Efeito Doppler com tablet e smartphone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,A.C.P.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Auler,L.T.S., Huguenin,J.A.O., Balthazar,W.F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000300604
Resumo: Um importante fenômeno físico, com várias aplicações tecnológicas, é o conhecido efeito Doppler. Face a sua importância, esse é um tema comum em praticamente todos os livros de ensino médio e superior. Não obstante, é um tema de difícil abordagem experimental, principalmente em escolas que não possuem um laboratório didático bem equipado. Neste trabalho, apresentamos um experimento didático, que permita a medida da frequência Doppler para ondas sonoras. Para tal, utilizamos como recursos didáticos aparelhos que fazem parte do cotidiano dos alunos, a saber, tablets, smartphones e softwares livres. Acreditamos que a utilização destes aparelhos torna a proposta de ”baixo custo”e acessível a grande parte das escolas brasileiras.
id SBF-1_255ae86325b0774e19775b7945b46817
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172016000300604
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Efeito Doppler com tablet e smartphoneEfeito Dopplerexperimento de baixo custotablets e smartphonesUm importante fenômeno físico, com várias aplicações tecnológicas, é o conhecido efeito Doppler. Face a sua importância, esse é um tema comum em praticamente todos os livros de ensino médio e superior. Não obstante, é um tema de difícil abordagem experimental, principalmente em escolas que não possuem um laboratório didático bem equipado. Neste trabalho, apresentamos um experimento didático, que permita a medida da frequência Doppler para ondas sonoras. Para tal, utilizamos como recursos didáticos aparelhos que fazem parte do cotidiano dos alunos, a saber, tablets, smartphones e softwares livres. Acreditamos que a utilização destes aparelhos torna a proposta de ”baixo custo”e acessível a grande parte das escolas brasileiras.Sociedade Brasileira de Física2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000300604Revista Brasileira de Ensino de Física v.38 n.3 2016reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0006info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,A.C.P.Auler,L.T.S.Huguenin,J.A.O.Balthazar,W.F.por2016-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172016000300604Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2016-06-02T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito Doppler com tablet e smartphone
title Efeito Doppler com tablet e smartphone
spellingShingle Efeito Doppler com tablet e smartphone
Fernandes,A.C.P.
Efeito Doppler
experimento de baixo custo
tablets e smartphones
title_short Efeito Doppler com tablet e smartphone
title_full Efeito Doppler com tablet e smartphone
title_fullStr Efeito Doppler com tablet e smartphone
title_full_unstemmed Efeito Doppler com tablet e smartphone
title_sort Efeito Doppler com tablet e smartphone
author Fernandes,A.C.P.
author_facet Fernandes,A.C.P.
Auler,L.T.S.
Huguenin,J.A.O.
Balthazar,W.F.
author_role author
author2 Auler,L.T.S.
Huguenin,J.A.O.
Balthazar,W.F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,A.C.P.
Auler,L.T.S.
Huguenin,J.A.O.
Balthazar,W.F.
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito Doppler
experimento de baixo custo
tablets e smartphones
topic Efeito Doppler
experimento de baixo custo
tablets e smartphones
description Um importante fenômeno físico, com várias aplicações tecnológicas, é o conhecido efeito Doppler. Face a sua importância, esse é um tema comum em praticamente todos os livros de ensino médio e superior. Não obstante, é um tema de difícil abordagem experimental, principalmente em escolas que não possuem um laboratório didático bem equipado. Neste trabalho, apresentamos um experimento didático, que permita a medida da frequência Doppler para ondas sonoras. Para tal, utilizamos como recursos didáticos aparelhos que fazem parte do cotidiano dos alunos, a saber, tablets, smartphones e softwares livres. Acreditamos que a utilização destes aparelhos torna a proposta de ”baixo custo”e acessível a grande parte das escolas brasileiras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000300604
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000300604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.38 n.3 2016
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122422905012224