Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200605 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentada uma proposta de ensino sobre conversão de energia, por meio da análise do funcionamento de um sistema constituído por uma roda de bicicleta acoplada à um alternador e farol, acionado por um motor. Este experimento proporciona uma oportunidade para discutir conversões de energia, explicitando os tipos de energia envolvidos no processo, a necessidade de alimentação do sistema e a eficiência no aproveitamento da energia. A proposta foi aplicada a uma turma do ensino médio, em que os alunos participaram de uma aula expositiva sobre energia juntamente com a demonstração do experimento. A análise dos dados coletados, por meio de questionários pré- e pós-teste, mostra que houve uma melhora no entendimento dos alunos em relação aos processos de conversão e dissipação de energia. |
id |
SBF-1_136789bba82dc4ee0a4cf2585b2a4156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172018000200605 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpadaEnsino de físicaEnergiaExperimentaçãoEnsino médioNeste trabalho é apresentada uma proposta de ensino sobre conversão de energia, por meio da análise do funcionamento de um sistema constituído por uma roda de bicicleta acoplada à um alternador e farol, acionado por um motor. Este experimento proporciona uma oportunidade para discutir conversões de energia, explicitando os tipos de energia envolvidos no processo, a necessidade de alimentação do sistema e a eficiência no aproveitamento da energia. A proposta foi aplicada a uma turma do ensino médio, em que os alunos participaram de uma aula expositiva sobre energia juntamente com a demonstração do experimento. A análise dos dados coletados, por meio de questionários pré- e pós-teste, mostra que houve uma melhora no entendimento dos alunos em relação aos processos de conversão e dissipação de energia.Sociedade Brasileira de Física2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200605Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.2 2018reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0215info:eu-repo/semantics/openAccessBorges,Cristiene ChavesDickman,Adriana GomesVertchenko,Levpor2017-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172018000200605Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-11-21T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada |
title |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada |
spellingShingle |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada Borges,Cristiene Chaves Ensino de física Energia Experimentação Ensino médio |
title_short |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada |
title_full |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada |
title_fullStr |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada |
title_full_unstemmed |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada |
title_sort |
Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada |
author |
Borges,Cristiene Chaves |
author_facet |
Borges,Cristiene Chaves Dickman,Adriana Gomes Vertchenko,Lev |
author_role |
author |
author2 |
Dickman,Adriana Gomes Vertchenko,Lev |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges,Cristiene Chaves Dickman,Adriana Gomes Vertchenko,Lev |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Energia Experimentação Ensino médio |
topic |
Ensino de física Energia Experimentação Ensino médio |
description |
Neste trabalho é apresentada uma proposta de ensino sobre conversão de energia, por meio da análise do funcionamento de um sistema constituído por uma roda de bicicleta acoplada à um alternador e farol, acionado por um motor. Este experimento proporciona uma oportunidade para discutir conversões de energia, explicitando os tipos de energia envolvidos no processo, a necessidade de alimentação do sistema e a eficiência no aproveitamento da energia. A proposta foi aplicada a uma turma do ensino médio, em que os alunos participaram de uma aula expositiva sobre energia juntamente com a demonstração do experimento. A análise dos dados coletados, por meio de questionários pré- e pós-teste, mostra que houve uma melhora no entendimento dos alunos em relação aos processos de conversão e dissipação de energia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200605 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2017-0215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.2 2018 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423605460992 |