio à produção e à comercialização, teria um papel decisivo na definição de redes de influência e, consequentemente, na adoção dos sistemas produtivos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000200203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000200203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1234.56781806-977900540201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.54 n.2 2016
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122557477158912