Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José Artur Barroso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da SBEnBIO
Texto Completo: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/98
Resumo: Revista de Ensino de Biologia SBEnBio vol.10 n.1  - 2017Editorial, ficha catalográfica e expediente: clique em "Expediente em PDF"  Editorial            É com grande alegria que lançamos o volume 10, número 1, da Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia, número que marca o início da publicação de artigos submetidos à revista em regime de fluxo contínuo, aberto à comunidade de Ensino de Biologia.           Passamos, neste número, a contar com as seções de Relatos de Experiência, de Relatos de Pesquisa, de Ensaios e de Comunicações da comunidade SBEnBio. Os artigos aqui reunidos são provenientes de seis estados brasileiros, reforçando o caráter nacional de nossa Associação, contando com quatro relatos de pesquisa, três relatos de experiência e um ensaio - o que nos parece indicar que o movimento em direção à livre submissão de artigos está mantendo a identidade da REnBio no sentido de possibilitar a divulgação de pesquisas na área e, ao mesmo tempo, manter o espaço de diálogo com as escolas de Educação Básica.           A transição que estamos realizando, tanto no sentido de estabelecer os procedimentos de fluxo contínuo de submissões como no sentido de abrigar a revista no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), não tem sido um caminho fácil, muito embora seja muito rico e nos esteja legando um acúmulo de reflexões e conhecimentos inestimáveis.           Os critérios de avaliação que utilizamos foram construídos em um processo coletivo e cuidadoso, balizado pelos objetivos de manter a qualidade dos textos publicados, manter a revista como um dos espaços de construção da identidade do campo acadêmico do Ensino de Biologia, manter a interlocução com a comunidade escolar da Educação Básica e manter a coerência com os valores da SBEnBio, objetivos que já caracterizavam a fase anterior da REnBio.          Ao mesmo tempo, reunimos um novo grupo de avaliadores em nossa Comissão Científica, aos quais somos profundamente gratos, dado o grande aumento do número de avaliações necessárias para dar conta do novo projeto da revista, tarefa ainda mais exaustiva nos tempos atuais de sobrecarga de trabalho docente tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.           Paralelamente, e não menos importante, desenvolvemos nesse período toda a estrutura técnica de hospedagem da revista no sistema eletrônico, o que incluiu a definição e alimentação do sistema com todas as informações necessárias ao funcionamento do processo editorial – desde a configuração da revista, o cadastramento dos avaliadores e a elaboração dos instrumentos de comunicação, até a resolução de questões técnicas relativas ao funcionamento, hospedagem e manutenção do sistema.            Enfim, foi um longo caminho até aqui e ao mesmo tempo em que estamos muito felizes com a publicação deste número já estamos olhando para os próximos desafios que nos aguardam. A partir do fluxo já estabelecido, será necessário ampliar o corpo de avaliadores para possibilitar a manutenção da periodicidade prevista para esta fase, de modo a não sobrecarregar os avaliadores que têm colaborado com a revista.            Outra tarefa importante, agora que já temos a revista sendo publicada em seu novo formato, é buscar um esforço de divulgação por meio da indexação da REnBio em novas bases catalográficas para ampliar o alcance da revista. Da mesma forma, serão necessárias ações de divulgação no sentido de tornar a revista mais presente na escola, aproveitando a facilidade de acesso que o sistema permite.            Esperamos que esta nova fase possa ampliar a participação dos associados da SBEnBio na construção de nossa revista, para que a REnBio possa cada vez mais ser vista pela comunidade como um veículo de diálogo e de expressão dos ideais da Associação Brasileira de Ensino de Biologia. Boa leitura e saudações sbenbianas,                                   José Artur B. FernandesEditor Para ficha catalográfica e expediente clique em texto completo PDF
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Os artigos aqui reunidos são provenientes de seis estados brasileiros, reforçando o caráter nacional de nossa Associação, contando com quatro relatos de pesquisa, três relatos de experiência e um ensaio - o que nos parece indicar que o movimento em direção à livre submissão de artigos está mantendo a identidade da REnBio no sentido de possibilitar a divulgação de pesquisas na área e, ao mesmo tempo, manter o espaço de diálogo com as escolas de Educação Básica.           A transição que estamos realizando, tanto no sentido de estabelecer os procedimentos de fluxo contínuo de submissões como no sentido de abrigar a revista no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), não tem sido um caminho fácil, muito embora seja muito rico e nos esteja legando um acúmulo de reflexões e conhecimentos inestimáveis.           Os critérios de avaliação que utilizamos foram construídos em um processo coletivo e cuidadoso, balizado pelos objetivos de manter a qualidade dos textos publicados, manter a revista como um dos espaços de construção da identidade do campo acadêmico do Ensino de Biologia, manter a interlocução com a comunidade escolar da Educação Básica e manter a coerência com os valores da SBEnBio, objetivos que já caracterizavam a fase anterior da REnBio.          Ao mesmo tempo, reunimos um novo grupo de avaliadores em nossa Comissão Científica, aos quais somos profundamente gratos, dado o grande aumento do número de avaliações necessárias para dar conta do novo projeto da revista, tarefa ainda mais exaustiva nos tempos atuais de sobrecarga de trabalho docente tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.           Paralelamente, e não menos importante, desenvolvemos nesse período toda a estrutura técnica de hospedagem da revista no sistema eletrônico, o que incluiu a definição e alimentação do sistema com todas as informações necessárias ao funcionamento do processo editorial – desde a configuração da revista, o cadastramento dos avaliadores e a elaboração dos instrumentos de comunicação, até a resolução de questões técnicas relativas ao funcionamento, hospedagem e manutenção do sistema.            Enfim, foi um longo caminho até aqui e ao mesmo tempo em que estamos muito felizes com a publicação deste número já estamos olhando para os próximos desafios que nos aguardam. A partir do fluxo já estabelecido, será necessário ampliar o corpo de avaliadores para possibilitar a manutenção da periodicidade prevista para esta fase, de modo a não sobrecarregar os avaliadores que têm colaborado com a revista.            Outra tarefa importante, agora que já temos a revista sendo publicada em seu novo formato, é buscar um esforço de divulgação por meio da indexação da REnBio em novas bases catalográficas para ampliar o alcance da revista. Da mesma forma, serão necessárias ações de divulgação no sentido de tornar a revista mais presente na escola, aproveitando a facilidade de acesso que o sistema permite.            Esperamos que esta nova fase possa ampliar a participação dos associados da SBEnBio na construção de nossa revista, para que a REnBio possa cada vez mais ser vista pela comunidade como um veículo de diálogo e de expressão dos ideais da Associação Brasileira de Ensino de Biologia. Boa leitura e saudações sbenbianas,                                   José Artur B. 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