Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Rilavia Almeida de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins,André Ferrer Pinto, Silva,Ana Paula Bispo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200701
Resumo: Resumo No ensino de ciências, os relatos acerca de contribuições de personagens importantes da história da física são, por vezes, simplistas, focando apenas em experimentos ditos cruciais ou descobertas pontuais, sem levar em consideração aspectos do contexto em que o pesquisador estava imerso. Esse é o caso da figura de Thomas Young que, em relação à teoria ondulatória da luz, costuma ser associado ao experimento de dupla fenda, na maioria das vezes. Neste trabalho, propomos apresentar, de maneira detalhada, a contribuição dada por Thomas Young para o desenvolvimento da teoria ondulatória da luz dentro do contexto geral da época, com ênfase nos aspectos conceituais e epistemológicos, visando contribuir para a discussão de aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino de ciências.
id SBF-1_0fb3270b7befadac40da2e424fca7c12
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000200701
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicosNatureza da CiênciaThomas YoungHistória e Filosofia da CiênciaResumo No ensino de ciências, os relatos acerca de contribuições de personagens importantes da história da física são, por vezes, simplistas, focando apenas em experimentos ditos cruciais ou descobertas pontuais, sem levar em consideração aspectos do contexto em que o pesquisador estava imerso. Esse é o caso da figura de Thomas Young que, em relação à teoria ondulatória da luz, costuma ser associado ao experimento de dupla fenda, na maioria das vezes. Neste trabalho, propomos apresentar, de maneira detalhada, a contribuição dada por Thomas Young para o desenvolvimento da teoria ondulatória da luz dentro do contexto geral da época, com ênfase nos aspectos conceituais e epistemológicos, visando contribuir para a discussão de aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino de ciências.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200701Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.2 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0141info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Rilavia Almeida deMartins,André Ferrer PintoSilva,Ana Paula Bispo dapor2018-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000200701Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-10-16T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos
title Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos
spellingShingle Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos
Oliveira,Rilavia Almeida de
Natureza da Ciência
Thomas Young
História e Filosofia da Ciência
title_short Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos
title_full Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos
title_fullStr Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos
title_full_unstemmed Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos
title_sort Thomas Young e a teoria ondulatória da luz no início do século XIX: aspectos conceituais e epistemológicos
author Oliveira,Rilavia Almeida de
author_facet Oliveira,Rilavia Almeida de
Martins,André Ferrer Pinto
Silva,Ana Paula Bispo da
author_role author
author2 Martins,André Ferrer Pinto
Silva,Ana Paula Bispo da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Rilavia Almeida de
Martins,André Ferrer Pinto
Silva,Ana Paula Bispo da
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da Ciência
Thomas Young
História e Filosofia da Ciência
topic Natureza da Ciência
Thomas Young
História e Filosofia da Ciência
description Resumo No ensino de ciências, os relatos acerca de contribuições de personagens importantes da história da física são, por vezes, simplistas, focando apenas em experimentos ditos cruciais ou descobertas pontuais, sem levar em consideração aspectos do contexto em que o pesquisador estava imerso. Esse é o caso da figura de Thomas Young que, em relação à teoria ondulatória da luz, costuma ser associado ao experimento de dupla fenda, na maioria das vezes. Neste trabalho, propomos apresentar, de maneira detalhada, a contribuição dada por Thomas Young para o desenvolvimento da teoria ondulatória da luz dentro do contexto geral da época, com ênfase nos aspectos conceituais e epistemológicos, visando contribuir para a discussão de aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino de ciências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200701
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2018-0141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.2 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424020697088