Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges,Cristiene Chaves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dickman,Adriana Gomes, Vertchenko,Lev
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200605
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta de ensino sobre conversão de energia, por meio da análise do funcionamento de um sistema constituído por uma roda de bicicleta acoplada à um alternador e farol, acionado por um motor. Este experimento proporciona uma oportunidade para discutir conversões de energia, explicitando os tipos de energia envolvidos no processo, a necessidade de alimentação do sistema e a eficiência no aproveitamento da energia. A proposta foi aplicada a uma turma do ensino médio, em que os alunos participaram de uma aula expositiva sobre energia juntamente com a demonstração do experimento. A análise dos dados coletados, por meio de questionários pré- e pós-teste, mostra que houve uma melhora no entendimento dos alunos em relação aos processos de conversão e dissipação de energia.
id SBF-1_136789bba82dc4ee0a4cf2585b2a4156
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172018000200605
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpadaEnsino de físicaEnergiaExperimentaçãoEnsino médioNeste trabalho é apresentada uma proposta de ensino sobre conversão de energia, por meio da análise do funcionamento de um sistema constituído por uma roda de bicicleta acoplada à um alternador e farol, acionado por um motor. Este experimento proporciona uma oportunidade para discutir conversões de energia, explicitando os tipos de energia envolvidos no processo, a necessidade de alimentação do sistema e a eficiência no aproveitamento da energia. A proposta foi aplicada a uma turma do ensino médio, em que os alunos participaram de uma aula expositiva sobre energia juntamente com a demonstração do experimento. A análise dos dados coletados, por meio de questionários pré- e pós-teste, mostra que houve uma melhora no entendimento dos alunos em relação aos processos de conversão e dissipação de energia.Sociedade Brasileira de Física2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200605Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.2 2018reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0215info:eu-repo/semantics/openAccessBorges,Cristiene ChavesDickman,Adriana GomesVertchenko,Levpor2017-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172018000200605Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-11-21T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
title Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
spellingShingle Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
Borges,Cristiene Chaves
Ensino de física
Energia
Experimentação
Ensino médio
title_short Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
title_full Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
title_fullStr Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
title_full_unstemmed Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
title_sort Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
author Borges,Cristiene Chaves
author_facet Borges,Cristiene Chaves
Dickman,Adriana Gomes
Vertchenko,Lev
author_role author
author2 Dickman,Adriana Gomes
Vertchenko,Lev
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges,Cristiene Chaves
Dickman,Adriana Gomes
Vertchenko,Lev
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Energia
Experimentação
Ensino médio
topic Ensino de física
Energia
Experimentação
Ensino médio
description Neste trabalho é apresentada uma proposta de ensino sobre conversão de energia, por meio da análise do funcionamento de um sistema constituído por uma roda de bicicleta acoplada à um alternador e farol, acionado por um motor. Este experimento proporciona uma oportunidade para discutir conversões de energia, explicitando os tipos de energia envolvidos no processo, a necessidade de alimentação do sistema e a eficiência no aproveitamento da energia. A proposta foi aplicada a uma turma do ensino médio, em que os alunos participaram de uma aula expositiva sobre energia juntamente com a demonstração do experimento. A análise dos dados coletados, por meio de questionários pré- e pós-teste, mostra que houve uma melhora no entendimento dos alunos em relação aos processos de conversão e dissipação de energia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200605
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2017-0215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.2 2018
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423605460992