Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorsch,Gláuber Carvalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guio,Thaisa Carneiro da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100719
Resumo: O presente trabalho é o primeiro de uma série de artigos cuja proposta principal é apresentar uma nova sequência didática para o ensino de Física de Partículas no ensino médio. Propomos uma discussão sistematizada dessa temática, englobando não só a compreensão de seus conceitos-chave, mas também da própria natureza da Ciência, dos fatores que circundam sua prática e sua relação com tecnologia, sociedade e meio-ambiente, em uma perspectiva voltada à alfabetização científica. Neste trabalho apresentamos a primeira parte dessa sequência didática, com foco na teoria quântica do eletromagnetismo: a Eletrodinâmica Quântica. Analisamos as potencialidades do material aqui proposto, aliado a uma postura dialógica docente, avaliando a presença de indicadores de alfabetização científica e de engajamento dos estudantes ao longo de intervenções aplicadas em uma escola pública estadual em tempo integral do Espírito Santo.
id SBF-1_13dc3000b7ecd2b0473a2840b3e374ef
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000100719
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica QuânticaFísica de partículasensino médioalfabetização científicaengajamentoO presente trabalho é o primeiro de uma série de artigos cuja proposta principal é apresentar uma nova sequência didática para o ensino de Física de Partículas no ensino médio. Propomos uma discussão sistematizada dessa temática, englobando não só a compreensão de seus conceitos-chave, mas também da própria natureza da Ciência, dos fatores que circundam sua prática e sua relação com tecnologia, sociedade e meio-ambiente, em uma perspectiva voltada à alfabetização científica. Neste trabalho apresentamos a primeira parte dessa sequência didática, com foco na teoria quântica do eletromagnetismo: a Eletrodinâmica Quântica. Analisamos as potencialidades do material aqui proposto, aliado a uma postura dialógica docente, avaliando a presença de indicadores de alfabetização científica e de engajamento dos estudantes ao longo de intervenções aplicadas em uma escola pública estadual em tempo integral do Espírito Santo.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100719Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0083info:eu-repo/semantics/openAccessDorsch,Gláuber CarvalhoGuio,Thaisa Carneiro da Cunhapor2022-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100719Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-01-19T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica
title Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica
spellingShingle Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica
Dorsch,Gláuber Carvalho
Física de partículas
ensino médio
alfabetização científica
engajamento
title_short Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica
title_full Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica
title_fullStr Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica
title_full_unstemmed Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica
title_sort Física de Partículas no ensino médio Parte I: Eletrodinâmica Quântica
author Dorsch,Gláuber Carvalho
author_facet Dorsch,Gláuber Carvalho
Guio,Thaisa Carneiro da Cunha
author_role author
author2 Guio,Thaisa Carneiro da Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorsch,Gláuber Carvalho
Guio,Thaisa Carneiro da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Física de partículas
ensino médio
alfabetização científica
engajamento
topic Física de partículas
ensino médio
alfabetização científica
engajamento
description O presente trabalho é o primeiro de uma série de artigos cuja proposta principal é apresentar uma nova sequência didática para o ensino de Física de Partículas no ensino médio. Propomos uma discussão sistematizada dessa temática, englobando não só a compreensão de seus conceitos-chave, mas também da própria natureza da Ciência, dos fatores que circundam sua prática e sua relação com tecnologia, sociedade e meio-ambiente, em uma perspectiva voltada à alfabetização científica. Neste trabalho apresentamos a primeira parte dessa sequência didática, com foco na teoria quântica do eletromagnetismo: a Eletrodinâmica Quântica. Analisamos as potencialidades do material aqui proposto, aliado a uma postura dialógica docente, avaliando a presença de indicadores de alfabetização científica e de engajamento dos estudantes ao longo de intervenções aplicadas em uma escola pública estadual em tempo integral do Espírito Santo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100719
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2021-0083
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425594609664